A vereadora Lurdinha Granzotte (Republicanos) abordou alguns temas na manhã desta terça-feira, 4 de junho, de 2024 durante fala na Tribuna na 18ª Sessão Ordinária realizada no auditório da Uni-Facef
Inicialmente comentou sobre a importância das ações de orientação, conscientização, fiscalização nas mais diversas áreas e citou alguns encaminhamentos feitos ao Poder Público.
Entre eles, o Requerimento nº 332 de 2024 sobre informações acerca da possibilidade de implantação de um Centro de Referência da pessoa com deficiência e autismo, em Franca.
‘Como mãe e mulher, a gente sente a necessidade de atenção para os filhos que necessitam de atenção especial, então, como mãe, a gente sabe como o nascimento de um filho muda a nossa vida, principalmente se ele tem necessidade especial, precisa de serviços especiais’ disse.
No documento, a parlamentar reforça que a criação do Centro de Referência reflete um compromisso da Administração Pública com a igualdade de oportunidades e acessibilidade e esses são passos importantes na implementação de políticas públicas que garantem a todos o direito de viver com dignidade e independência.
A ideia é que o Centro de Referência possua neuropediatra, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, psicopedagogas e assistentes sociais. Além disso, o Centro deverá promover a inclusão, desenvolvimento, vida e progresso, onde a equidade realmente acontecerá com a valorização do ser humano.
‘As mães que têm filhos especiais precisam de orientação e as vezes as consultas demoram e não tem profissionais capacitados para especialidades. Tenho amigas e parentes com filhos com autismo e elas sentem falta dessa orientação’ alertou.
Lurdinha ainda ressaltou ‘sei que é um centro que precisa de muito dinheiro para ser implantando, mas como foi falado hoje, nós estamos aqui para preservar e facilitar a vida das pessoas’
Outro tema abordado foi sobre o Requerimento nº 333 de 2024 solicitando informações sobre a fiscalização do Programa “Adote uma Praça”.
A legisladora comentou ‘tenho a referência próximo a minha casa, uma empresa adotou a praça, mas nunca foi lá podar o jardim, tanto é que já desfizeram o contrato. Então, a Prefeitura precisa fiscalizar melhor esse programa’
‘A empresa vai lá coloca a plaquinha dela, não cuida da praça, e a Prefeitura não pode cuidar da praça porque a empresa adotou e não está cuidando! Mas temos bons exemplos, inclusive tem uma rede de varejões, eles são fantásticos! Onde vê a plaquinha deles, pode ver que as praças estão bem cuidadas! Mas a maioria, infelizmente só coloca a plaquinha e esquece da praça’ cobrou.
Já sobre o trânsito, a vice-presidente da Casa de Leis comentou ‘quero parabenizar a Emdef porque colocaram uma lombofaixa na avenida Major Nicácio perto do Varejão Irmãos Patrocínio. Eu vejo a dificuldade das pessoas para atravessarem de um lado para outro e ficou excelente! Pessoal ficou muito satifsfeito’
E por fim citou o Requerimento nº 334 de 2024 acerca da possibilidade de implantação de semáforo na rua líbero Badaró com a Monsenhor Rosa.
‘Quero pedir esse semáforo nessa esquina da rua Líbero Badaró com a rua Monsenhor Rosa no horário de pico é humanamente impossível o pedestre passar’ concluiu.