Pular para o conteúdo principal
Câmara Municipal de Franca

Navegação principal

  • Início
  • Institucional
    • Agenda
    • Horários e Localização
    • Concursos
    • Transparência
    • Acesso à Informação
    • Ouvidoria
    • Carta de serviços
  • Notícias
  • Legislação
  • Vereadores
  • Ajuda
    • Politica de Cookies
    • Política de Dados Pessoais

Trilha de navegação

  1. Início
  2. Notícias
  3. Câmara vota projeto que impede nomeação de condenados por crimes em cargos comissionados

Câmara vota projeto que impede nomeação de condenados por crimes em cargos comissionados

Por samuel.hc, 5 Abril, 2024
Câmara vota projeto que impede nomeação de condenados por crimes em cargos comissionados

Os vereadores se reúnem nesta terça-feira, 9 de abril de 2024, para discussão e votações de projetos na 10ª Sessão Ordinária.

No período da manhã acontece o Expediente com as leituras dos documentos e ofícios, além de uso da Tribuna tanto pelos munícipes inscritos previamente e os próprios parlamentares, a partir das 9h.

No período da tarde a partir das 14h, serão debatidas propostas analisadas nas Comissões e aquelas que sejam incluídas em regime de urgência.

O prédio da Casa de Leis está em reformas e as sessões oficiais do Legislativo continuarão sendo realizadas no Auditório do Uni-Facef com entrada pela Avenida Ismael Alonso e Alonso, 2400, Bairro São José. 

sessao

Será votado o Projeto de Lei nº 8/2024 que suprime parte da redação do parágrafo único, do inciso IX, do artigo 1º da Lei nº 7.571, de 17 de agosto de 2011, contemplando a vedação de nomeações para cargos comissionados, no âmbito dos poderes Legislativo e Executivo, dos que forem condenados, com trânsito em julgado, por crimes de ação penal privada e por crimes de menor potencial ofensivo.

Os vereadores Daniel Bassi (PSDB) e Della Motta (Podemos) argumentam ‘a correta gestão pública é fundamental para o bom funcionamento do Estado e para a manutenção da confiança da população em suas instituições. Nesse sentido, é imperativo que os ocupantes de cargos públicos, especialmente os de confiança, sejam pessoas idôneas, que respeitem a lei e os princípios éticos’

‘A existência de condenações por atos ilícitos, ainda que em crimes considerados de menor potencial ofensivo ou em crimes de ação penal privada, revela um descompromisso com a legalidade e com os valores éticos que devem nortear a atuação dos agentes públicos. Permitir a nomeação de indivíduos nessas condições para ocupar cargos de confiança seria tolerar a presença de pessoas que não demonstram o devido respeito às normas vigentes e à integridade do sistema jurídico’ acrescentam.

Os parlamentares defendem ‘a presente proposta de lei visa, assim, resguardar a moralidade e a integridade da administração pública, evitando a nomeação de pessoas que não possuam a idoneidade necessária para o exercício de cargos de confiança. Tal medida também contribui para fortalecer a transparência e a credibilidade das instituições, aspectos essenciais para o bom funcionamento do Estado democrático de direito’

Câmara vota PL que prevê punições para coibir receptação de produtos

Em pauta será votado o Projeto de Lei nº 10/2024 que dispõe sobre a aplicação de medidas administrativas de prevenção e combate ao roubo, furto e receptação de cabos, fios metálicos, geradores, baterias, transformadores e placas metálicas no município de Franca.

O autor da proposta vereador Marcelo Tidy (União) argumenta ‘o aumento desse tipo de modalidade criminosa é muito preocupante, já que, quase sempre, causa enorme prejuízo à população, privando os cidadãos de serviços essenciais à sua vida, razão pela qual o objetivo deste projeto é criar mecanismo de combate a essa modalidade criminosa no Município de Franca, conforme preceitua o artigo 23 da Constituição Federal’

A proposta prevê que as empresas devem ‘manter livro próprio para o registro de todas as operações que envolvam a comercialização dos materiais, bem como proceder ao cadastro e ao registro de suas atividades perante a Polícia Civil do Município de Franca’

Entre as punições previstas estão, multa de 250 (duzentas e cinquenta) UFMFs – Unidades Fiscais do Município de Franca, ou seja, equivalente a R$ 19.945 em 2024, e também cassação do alvará de funcionamento em caso de reincidência, por um período mínimo de 01 (um) ano, no Município de Franca.

Durante debate nas Comissões, a análise feita pelo jurídico apontou inconstitucionalidade na proposta, a advogada Taysa Mara Thomazini comentou ‘essa é a orientação do departamento jurídico que não é o parecer da comissão, ele só torna parecer se a comissão acolher’

‘A comissão plenária tem a prerrogativa de fazer outro parecer caso o entendimento for diferente, ou assinar este e o plenário derrubar’ explicou.

dengue

Projeto que cria programa Empresa Amiga dos Animais

Também será votado o Projeto de Lei nº 19/2024 de autoria da vereadora Lindsay Cardoso que cria o programa Empresa Amiga dos Animais” no município de Franca.

A vereadora justifica ‘as empresas que realizarem castrações e outras cirurgias e procedimentos a um preço reduzido poderão receber o selo “Empresa Amiga dos Animais”, proporcionando um incentivo para uma maior oferta desses serviços no município de Franca e possibilitando, assim, a diminuição de animais abandonados em nosso município, um problema que se agrava a cada dia que passa’

‘Além disso, o projeto visa a facilitar a realização de procedimentos médicos em animais pertencentes a famílias de baixa renda, promovendo, então, a posse responsável e a saúde animal em nossa cidade’ acrescentou.

sangue

Vereadores debatem sobre entrega de medicamentos e distribuição de fraldas

Os vereadores ainda debatem o Requerimento 166/2024 de autoria do vereador Marcelo Tidy (União) questionando informações da Prefeitura sobre a possibilidade de estender o horário de entrega dos medicamentos controlados.

Também de autoria do parlamentar será analisado o Requerimento 167/2024 para obter informações sobre possibilidade de distribuição das fraldas nas UBS dos bairros.

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais Facebook, Youtube, Flickr, Twitter e Instagram.

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.

Notícias

  • TV Câmara
  • Vereadores na Tribuna
  • Tribuna Livre
  • Sessões da Câmara
  • Notas Oficiais
  • Comunicados
Copied to clipboard
Facebook
Flickr
Instagram
Twitter
YouTube

Câmara Municipal de Franca - Estado de São Paulo

Endereço: Rua da Câmara, nº 1, Parque das Águas, CEP: 14401-306.

E-mail: camara@franca.sp.leg.br.

Telefone: (16) 3713 1555. WhatsApp: (16) 99321-2646.