A vice-presidente da Câmara vereadora Lurdinha Granzotte (Republicanos) e os vereadores Marcelo Tidy (MDB), Daniel Bassi (PSD), Zezinho Cabeleireiro (PSD), Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Ronaldo Carvalho (PP) e Claudinei da Rocha (MDB) participaram na tarde desta segunda-feira, 15 de abril, de 2024 da inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Paraty.
O evento contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira (MDB), da Secretaria Municipal de Saúde Waléria Mascarenhas, familiares do homenageado ‘Dr. Saul Luiz Cavalcanti’, profissionais contratos para trabalhar na unidade de saúde, além de outras autoridades, moradores e convidados.
De acordo com as informações divulgadas pela Prefeitura, a nova unidade fica na avenida Presidente Arthur da Costa e Silva e conta com acessibilidade; sala de Recepção e Espera com banheiros; farmácia; salas de Imunização, Curativos, Inalação Coletiva; sete consultórios, sendo dois odontológicos, dois com sanitários e três comuns; salas de procedimento/coleta, atividades coletivas, administração e gerência, expurgo e esterilização; almoxarifado; copa e banheiros de funcionários, além de depósito de materiais de limpeza, vagas de estacionamento para público e acesso para ambulâncias com área de embarque/desembarque coberta.
A UBS do Jardim Paraty recebeu investimentos na ordem de R$ 2,4 milhões para sua construção.
Homenagem
De autoria do vereador Marcelo Tidy (União) foi aprovado na 7ª Sessão Ordinária o Projeto de Lei Ordinária 26/2023 que denomina Dr. Saul Luiz Cavalcanti, a Unidade Básica de Saúde a ser construída no Jardim Parati.
Biografia
Saul Luiz Cavalcanti nasceu em 02/06/1939 em Pedregulho (SP), filho de Marcionilo Rosa Cavalcanti e Benedita Cavalcanti. Caçula de nove irmãos, morou em Batatais e Ituverava antes de mudar-se para Ribeirão Preto, onde fez o colegial e ingressou na Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo, formando-se em 1965 (Turma Brasília).
Especializou-se em radiologia, área da qual foi um dos pioneiros em Franca, quando chegou em 1967, trabalhando na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Regional. Trabalhou ainda, por mais de dez anos, na Santa Casa de Ituverava, cidade que lhe outorgou o título de Cidadão Ituveravense, no ano de 2010. Foi um dos fundadores da Unimed-Franca em 1971, e, em 1976, inaugurou a Clínica Radiológica Francana, que atende Franca e região há mais de 45 anos.
Atuou na radiologia do Hospital Maternidade São Joaquim até nos seus últimos dias. Em 1970, casou-se com Rita Maria Franchini, com quem teve três filhas: Milena (médica radiologista), Melissa (administradora e advogada) e Maricy (advogada).
Pai presente, e sempre preocupado com a família, ainda conseguia tempo para exercer inúmeros compromissos, cargos sociais e médicos que ocupou ao longo dos anos. Ingressou na Loja Maçônica Amor à Virtude em 1973, ocupando vários graus, inclusive de Venerável-Mestre. Generoso, foi um grande benfeitor, ajudando muitas pessoas e famílias ao longo de sua vida, sempre com a serenidade que lhe era peculiar.
Seu caráter e conduta reta rendeu-lhe muitos bons amigos em seus 80 anos de vida. Apaixonado por esportes, praticou basquete e futebol; este último, até seus últimos dias no Clube de Campo da Franca. Era torcedor do São Paulo Futebol Clube e apaixonado pelo basquete francano. Deixa um legado para a cidade e exemplo para os seus familiares, incluídos quatro netos: Giorgio, Antonella, Benicio e Antônio.
Vereadores
Os vereadores Lurdinha Granzotte (Republicanos) e os vereadores Marcelo Tidy (MDB), Daniel Bassi (PSD), Zezinho Cabeleireiro (PSD), Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Ronaldo Carvalho (PP) e Claudinei da Rocha (MDB) destacaram a importância do trabalho conjunto na realização das obras que atendem as necessidades da população.
Os parlamentares ainda enfatizaram o papel importante da Câmara de Franca com a destinação de recursos através das emendas impositivas e até de apoio junto aos deputados para melhorias na saúde e outras áreas.
A munícipe Maria Inês que representou os moradores do Jardim Paraty durante a entrega da obra ressaltou ‘eu me sensibilizava quando via as mães indo a UBS do Brasilândia, UBS do Jardim Ângela Rosa debaixo de chuva ou do sol levando as crianças para atendimento. Muitas vezes sem dinheiro para ir de ônibus e aquilo me doía o coração, e comprei essa briga’
‘Foram várias cobranças, mas quero deixar aqui um agradecimento para toda a Câmara e ao prefeito Alexandre porque sempre fui muito bem atendida. Às vezes eu tinha medo de se cansarem, mas não cansaram, pelo contrário compraram a ideia e lutaram juntos. É uma conquista nossa! Só agradecer a todos que se empenharam para que essa obra se concretizasse’ concluiu.
O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) em seu discurso destacou a importância e abrangência de obras e políticas públicas em favor da população. Reforçou a necessidade de união na busca por soluções e parabenizou os servidores que atuam na saúde pública da cidade.