O vereador Gilson Pelizaro (PT) abordou alguns temas na manhã desta terça-feira, 14 de maio, de 2024 durante fala na Tribuna na 15ª Sessão Ordinária realizada no auditório da Uni-Facef.
Inicialmente citou a importância das relações partidárias e da representatividade do município em outras esferas de poder.
‘É uma honra fazer parte do Partido dos Trabalhadores de Franca (PT) que já cedeu ao Governo Federal figuras ilustres para compor o primeiro escalão como, por exemplo, a Juliana que foi Secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, o ex-prefeito Gilmar Dominicci que foi Secretário Nacional de Assuntos Institucionais, e agora a gente têm o privilégio de ter um jovem, o Rafael Bruxelas, assumindo um cargo de primeiro escalão. É o segundo nome do Ministério de Relações Institucionais como Secretário Nacional do Conselho da Federação’ disse.
Pelizaro enfatizou ‘ele vai tratar da relação com os prefeitos e governadores de Estado! Então, para nós é uma satisfação ter uma pessoa extremamente qualificada, capacitada e que nos representa em Brasília-DF’
Em seguida comentou sobre o modelo utilizado em Brasília-DF quanto a classificação de risco de pacientes que usam os equipamentos públicos de saúde.
Foi solicitada a exibição no telão, do painel que informa os pacientes quantos estão aguardando a regulação de vaga, quantos aguardam atendimento e qual tipo de atendimento.
‘Esse instrumento é importante porque classifica inclusive o tipo de patologia que está sendo atendida. E o que nós vimos na secretaria de Brasília-DF, o sistema é colocado à disposição nas TVs das UPAS! E o nosso aqui só faz propaganda institucional! Só fala de benfeitorias que o governo municipal fez! Levanta a bola do gestor e não dá a informação que precisa! Aquilo que paciente precisa saber enquanto está aguardando’ acrescentou.
O parlamentar citou que o sistema é integrado com os dados divulgados em tempo real e até pode ser consultado através de um site para acompanhamento. ‘O paciente pode acessar e escolher até o melhor momento para ser atendido mais rápido. É fácil, basta querer!’
‘O Governo do Distrito Federal vai receber até um prêmio por inovação, pesquisa em Tecnologia da Informação (TI) e Florianópolis por gestão em virtude do equipamento que foi criado! E nós temos o TI! Um departamento que cuida disso! Já está feito o negócio, é só ir lá, ver como funciona. Eles disponibilizam para 13 unidades de urgência e emergência, mas também pode ser colocado nas Unidades Básicas se quiserem’ enfatizou.
‘Não é feio copiar quando a ideia é boa! Vamos melhorar o atendimento e dar transparência ao paciente para saber o que está acontecendo, inclusive a regulação de vaga, a pessoa tem informação em tempo real’ concluiu.