O vereador Donizete da Farmácia (MDB) abordou alguns temas na manhã desta terça-feira, 11 de junho, de 2024 durante fala na Tribuna na 19ª Sessão Ordinária realizada no auditório do Uni-Facef.
Inicialmente relembrou parte da trajetória como agente público e citou ‘o cargo de vereador é grande responsabilidade! E o que me enaltece e deixa feliz é que esse mês de março completou 10 anos do Projeto de Lei Complementar 238/2014 de minha autoria e do Márcio do Flórida quando a gente criou a isenção do IPTU para portadores de câncer’
‘Para se ter uma noção da importância disso! Na época fui procurado por uma família, eles tinham a casa deles, eram muito simples! E o marido que era pedreiro teve câncer no pescoço e a esposa teve que parar de trabalhar para cuidar dele! E conjuntamente com o Márcio do Flórida conseguimos com ajuda das advogadas da Câmara Maria Fernanda e Taysa Thomazini ganhar na Justiça e hoje existe a isenção de IPTU para os portadores de câncer. É uma coisa que nos fortalece bastante para continuar na luta!’ disse.
O legislador ainda comentou sobre cumprimento de agenda parlamentar ao lado dos colegas Gilson Pelizaro (PT), Zezinho Cabeleireiro (PP), Marcelo Tidy (MDB) na Secretaria Estadual de Saúde onde foram recebidos por Caio Amaral.
‘Um atendimento diferente e a gente percebeu um canal muito bom para solucionar vários problemas. E a demonstração de atenção e carinho foi importante! Não só em ouvir o problema, mas tentar resolver!’ ressaltou
Donizete pontuou ‘uma das coisas que passamos para ele, a pessoa que está com câncer e precisa da alimentação parental tem que entrar na Justiça e demora 40 dias. E geralmente são famílias pobres e que não tem condições de comprar uma lata que custa em média de R$ 80 a R$ 90 e ocupa de 10 a 15 latas por mês. Então, que ele possa dar uma olhada com carinho e ter estoque dessa alimentação para a pessoa não correr o risco de ficar sem, são pessoas muito humildes e que passam por essas dificuldades’
‘Outro ponto que falamos foi sobre a falta de medicamentos, mas na verdade o que falta é organizar o estoque e a logística’ ressaltou.
Donizete também voltou a falar sobre os estudos visando à implantação na rede pública estadual de saúde de São Paulo, do procedimento denominado “ablação percutânea por radiofrequência”, que é realizada pelo SUS do Rio Grande do Sul, para tratamento do câncer, sendo pouco invasiva, e que reduz a zero alguns tumores malignos.
‘Nós vamos tentar através do Estado prestar esse serviço pelo SUS e automaticamente estaremos trazendo para Franca. Eu criei uma expectativa muito boa! Eu acho isso tão importante e peço a licença para que deixemos a vaidade de lado, vamos unir todos os vereadores, isso vai fortalecer nosso pedido e através disso vamos conseguir esse tratamento, estar salvando muitas vidas e tirando o sofrimento de muitas pessoas’ ressaltou.
Para finalizar, Donizete agradeceu ao prefeito Alexandre Ferreira (MDB) por melhorias na avenida Manoel Jacinto Neto no Residencial Zanetti ‘tinha uma rua que estava empoçando água e chegou a entrar em algumas casas. Foi feito o alargamento da via e parece que deu solução para a contenção da água. E essa avenida vai estender até a Rodovia Ronan Rocha, estão esperando somente a autorização da Artesp’
‘Outra notícia muito boa para o pessoal do Zanetti também é que temos problemas no trânsito com congestionamento nos horários de pico entre o Polo e o Zanetti. Vai ser aberta a avenida na rua Jesse Neves Ulhôa que é a última do bairro, e interligar com a avenida Chafick Facuri, consequentemente tirando mais ou menos 30% do tráfego, desafogando lá. Então, são coisas importantes e que gostaria de agradecer ao prefeito Alexandre’ concluiu.