O vereador Gilson Pelizaro (PT) abordou alguns temas na manhã desta terça-feira, 25 de junho, durante uso da Tribuna na 21ª Sessão Ordinária realizada no auditório da OAB de Franca.
Inicialmente parabenizou a mesa diretora pela realização de sessões ordinárias através do projeto Câmara dos Bairros ‘mais uma sessão itinerante e aqui na casa da OAB que tem muita relevância na história desse país principalmente na preservação do Estado Democrático de Direito e quero parabenizar o Dr. Acir pela reforma e pelo Plenário moderno’
Em seguida, Pelizaro relembrou de um requerimento feito em 2021 quando questionou a Prefeitura sobre a estrutura do prédio do Colégio Champagnat. ‘Eu fiz o requerimento perguntando se o grupo de trabalho criado naquela época tinha atas de reuniões para tratar da revitalização do Champagnat e o responsável por isso é o vice-prefeito Everton de Paula e na resposta, ele jogou toda a responsabilidade no prefeito’
‘É um prédio que foi referência histórica na educação dessa cidade, o Colégio Champagnat era tocado pelos Irmãos Maristas e tido como a melhor instituição de ensino da cidade, onde inclusive os filhos da elite francana tinham orgulho de falar que estudavam ali’ recordou.
Em seguida solicitou a apresentação de fotos e lamentou ‘estão jogando essa história na lata do lixo! O Champagnat está parecendo filme de terror! Está parecendo a Casa da Família Addams! Tem algumas fotos e isso aí era onde estava abrigando o Museu Interativo de Ciências e o Observatório de Astronomia. Essa parede que tem essas vidraças, a parede está saindo do prumo e as travas de madeira vão se romper! Sabe o que vai acontecer com essa irresponsabilidade no Champagnat? O que aconteceu no Ginásio do Clube dos Bagres!’ disse o vereador.
Pelizaro reforçou ‘estou fazendo um alerta antes que caia um patrimônio histórico que foi tombado em 1997! Antes vá a ruína! Antes que caia que faça um trabalho primeiro emergencial. Não estou pedindo para revitalizar! Estou pedindo para cuidar da estrutura para dar condições de revitalizar’
‘É um projeto caríssimo, estruturante e que até agora no final do mandato não tem projeto! Se eu quiser arrumar agora R$ 30 milhões ou R$ 40 milhões com qualquer fundação, seja a do Santander ou na Petrobrás, não tem projeto! Não consegue arrumar dinheiro porque não tem projeto’ criticou.
O legislador cobrou ‘isso é crime! O que está acontecendo é crime! Eu defendo que se isso cair tem que mandar prender o responsável, tem que ir para cadeia! Não pode ver tudo isso que está acontecendo e não tomar as devidas providências’
Além da estrutura do prédio, o legislador falou sobre a falta de cuidado com obras de arte, fala de internet no Observatório de Ciências, a questão da Capela, além do risco para funcionários que trabalham no local.
‘Olha precisa unir a comunidade, a Capelinha com recursos próprios fez a coisa mais linda do mundo! Olha que beleza que ficou a Capelinha! E no que compete ao Poder Público está esse desespero, essa situação, não tem condições! O problema é a letargia, parece que foi feita uma licitação para reforma e foi suspensa a licitação, e isso não foi retomado até hoje’ pontuou.
Pelizaro finalizou ‘é lamentável e estou avisando! O prédio vai ruir, vai cair e responsabilidades vão aflorar’