Os vereadores se reuniram nesta terça-feira, 2 de julho, para discussão e votações de projetos na 22ª Sessão Ordinária.
No período da manhã aconteceu o Expediente com as leituras dos documentos e ofícios, além de uso da Tribuna tanto pelos munícipes inscritos previamente e os próprios parlamentares, a partir das 9h. No período da tarde a partir das 14h, foram debatidas propostas analisadas nas Comissões.
O prédio da Casa de Leis está em reformas e as sessões oficiais do Legislativo continuam sendo realizadas no Auditório do Uni-Facef com entrada pela Avenida Ismael Alonso e Alonso, 2400, Bairro São José.
Foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 12/2024 de autoria do prefeito Alexandre Ferreira que altera a lei Complementar nº 9, de 26 de novembro de 1996 (Código do Meio Ambiente do Município de Franca), como também a Lei nº 4.850, de 03 de junho de 1997, e a Lei nº 6.680, de 09 de outubro de 2006, e dá outras providências. (MSG 024-2024).
Trata-se de alterações e adequações do Código de Meio Ambiente. O tema inclusive foi debatido em Audiência Pública realizada em 21 de junho no Auditório do Uni-Facef.
As principais alterações são referentes a Lei Complementar 9/1996 sobre Código de Meio Ambiente, a Lei Ordinária 4.850/1997 que disciplina corte, a poda e cria critérios de arborização para vegetação de porte arbóreo no Município de Franca e dá outras providências e a Lei 6.680/2006 que cria no Município de Franca a sigla CONDEMA, o Conselho Municipal de Defesa de Meio Ambiente.
Ainda estão previstas na proposta alterações sobre a aplicação de multas, atribuições do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, criação de JARI AMBIENTAL e outros pontos. Veja na íntegra os pontos que serão alterados e que foram debatidos em Audiência Pública (CLIQUE AQUI)
Câmara presta homenagem e eterniza nome de Jersey Scarabucci Teixeira
Foi aprovado o Projeto de Lei 100/2023 que denomina Jersey Scarabucci Teixeira a Rua 10, do Vila Toscana e dá outras providências.
Biografia
Nascido em 17 de maio de 1920, na cidade de Franca, Jersey Scarabucci Teixeira, viveu quase um século.
Faleceu em 4 de novembro de 2017. Nestes 97 anos vividos, Jersey Teixeira, foi definitivamente um filho de Franca.
Estudante do Colégio Champagnat na infância, formou-se posteriormente em contabilidade no instituto Ateneu de ensino. Mas Jersey Teixeira quase sempre foi conhecido apenas com o Sr. Teixeira do FOGOS TEIXEIRA.
Jersey, foi o terceiro filho de José Victório Teixeira e Domingas Scarabucci Teixeira, teve mais 6 irmãos: Clóvis Scarabucci Teixeira, Dalila Teixeira, Edward Scarabucci Teixeira, Wilson Scarabucci Teixeira, José Vitório Teixeira Junior e Neiva Teixeira.
A lembrança do Sr. Teixeira com o FOGOS TEIXEIRA, não é por acaso. Jersey foi o filho que herdou com maior apego a tradição de seus antepassados pelos fogos de artifício. Foi filho e neto de pirotécnicos (seu avô Ângelo Scarabucci foi figura importante na história de Franca).
Jersey, ainda nos anos 40, ajudou seu pai a comprar uma grande área mais afastada do centro da cidade para aumentar sua fábrica de fogos, que ficava naquela época próximo onde hoje se encontra a escola HOMERO ALVES.
Foi então que a fábrica de FOGOS TEIXEIRA foi transferida para a chácara Santo Antônio, uma grande área que se estendia da Av. Presidente Vargas (próximo a escola João Marciano) até um grande brejo próximo ao córrego dos Bagres.
Durante mais de 30 anos a fábrica funcionou a pleno vapor, empregando grande número de funcionários, tornando Franca um grande polo produtor de fogos de artifícios para várias regiões do Brasil; neste período o Sr.
Jersey Teixeira foi o principal líder da empresa. Com o crescimento da cidade e com a aproximação da mancha urbana para a região da Cidade Nova, a fábrica foi extinta em meados da década de 70. Nesta época, a área onde antes era a indústria foi loteada e iniciava-se ali um novo bairro da cidade: a VILA TEIXEIRA.
No bairro foi cedido 3 grandes áreas para a prefeitura para espaços públicos, onde hoje encontra-se a ESCOLA SENAC, a praça JOSÉ VICTÓRIO TEIXEIRA (nome do fundador do bairro e pai do Sr. Jersey Teixeira) e outra grande área próximo a Av. Hélio Palermo.
Mesmo após o fechamento da fábrica o Sr. Jersey Teixeira manteve acesa sua paixão pelos fogos de artificio, vivendo praticamente todos os dias dentro de sua tradicional loja de FOGOS na rua Álvaro Abranches.
Em todos esses anos o Sr. Jersey Scarabucci Teixeira sempre proporcionou alegria aos francanos. Em grandes momentos da A. A. FRANCANA era o Sr. Teixeira que soltava as baterias de FOGOS antes dos jogos no LANCHÃO, durante as diversas festas juninas pela cidade, comemorações esportivas do basquete, comícios e festas religiosas pela cidade, como o HALLEL, era sempre possível ver os fogos do SR. TEIXEIRA. Ele também já soltou seus fogos até na torre da nossa CATEDRAL, com belíssimas cascatas, em festas de nossa padroeira.
Mas talvez a passagem mais emblemática do Sr. Teixeira como profissional dos fogos de artifício em nossa cidade aconteceu ao longo de mais de 60 anos nas CAVALHADAS DA FRANCA, como personagem de bastidor mais importante da festa. Era ele o responsável pela grande explosão e queima do castelo vermelho dos MOUROS, que representa a vitória do exército CRISTÃO, nesta grande festa do FOLCLORE FRANCANO.
A participação do Sr. Teixeira na festa das cavalhadas foi tão marcante que ele logrou do CLUBE DAS CAVALHADAS, placa de honra ao mérito e menção no documentário "CAVALHADAS DA FRANCA – RUMO AOS 200 ANOS".
Sr. Jersey Scarabucci Teixeira, católico praticante, também foi devoto de Santa Rita e Santo Antônio e grande benemérito da paróquia Santo Antônio e um dos paroquianos que ajudou no lançamento da pedra fundamental da igreja Santa Mônica. Além disto, ajudou, anonimamente, muitas pessoas e instituições.
Sempre atencioso com todos, Sr. Teixeira fazia questão de atender seus clientes, mesmo já com avançada idade, com mais de 90 anos, ainda frequentava todos os dias o seu comércio.
Esposo de Odete das Graças A. Teixeira, formou com ela uma bela família. Pai de Carla Teixeira, Carlos Teixeira e Caroline Teixeira, seus filhos sempre o ajudaram no atendimento da loja e nos grandes momentos de vendas como as festas juninas e o réveillon. Era sempre possível ver toda a família unida ao redor do Sr. Teixeira.
Embora, tenha passado o amor pelos fogos aos seus filhos, todos estudaram e se formaram, Carlos é médico oncologista em São Paulo em um grande hospital, Carla Teixeira é advogada e historiadora e Caroline Teixeira formou-se enfermeira. Sr. Jersey Teixeira deixou 5 netas, as quais ele chegou a conhecer e celebrar, pois sempre foi amigo das crianças.
A loja de FOGOS TEIXEIRA, funcionou até o ano passado, 5 anos após a morte do Sr. Teixeira; gerenciada pela sua filha mais velha Carla, a loja foi fechada por decisão conjunta de seus herdeiros, com grande pesar, mas com grande amor a história, tradição e memória do Sr. Jersey Scarabucci Teixeira.
Sr. Jersey ainda é lembrado por muitos, mas de fato toda sua história merece uma reverência para ser sempre lembrado em alguma rua de nossa cidade.
Nosso grande escritor Luiz Cruz de Oliveira, professor e membro daacademia francana de letras, deixou sua poética impressão do Sr. Teixeira em uma
coluna no JORNAL COMÉRCIO DA FRANCA, em 13 de novembro de 2010, intitulada BUSCAPE E TRAQUE, assim ele escreveu:
"O homem faz os relatos, precisando nomes, precisando datas. Angelo Scarabucci instalou a fábrica de fogos de artificio aqui em Franca, em 1901. Ficava em propriedade agrícola hoje delimitada pelas ruas Padre Anchieta, Floriano Peixoto, Saldanha Marinho, Nuno Alberto...
O progresso requereu despejo, as instalações foram morar lá na outra banda do córrego do Cubatão, nas proximidades de onde hoje se encontra a Unimed. Posteriormente, houve nova mudança, desta vez lá para o alto da Santa Cruz, perto de onde hoje existe a Escola
Scarabucci. Meu pai era genro do Angelo Scarabucci. O nome dele? Chamava José Victório Teixeira.
Em 1937, José Victório, que trabalhava para a sogro, resolveu montar sua própria fábrica de foguete, de buscapé, de traque, de bombinha. Então, a fábrica FOGOS TEIXEIRA, cresceu lá na Fazenda Candeias, local depois apelidado de Chácara Santo Antônio, e hoje, VILA TEIXEIRA.
- Quantos anos eu tenho? Noventa anos e seis meses.
E Jersey Scarabucci Teixeira, sem necessidade de menor esforço, desfia lembranças. Revela seu orgulho de haver estudado no Ateneu Francano, de propriedade de Augusto Marques.
- Ninguém fez mais por Franca do que ele. E ninguém fala isso. Formado contabilista, trabalhou sempre na fábrica, ao lado do pai, até o falecimento deste ocorrido em 1975.
- Ai a fábrica fechou.
Desde então, na mesma Vila Teixeira, Jersey opera no comércio de fogos de artificio. Compra e venda.
Consultório de oftalmologista nos aproximou. Trocamos informes, comentamos experiências. Estou convicto de que, depois dos anos de tratamento, fiquei mais pobre e enxergo menos. O amigo não ficou mais pobre, mas foi aconselhado a não dirigir carro. Certamente por não enxergar o semáforo.
Uma coisa, porém, é certa: Jersey enxerga o passado como se ele fosse iluminado permanentemente pelo sol do meio dia.’’
Vereadores
O autor da homenagem vereador Daniel Bassi (PSD) comentou ‘a gente pôde ver pela biografia o quanto o senhor Jersey representou e representa para Franca. Quase um século de vida e que bom que ele pode estar em Franca para essa bela história que ajudou na construção da cidade’
‘Então, quero agradecer a família pelo privilégio de dar essa homenagem para essa pessoa tão emblemática e querida’ concluiu.
O presidente da Câmara vereador Della Motta (Podemos) parabenizou o autor da homenagem, agradeceu a presença dos familiares e destacou ‘me recordo muito bem dele, passava com a viatura e estacionava para cumprimenta-lo, sempre uma boa conversa, um bom papo. Então, parabéns, é uma lenda da nossa cidade que agora está eternizado’
Vereadores debatem sobre condições precárias do prédio do Champagnat e cobram ampliação do monitoramento
Também foi aprovado o Requerimento 367/2024 de autoria do vereador Luiz Amaral (Republicanos) solicitando informações ao Poder Executivo Municipal acerca de quais medidas e ações já foram planejadas e implementadas pelo Executivo para as comemorações dos 200 anos de Franca.
O legislador comentou ‘sabemos que em 28 de novembro é comemorado o aniversário de Franca e quero saber pelo requerimento o que está sendo implementado, a respeito de publicidade e o slogan’
‘Até mesmo para os comerciantes se prepararem para esse dia e assim termos retorno financeiro, econômico e até as pessoas terem oportunidade no trabalho informal de fazerem os seus ganhos’ concluiu.
O vereador Zezinho Cabeleireiro (PSD) parabenizou o autor do requerimento e enfatizou ‘isso é muito importante, fazer a divulgação para movimentar o comércio da cidade’
O presidente da Câmara vereador Della Motta (Podemos) pontuou ‘eu também acredito que já deveria ter uma agenda de eventos que vão acontecer na cidade. É o mínimo! Para todo mundo se preparar! Não se faz 200 anos duas vezes! É um ano histórico para Franca, para o desenvolvimento da cidade. Acho que deveria estar em pauta uma agenda e talvez até necessária uma Audiência talvez para sabermos em que podemos completar’
O vereador Marcelo Tidy (MDB) disse ‘é uma oportunidade única depois de um momento difícil que a cidade viveu em função da pandemia, então, a gente espera que o Poder Executivo tenha um planejamento’
De autoria do vereador Gilson Pelizaro (PT) aprovados quatro Requerimentos sendo o Requerimento 368/2024 solictando informações a respeito do Observatório Municipal de Astronomia.
Ainda o Requerimento 369/2024 pedindo informações a respeito do Museu Interativo de Ciências de Franca. Também do parlamentar o Requerimento 370/2024 questionando a Prefeitura informações a respeito do Colégio Champagnat.
O autor comentou ‘estive no Champagnat e pude ver o que está interditado e o que está funcionando. Uma das coisas que está em funcionamento é Observatório Astronômico e precisa de um cuidado afinal de contas aquilo foi conquistado na época do governo do ex-prefeito Gilmar Dominicci através de uma parceria com instituto VITA que trouxe o telescópio, uma peça importante e que já não atende mais as necessidades. Ele funciona, os alunos vão para acompanhar, utilizar, mas precisa de adequações’
‘Pedi informações de quanto custa um novo telescópio, quais as intervenções que precisam ser feitas, o prédio precisa de adequações e já aproveitei e visitei o Museu Interativo de Ciências. E nos dias de hoje o que se justifica não ter internet? Não tem cabimento! Não dá para aceitar!’ cobrou.
‘Na semana passada fiquei irritado e já até conversei com pessoal, me informaram que tem licitação pronta para cuidar dos reparos no Champagnat para que coisa pior não aconteça! Então, não é a revitalização, é manter a estrutura de pé e a ideia é essa, já tem uma empresa vencedora e parece que está em fase de homologação’ concluiu.
O vereador Ilton Ferreira (União) reforçou ‘estive recentemente no prédio do Colégio Champagnat e encontrei metade das salas vazias, rachaduras, as escadas fechadas intransitáveis, visitei também a Escola de Moda, a EMIM e a Escola de Ciências. Muito legal o projeto, mas não tem crianças, ninguém vai, o local é difícil acesso, não tem ônibus para transportar as crianças e na Escola da Moda para as pessoas de bairros é difícil para se deslocarem’
‘E nós pedimos ao prefeito R$ 1 milhão justamente para consertar algumas coisas porque sabíamos que para revitalização o valor é irrisório, mas pelo menos para manter as escadas funcionando porque os funcionários estão trabalhando com medo. Não foi aceito, mas deixo aqui que estamos preocupados com isso e queira Deus que essa reforma que vai fazer agora seja suficiente para não deixar cair’ concluiu.
O vereador Zezinho Cabeleireiro (PSD) comentou ‘também estive lá e fiz indicação e recebi informação de que a cozinha eles reformaram, então, a gente fica satisfeito quando a gente vai ao local e a indicação é atendida. Isso quer dizer atendeu o anseio das pessoas que trabalham lá’
E ainda de autoria do vereador Gilson Pelizaro foi aprovado o Requerimento 371/2024 solicitando informações a respeito da Alimentação Escolar do Município.
Já de autoria do vereador Marcelo Tidy (MDB) foi aprovado o Requerimento 372/2024 questionando a possibilidade de ampliação do sistema de vídeo monitoramento, com a instalação de novas câmeras na Avenida Brasil.
Tidy disse ‘é um projeto muito bem sucedido e onde tem as câmeras é certeza de serviço bem feito. A Guarda Municipal tem que parabenizar e vimos que a partir de 2021 recebeu alguns recursos, viaturas, drone e tem muitos lojistas pedindo a ampliação das câmeras que façam estudo e aumente para garantir segurança’
Pelizaro lembrou ‘hoje fiz duas indicações para instalar o monitoramento na praça em frente ao Centro Comunitário onde está para ser inaugurada a quadra porque naquela região tem ocorrido vários roubos de fios, nas áreas de lazer feitas com recursos da obra do Engenho Queimado tem campo de futebol gramado, várias quadras perto da Igreja Guadalupe e tudo no escuro! Foram roubados 2,8 mil metros de fios, então, aproveitando o requerimento do Tidy por que não aparelhar esses locais que constantemente são atacados? Roubaram até os fios da UBS da Vila São Sebastião e a alguma providencia tem que ser tomada’
O presidente da Câmara vereador Della Motta (Podemos) reforçou ‘a questão hoje é de inteligência, o monitoramento faz parte dessa questão, nós temos 57 câmeras, é o suficiente? Óbvio que não! Nós temos que brigar pela muralha, hoje é pontual, mas com monitoramento nas entradas e saídas da cidade ficaria muito mais fácil’
‘Temos que dobrar isso aí e também talvez pensar até instalação nas áreas de preservação. Segurança é pensar em todos os sentidos. Quando fomos ao Governo do Estado falamos com secretário e levamos várias demandas, entre elas, do 193, é necessário que retorne as unidades, é tempo de resposta!’ concluiu.
E ainda aprovado o Requerimento 373/2024 pedindo melhorias no campo de futebol localizado na Avenida Dr. Willian Azzuz, n.º 6150, na Vila Santa Terezinha.
Tidy comentou ‘é muito importante para os moradores Santa Terezinha e Bernardino Pucci, mas a grama é uma braquiária e quem joga futebol prefere seja rapadão do que do jeito que está. É impraticável! Quando se faz plantio de grama, se não tiver zelo e cuidado, é impossível a prática de futebol’
Vereadores apoiam desembargador do TJ em Ação de Inconstitucionalidade na privatização da Sabesp
De autoria dos vereadores Gilson Pelizaro (PT), Ronaldo Carvalho (PP) e Zezinho Cabeleireiro (PSD) foi aprovada a Moção de Apoio 1/2024 ao Desembargador Vianna Cotrim.
Trata-se sobre o processo de privatização da Sabesp e as ações feitas pela Frente Parlamentar da Casa de Leis francana. No texto os parlamentares argumentam ‘Entendemos como inconstitucional contrário aos interesses da sociedade, e açodado o processo de privatização da SABESP encaminhado pelo Estado de São Paulo. Franca manteve um Contrato de Programa firmado em 2007 que substituiu sucedeu o de Concessão de 1977 e que vigoraria até 2037. No entanto a Prefeitura, à revelia da Câmara substituiu o contrato por outro como prazo até 2060, cujas base legais, direitos e deveres, bem como o cronograma de investimentos, definindo o que, como, quando e quanto, são desconhecidos pela Casa e pela população’
‘O prefeito noticiou em vídeo que a cidade receberá 450 milhões em investimentos para obras de drenagem, mas não disse se são recursos fiscais do estado ou da Sabesp privada. Existem estudos que mostram que o valor de negócio da Sabesp de Franca passa da casa do bilhão de reais se forem usados os mesmos parâmetros que a Sabesp aplicou para ganhar a Concessão da cidade Olímpia ano passado’ acrescentam os vereadores.
‘Esta importante cláusula anti privatista não foi objeto de discussão quando houve a Audiência Pública em Franca e nem considerada pela Prefeitura ao assinar o novo contrato. Não licitou e nem enviou Projeto de Lei à Câmara para análise e deliberação do Plenário do novo contrato que delega a concessão para uma controladora privada até 2060. O novo contrato, desconhecido pela Câmara e pela população de Franca subtraí muitas das competências que o município tem quando se trata de concessão de serviços públicos de interesse local, caso do saneamento, entre elas a de licitar nos termos do artigo 175 da Constituição Federal. Acreditamos que a audiência pública no âmbito da referida ADI será um procedimento importante para resolver e disciplinar estas questões num debate democrático com a participação de diferentes setores da sociedade civil e fazer valer a titularidade do Município de Franca sobre os serviços públicos de Saneamento. Confiante na designação da audiência pública a ser promovida por esse E. Tribunal de Justiça, agradecemos, desde já, a atenção’ defendem os vereadores.
Vereadores
O vereador Gilson Pelizaro (PT) comentou ‘o Governo do Estado vem de forma galopante tratando a questão da Sabesp, tanto que já tem uma vencedora que chama Equatorial que vai adquirir 15% da Sabesp. Com isso, o Estado que era o acionista majoritário ele simplesmente diminuiu seu percentual e hoje os acionistas são as empresas privadas que tem agora 66,7% das ações da Sabesp’
‘Sabe quem é a tal da Equatorial? A única! Ninguém teve interesse de participar de uma licitação do tamanho da Sabesp? Que é uma princesa de empresa pública no patrimônio paulista! Dá lucro! Eu achei que iam vir várias empresas internacionais, pelo menos um rol de 20 interessadas, mas só teve uma! Concidentemente a presidente do conselho administrativo da Sabesp Carla Betolo, advinha onde ela trabalhava? Ela era funcionária da Equatorial!’ pontuou.
‘Não tem algo estranho nessa história? Então, muitas coisas, muitos atropelos estão acontecendo, porque o Governo quer de qualquer forma desafazer da Sabesp e ficar com um dinheiro razoável! Vai dar R$ 6,9 bilhões para o caixa paulista. E sabe onde essa Equatorial trabalhou com saneamento? No Amapá! Sabe quanto tempo eles trabalham com saneamento? Há dois anos! Vai tirar uma empresa com know how da Sabesp? Vamos pegar a Sabesp de Franca que tem know how internacional, capacitadíssimos seus funcionários, vai entregar nas mãos de uma empresa que nem experiência tem?’ questionou.
Pelizaro ainda reforçou ‘essa Moção é porque esse desembargador está entrando com pedido de Ação de Inconstitucionalidade na privatização da Sabesp, então, estamos no movimento do Estado e as Câmaras Municipais participarem é uma das maneiras de estar apoiando esse desembargador’
‘Foram criadas as Unidades Regional de Serviços de Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário Sudeste (Uraes) e dos 375 municípios que a Sabesp atua, 370 fazem parte da Uare-1 e é a que Franca faz parte. O objetivo de trabalhar em consorcio é muito bem vindo para captação de recursos, agora os municípios participarem em consórcio para vender um patrimônio que é responsabilidade do próprio município e tirar a autonomia do dono do contrato, isso não pode! É inconstitucional!’ explicou.
O legislador reforçou ‘quantas vezes nós discutimos que a Câmara tem que participar do processo, tem que autorizar se vai privatizar ou então atende a Lei 6866/2007 aprovada por esta Casa que autorizou 30 anos de exploração da Sabesp em Franca’
Por fim destacou as ações da Frente Parlamentar que trata sobre o assunto ‘a gente espera que o promotor faça com seu papel e obrigue o município trazer a discussão da privatização da Sabesp para esta Casa que tem responsabilidade e já votou processos semelhantes no passado’
O vereador Ronaldo Carvalho (PP) também comentou sobre o tema e solicitou a exibição de vídeo sobre a situação em Igarapava onde a Sabesp deixou de operar e os moradores reclamam da falta de abastecimento em vários bairros.
‘É a realidade nua e crua, e está aí o exemplo! Os funcionários que trabalhavam na Sabesp em Igarapava foram realocados, alguns estão em Franca há 15 dias e os problemas já começaram aparecer’ disse.
Ronaldo pontuou ‘a saneamento básico não é qualquer pessoa que faz, precisa de técnica, vou fazer 20 anos de Sabesp e mais cinco anos de empreiteira, são quase 30 anos aprendendo sobre saneamento básico. O corpo técnico que tem a Sabesp hoje e vai trocar tudo isso? O que é certo pelo duvidoso?’
‘A Frente Parlamentar não está parada! Nós temos nos reunido com várias lideranças e vai ter requerimento chave sobre essa questão das URAES e essa Moção de Apoio tem efeito dominó, vários municípios também vão entrando porque precisa de um debate muito mais amplo e aprofundado do que a Audiência que fez o Estado’ concluiu.
O vereador Zezinho Cabeleireiro (PSD) comentou ‘as vezes a gente anda pela rua, vê vazamentos tira foto e manda para Sabesp. Agora com essa empresa com quem a gente vai entrar em contato? Acontece igual com o 193 que foi embora, o 190, liga e eles perguntam onde é? Vai acontecer! É um descaso, a gente admira o trabalho do governador Tarcísio, mas nesse ponto não deveria ter mexido’
O vereador Donizete da Farmácia (MDB) disse ‘sou favorável a privatização de vários setores do nosso Estado e do nosso país, só que a Sabesp, não! Nós temos que avaliar o trabalho que faz aqui na nossa cidade, são muito prestativos, tem facilidade para as pessoas renegociarem dívidas, então, tem esse contato direto para facilitar para as pessoas religarem a sua água e os serviços são rápidos’
‘A privatização é importantíssima, mas não em todas as empresas. Não é porque estamos de um lado que vamos pensar igual, a privatização da Sabesp sou contrário’ concluiu.
O presidente da Câmara vereador Della Motta (Podemos) disse ‘existem serviços essenciais e vamos ficar reféns da má prestação de serviços pelo jeito como as coisas estão andando. Então, antigamente se tratava assuntos como essenciais, a água é essencial!’
‘Tem coisas que não podemos abandonar! Porque a terceirização envolve sempre a questão financeira, econômica! E a Sabesp tem a questão social, e vocês acham que quem está entrando no mercado vai olhar para o social? Vão visar lucro, empresas visam lucro!’ concluiu.
Câmara aplaude Franca Basquete pelo tricampeonato do NBB
Foi aprovada a Moção de Aplausos 40/2024 de autoria coletiva para o Franca Basquete pelo Tricampeonato no NBB.
Justificativa
A Câmara Municipal de Franca expressa sua mais sincera admiração e reconhecimento ao Franca Basquete pela conquista do tricampeonato no Novo Basquete Brasil (NBB). A equipe demonstrou excelência, determinação e espírito esportivo ao longo da temporada, alcançando um feito histórico para nossa cidade.
O tricampeonato no NBB não apenas consolida o Franca Basquete como uma potência no cenário esportivo nacional, mas também enche de orgulho os cidadãos francanos, que acompanham e apoiam fervorosamente a trajetória vitoriosa da equipe.
O empenho, a disciplina e o talento demonstrados pelos atletas, comissão técnica e dirigentes do Franca Basquete são fontes de inspiração para os jovens atletas locais e para toda a comunidade, reforçando a importância do esporte como ferramenta de superação, integração e desenvolvimento pessoal.
Portanto, é com imensa satisfação que esta moção de aplausos é concedida ao Franca Basquete, como forma de reconhecer e celebrar a conquista do tricampeonato no NBB. Que esta homenagem represente o apreço e admiração de toda a população francana por essa equipe excepcional. Parabéns ao Franca Basquete por mais essa conquista histórica!
Câmara parabeniza voluntários que atuam no Hospital do Câncer
Foi aprovada a Moção de Aplausos 41/2024 de autoria do vereador Marcelo Tidy (MDB) para todos os voluntários do Hospital do Câncer pelos serviços prestados de apoio aos pacientes oncológicos e seus familiares.
Justificativa
É com grande satisfação que reconhecemos o trabalho incansável dos voluntários do Hospital do Câncer. Esses indivíduos dedicam seu tempo e esforço para apoiar pacientes oncológicos e suas famílias durante o tratamento.
Seja oferecendo conforto emocional, auxiliando nas atividades diárias ou simplesmente estando presente, esses voluntários fazem uma diferença significativa na vida daqueles que enfrentam essa doença desafiadora.
A generosidade e o comprometimento desses voluntários merecem aplausos e congratulações. Eles são verdadeiros heróis silenciosos, cujo impacto vai além das palavras. Que continuem a inspirar a todos nós com seu altruísmo e compaixão.
Câmara aplaude e parabeniza Laticínios Jussara pelos 70 anos de história
Também do vereador Marcelo Tidy (MDB) foi aprovada a Moção de Aplausos 42/2024 à empresa de Laticínios Jussara em comemoração aos seus 70 anos de história.
Justificativa
É com grande satisfação e imenso respeito que apresentamos esta Moção de Aplausos à Empresa Laticínios Jussara, em comemoração aos seus 70 anos de história. Ao longo de sete décadas, a Laticínios Jussara se consolidou como um símbolo de qualidade, tradição e compromisso com a comunidade.
Desde sua fundação, em 1954, a empresa se dedica à produção de laticínios frescos e saborosos, utilizando os mais altos padrões de qualidade e tecnologia. Ao longo de sua trajetória, a Laticínios Jussara se destacou por sua responsabilidade social e ambiental.
A empresa investe em projetos que promovem o desenvolvimento sustentável da região, como a preservação de recursos naturais, o apoio à agricultura familiar e a geração de emprego e renda.A Laticínios Jussara também é reconhecida por seu compromisso com seus colaboradores. A empresa oferece um ambiente de trabalho seguro e saudável, além de investir na capacitação e no desenvolvimento profissional de seus funcionários.
Por tudo isso, e muito mais, apresentamos esta Moção de Aplausos à Empresa Laticínios Jussara, pelos seus 70 anos de história de sucesso e contribuição para o desenvolvimento da comunidade. Que a Laticínios Jussara continue prosperando e trilhando um caminho brilhante nos próximos anos, sempre com foco na qualidade, na tradição e no compromisso com a comunidade.
Vereadores
O vereador Marcelo Tidy (MDB) comentou ‘a dona Hilda Barbosa é a presidente a mais tempo a frente de uma empresa no Brasil. Uma mulher que rompeu todos os preconceitos e no evento dos 70 anos da Jussara ela relatou que no passado a ameaçavam porque não aceitavam que uma mulher estivesse a frente de um negócio’
‘E a Jussara só foi embora de Franca porque faltou políticas para tentar que ela permanecesse em Franca, quis o destino que fosse para uma cidade coirmã que é Patrocínio Paulista que acolheu tão bem essa empresa. É a sexta maior empresa de laticínios do Brasil, pensando em empresas genuinamente brasileira sem capital estrangeiro, é uma das maiores, fico feliz em propor essa honraria’ concluiu.
O presidente da Câmara vereador Della Motta (Podemos) disse ‘fico pensando na falta de habilidade de um político em deixar uma empresa dessa ir embora. Então, e por isso falo que o gestor público tem que responder por taxa de incompetência’
Câmara parabeniza trabalho feito por servidores do SASSOM
E de autoria da vereadora Lurdinha Granzotte (Republicanos) a Moção de Aplausos 43/2024 ao SASSOM pelo excelente serviço prestado aos usuários do poder público municipal.
Justificativa
A dedicação, profissionalismo e cuidado demonstrados em cada atendimento refletem o compromisso em oferecer um serviço de saúde de qualidade e humanizado. A eficiência, a atenção aos detalhes e a sensibilidade no trato com os usuários são aspectos que não passam despercebidos.
Saber que podemos contar com uma equipe tão competente e dedicada traz tranquilidade e confiança para todos os servidores que utilizam os serviços do SASSOM.
Em nome de todos os beneficiados por esse trabalho exemplar, expresso os mais sinceros parabéns e agradecimentos. Que continuem sendo referência em cuidado e excelência, contribuindo para o bem-estar e a saúde de cada servidor municipal.
Vereadores
A autora da homenagem Lurdinha Granzotte (Republicanos) disse ‘faço com muita alegria porque o pessoal do SASSOM além de atender muito bem os usuários, dão total apoio a família também, então, é um tipo de serviço que eles prestam de primeira qualidade’
‘Com muita alegria venho para homenagear esse pessoal porque lidar com enfermidade não é fácil, muitas vezes as pessoas chegam tristes, abatidas, desanimadas e nem saber para onde ir’ acrescentou.
‘E tem uma funcionária lá, gosto de todos, mas vou falar da Vânia Verzola que faz um trabalho inigualável. Além de trabalhar no SASSON, ela faz visitas aos hospitais para dar total apoio aos que estão internados, ali ela é psicóloga, assistente social, amiga, é uma pessoa totalmente diferenciada, então, deixo aqui meu abraço a todos do SASSOM’ concluiu.
Câmara aplaude Prefeitura por conquista de prêmio concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional
E por fim foi aprovada a Moção de Aplausos 44/2024 de autoria da vereadora Lurdinha Granzotte (Republicanos) em comemoração ao prêmio concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional à Prefeitura de Franca, em especial à Secretaria de Finanças, pela excelência na qualidade das informações contábeis e fiscais, destacando as boas práticas na gestão pública.
Justificativa
O prêmio concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional à Prefeitura Municipal de Franca, representada por seus servidores municipais é mais um reconhecimento do trabalho de toda a equipe, em especial dos servidores da Secretaria de Finanças.
Parabéns à Prefeitura pela melhor qualidade da informação contábil e fiscal do Brasil na categoria de municípios com mais de 100 mil habitantes. Franca se destaca como a cidade que mais evoluiu em transparência nas informações contábeis e fiscais, com excelentes práticas na gestão pública.
Isso tudo demonstra uma preocupação inquestionável no exercício do serviço público, sempre priorizando a transparência e a eficiência das atividades exercidas, com responsabilidade e comprometimento.
Vereadores
O vereador Carlinho Petrópolis (PL) comentou ‘parabenizar toda a equipe em nome da Raquel que a gente conhece há um bom tempo e sabe o trabalho que ela faz sempre com dedicação e sabemos que é o patrimônio e os recursos que temos’
Carlinho Petrópolis agradece por serviços feitos no Jardim Paineiras
O vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) em suas explicações pessoais ao final da 22ª Sessão Ordinária parabenizou o Secretário de Meio Ambiente Rui Engracia Garcia Caluz e toda a equipe.
‘São muitas coisas e pedidos, mas queria agradecer em especial o trabalho feito no campo do Jardim Paineiras pelo empenho e dedicação’ concluiu.
Claudinei da Rocha encaminha pedidos para construção de calçadas na região do Aeroporto
O vereador Claudinei da Rocha (MDB) em suas explicações pessoais ao final da 22ª Sessão Ordinária novamente reforçou sobre a importância da nova avenida ‘Durval Cordeiro da Rocha’ que faz a interligação no complexo do Jardim Aeroporto na zona sul de Franca.
‘O projeto dessa avenida teve uma calçada que terminou na avenida César Martins Pirajá e eu achei desconfortável termina um pedaço e deixa um trecho sem calçada próximo a Igreja Santana. Eu conversei com prefeito e com secretário Nicola e quando foi na inauguração ele deu uma olhada no nosso pedido e anunciou que vai fazer a calçada até o Centro Comunitário’ disse o legislador.
Claudinei ainda encaminhou outro pedido ‘na avenida Carlos Roberto Haddad próximo ao antigo 4º DP tem um pedaço faltando calçado, só que ele (prefeito) falou que vai fazer uma análise junto a Secretaria de Infraestrutura’
‘Fazendo esses trechos todo entorno terá calçadas e estará ajudando e muito na acessibilidade e segurança para todos’ concluiu.
Bassi encaminha pedido para que Franca se torne Município de Interesse Turístico
O vereador Daniel Bassi (PSD) em suas explicações pessoais ao final da 22ª Sessão Ordinária comentou sobre pedido encaminhado em conjunto com prefeito Alexandre Ferreira (MDB) para que Franca se torne município de interesse turístico.
‘Nós protocolamos ofício em conjunto em nome da Câmara pelo Parlamento Regional e Prefeitura para que Franca entre na rota turística do Estado’ disse.
Bassi reforçou ‘nós solicitamos ao deputado estadual Paulo Correa (PSD) que está sendo muito atencioso com a gente e agora vamos reunir todos os documentos necessários para que a gente possa caminhar nesse sentido’
‘Ele é líder do PSD e presidente da Comissão de Turismo na Alesp. É ele quem pauta e discute esses projetos de Município de Interesse Turístico (MIT) junto ao Secretário de Turismo do Estado Roberto Lucena’ acrescentou.
Bassi finalizou ‘eu enviei um convite ao deputado e espero que ele esteja em Franca na próxima semana juntamente com secretário de turismo, então, está caminhando bem, ambos estão nos auxiliando também no retorno dos voos comerciais’
Zezinho cobra solução para problema e reabertura de rua no Brasilândia
O vereador Zezinho Cabeleireiro (PSD) em suas explicações pessoais ao final da 22ª Sessão Ordinária comentou sobre o retorno do Ministério Púbico após encaminhamento de demanda para solução quanto aos problemas enfrentados por moradores da rua São João Del Rey.
‘A rua foi interditada onde teve 14 casas devido a um deslizamento e já faz um ano e dois meses. E o Ministério Público falou que não pode fazer nada! E a gente recebe vídeos todos os dias, é um local onde está jogando lixo, não tem iluminação, abandonado, uma terra sem lei!’ disse.
O parlamentar comentou ‘eu acho que a Prefeitura deve fazer o serviço que tem que ser feito, não acho que fica tão caro! É um paredão com pedras e telas para liberar a rua, a gente luta tanto para facilitar a vida da população, principalmente lá que tem uma creche’
‘Como pode o promotor, autoridade maior falou que não pode fazer muita coisa e a população do Jardim Brasilândia está revoltadíssima’ concluiu.
Lurdinha convida população e vereadores para apoio à Comunidade Cenáculo
A vereadora Lurdinha Granzotte (Republicanos) em suas explicações pessoais ao final da 22ª Sessão Ordinária parabenizou o deputado federal e presidente nacional do Republicanos Marcos Pereira. ‘Foi eleito um dos deputados mais influentes do congresso, então, quero deixar aqui nossos parabéns’ disse.
Ela ainda convidou a população e todos vereadores para participarem da festa na Comunidade Cenáculo de 5 a 7 de julho com diversas atrações musicais. ‘Vamos ajudar a comunidade Cenáculo que faz um trabalho excelente não só de evangelização, tem trabalho social, atendem várias famílias com cestas básicas, medicamentos, então, quero pedir ajuda’ destacou.
Além das apresentações artísticas, o evento conta com barracas típicas. A vereadora enfatizou ‘é uma festa muito movimentada, ambiente familiar, então, peço a colaboração de todos que puderem estar lá’
‘A Comunidade Cenáculo dispensa qualquer comentário, tem a frente o Fernandinho, a mãe dele Vera, todo pessoal que trabalha voluntariamente e estão precisando muito de nossa ajuda e agradeço a todos’ concluiu.
Tidy pede apoio de deputados sobre questão da falta de leitos para internação
O vereador Marcelo Tidy (MDB) em suas explicações pessoais ao final da 22ª Sessão Ordinária reforçou sobre pedidos feitos aos deputados estaduais de Franca para auxiliar na questão da falta de leitos para internação.
‘Nós temos aproximadamente 50 pessoas esperando e é muito triste a gente ver a inércia quanto a saúde. É inaceitável uma pessoa ficar esperando sete ou oito dias por um leito’ cobrou.
‘Quem está mais sofrendo são as pessoas com mais idade. E a gente fica esperando e quem sabe essa CPI que está sendo proposta pela Alesp possa dar um norte e clareza mais real do quadro da saúde de Franca’ concluiu.