Os vereadores se reuniram nesta terça-feira, 12 de março, para discussão e votações de projetos na 6ª Sessão Ordinária de 2024.
No período da manhã aconteceu o Expediente com as leituras dos documentos e ofícios, além de uso da Tribuna tanto pelos munícipes inscritos previamente e os próprios parlamentares, a partir das 9h.
No período da tarde a partir das 14h, foram debatidas propostas analisadas nas Comissões e aquelas incluídas em regime de urgência.
O prédio da Casa de Leis está em reformas e as sessões oficiais do Legislativo continuarão sendo realizadas no Auditório do Uni-Facef com entrada pela Avenida Ismael Alonso e Alonso, 2400, Bairro São José.
Em urgência foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 16 de 2024 de autoria do prefeito Alexandre Ferreira (MDB) que autoriza a abertura de créditos adicionais, no valor total de até R$ 537.808,50, e dá outras disposições.
Trata-se de alterações no Orçamento que permitirão, à Prefeitura, realizar as seguintes despesas, em conformidade com o artigo do projeto:
Art. 1º Secretaria Municipal de Saúde: crédito orçamentário no valor de R$ 537.808,50, de origem de transferência do Governo do Estado de São Paulo, destinado ao enfrentamento de arboviroses (como a dengue).
Vereadores
O vereador Claudinei da Rocha (MDB) falou sobre a preocupação com relação ao aumento de casos da dengue e as medidas necessárias para combate e prevenção à doença. ‘É um projeto para que o prefeito tenha condições financeiras para investir no fumacê e com isso tentar diminuir essa questão da dengue na nossa cidade’
A vereadora Lurdinha Granzotte (União) reforçou ‘quero pedir a Prefeitura que ao passar o fumacê divulgue uns dois dias antes os bairros que serão atendidos. Tem muitas pessoas que saem cedo para trabalhar e ficam sabendo no dia que o fumacê passar na sua rua ou bairro. E não têm condições de preparar, tem um monte de coisas que precisam ser preparadas antes, quero reforçar esse pedido’
O vereador Ilton Ferreira (PL) comentou ‘já faz muito tempo que estamos falando sobre isso, mas somente agora, provavelmente não tinha recurso próprio e ficou aguardando o Estado’
O vereador Gilson Pelizaro (PT) alertou ‘quem não investe no preventivo, tem que recorrer ao curativo. O fumacê tem mais eficácia na propaganda, do que na eficácia contra o mosquito, e o impacto ambiental do fumacê é desastroso. E se tivesse contratado agentes de vetores, feito campanhas durante ano todo, Franca tem direito a 210 agente de vetores pagos pelo Governo Federal, e infelizmente, tive que recorrer à Justiça. Espero que o Ministério Público Federal tome ciência e atitude com relação ao que está acontecendo em Franca’
O vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) lembrou ‘a lição de casa não é só do Poder Público não! Mas de todos nós, cada um de nós moradores. E quem não sabe que água parada da dengue? É a união de todos e enquanto isso não acontecer não vai ser vacina, não vai ser fumacê que vai resolver e a doença vai proliferar cada vez mais’
O vereador Ronaldo Carvalho (Cidadania) comentou ‘sabe-se que janeiro e fevereiro é época de chuvas, então, a limpeza de terrenos tem começar em junho, julho e agosto. Os proprietários de terrenos têm que ser notificados e iniciar a limpeza, porque ai vai demorar mais para crescer o mato e se tem tempo. Tudo é preventivo e o fumacê é último recurso!’
O presidente da Câmara vereador Della Motta (Podemos) enfatizou ‘o que está acontecendo? Os leitos estão ocupados pelos pacientes com dengue, então, a prevenção primária é importante, não tem um calendário? Então, onde reflete tudo isso? Na falta de leitos na Santa Casa, porque temos pessoas que não estão com dengue e precisando de leitos. E não é só na Santa Casa, nos hospitais particulares também’
Projeto para adequação de cargos na Prefeitura aprovado em 2ª votação
Em segunda votação foi aprovado o Projeto de Lei Complementar nº 2/2024 de autoria do prefeito Alexandre Ferreira (MDB) que altera a habilitação exigida para os cargos e/ou empregos públicos de Motorista I e Operador de Máquinas, extingue os cargos ou empregos públicos de Ajudante Geral e dá outras providências.
De acordo com a proposta estão sendo alteradas as descrições dos cargos ou empregos públicos de Motorista I e Operador de Máquinas passando a ter nova redação com exigências sendo, cargo de Motorista I - Escolaridade/Habilitação: Ensino Fundamental Completo, 6 (seis) meses de experiência anterior comprovada e Carteira de Nacional de Habilitação (CNH), Categoria A/E.
E para o cargo de Operador de Máquinas - Escolaridade/Habilitação: Ensino Fundamental Completo, 6 (seis) meses de experiência anterior comprovada e Carteira de Nacional de Habilitação (CNH), Categoria A/E.
A proposta ainda prevê a extinção da carreira de Ajudante Geral, no âmbito da Administração Pública Direta e, consequentemente, extintos os cargos ou empregos públicos vagos.
Aprovado projeto que homenageia e eterniza nome de Joyce Mara dos Santos
Também foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 160 de 2023 de autoria da vereadora Lindsay Cardoso (Cidadania) que denomina Joyce Mara dos Santos a Rua 09 da Reserva do Abaete.
Biografia
Joyce Mara dos Santos. Casou com 23 anos, em 1994, com João Rafael Ferreira.
Ficou casada por 10 anos. Teve duas filhas lindas: Suelen Mara Ferreira e Andressa Cristina Ferreira.
Após o divórcio, Joyce enfrentou um câncer no seio com 33 anos. Suas filhas eram pequenas, mas ela não desistiu e foi curada.
Seguiu com a sua vida, cuidado de suas filhas, sendo “pai e mãe”.
Ela sempre enfrentou os obstáculos da vida com um sorriso no rosto. Para ela, tudo tinha solução. Vivia a vida intensamente, ela curtia a vida como ela era.
Gostava de festas e a sua casa vivia cheia porque ela era muito querida por todos. Sempre gostava de ficar em família, pois, para ela, a família era em primeiro lugar e fazia tudo pelas suas filhas, seus irmãos, sua mãe e seu pai.
Joyce amava dançar e amava a vida, sair para curtir.
17 anos depois veio a notícia que o câncer tinha voltado e, desta vez, nos ossos, mas ela não desistiu e lutou muito.
Ela começou o tratamento em agosto de 2021. Todos nós ficamos lutando com ela, mas ela veio a falecer no dia 15 de dezembro de 2021. Joyce deixou seu legado na terra, que é o amor ao próximo. Saudades eternas.
Câmara aprova utilidade pública para Oficina de Saúde Preventiva em Ação Social
De autoria do vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 4 de 2024 que declara de Utilidade Pública Municipal a Oficina de Saúde Preventiva em Ação Social.
O vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) comentou ‘é uma entidade e hoje a Rosângela esteve pela manhã é uma das fundadoras. Trabalham com ações sociais principalmente na área de saúde e a utilidade pública é de grande valia para continuar os seus trabalhos’
Resolução autoriza transferência de bens da Câmara para Prefeitura
Foi aprovado o Projeto de Resolução nº 5/2024 de autoria da Mesa Diretora que autoriza a Presidência da Câmara Municipal de Franca a transferir bens patrimoniais à Fazenda Municipal. Em anexo consta documentos com a relação dos bens como, por exemplo, armários e móveis.
Vereadores debatem sobre apoio para pacientes com câncer, serviços de oftalmologia e cadastro do bolsa família
Os parlamentares ainda debateram aprovaram seis requerimentos, entre eles, aprovado o Requerimento nº 112 de 2024 de autoria do vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) questionando a Prefeitura sobre a possibilidade da instalação de uma Casa de Apoio na cidade de Barretos para as pessoas que fazem tratamento no Hospital de Amor.
O vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) disse ‘a gente encaminha ao prefeito para que ele analise essa proposta, vamos conversar com as entidades e ver essa possibilidade. A gente espera uma resposta do Poder Executivo’
De autoria do presidente da Câmara vereador Della Motta (Podemos) foi aprovado o Requerimento nº 113 de 2024 solicitando informações sobre o cumprimento da Lei nº 9.015/2021, se está sendo realizado o treinamento dos servidores dentro das unidades escolares, com que periodicidade e em caso negativo que informe quando será iniciado esses treinamentos para que seja cumprida a Lei nº 9.015/2021 já em vigor desde o ano letivo de 2022.
Della Motta (Podemos) lembrou ‘já discutimos sobre a Lei Lucas e através da Câmara estamos em tratativas com o Corpo de Bombeiros para todos os colaboradores e vereadores participarem de um projeto dessa natureza e de extrema importância. Depois de duas tragédias em nossa cidade e outras que foram salvas estamos cobrando o Poder Público como está sendo feito esse trabalho de orientação nas escolas e creches’
O vereador Marcelo Tidy (União) reforçou ‘se você tiver orientação adequada salva vidas, então, muito importante e nós precisamos informar as pessoas’
Também foi aprovado o Requerimento nº 117 de 2024 de autoria do vereador Gilson Pelizaro (PT) solicitando informações a respeito dos serviços de Oftalmologia prestados pelo Município.
Pelizaro (PT) comentou ‘grande parte desses serviços é do Estado, principalmente as cirurgias e vergonhosamente todos e quaisquer procedimentos que o Estado banca, e isso não passa de 130 procedimentos mensais, são levados para outras cidades. Não tem cabimento um serviço que Franca poderia ser referência estar dividindo com Ituverava, Patrocínio Paulista, São Joaquim da Barra, então, a gente pede uma atenção’
Já o vereador Marcelo Tidy (União) apresentou e foram aprovados três requerimentos sendo o Requerimento nº 122 de 2024 para obter informações se há planejamento para oferecer transporte para os alunos do Residencial Copacabana.
Tidy comentou ‘as crianças tem que andar mais de dois quilômetros para chegar a escola mais próxima. Já foi discutido isso no passado, mas estou reforçando’
Também do parlamentar o Requerimento nº 123 de 2024 para obter informações sobre quantas famílias são atendidas pelo programa bolsa família em Franca.
O autor comentou ‘a cada dia infelizmente a população está precisando mais do Poder Público, e do Bolsa Família. Estamos num momento em que inúmeras pessoas solicitam ajuda para uma cesta de alimentos, problemas para pagar suas contas de água e luz, então, a gente fica muito atento’
Ronaldo Carvalho (Cidadania) ressaltou ‘precisava fazer um cadastro único da ação social com todas as entidades, centros comunitários, centros espíritas que ajudam as pessoas. E por que digo isso? Sei de casos de pessoas que pegam cestas na católica, na evangélica, vai e pega no centro comunitário, vai no CRAS e daí a pouco tá vendendo cesta básica. Não é possível que com toda a tecnologia não tenha um cadastro único!’
O vereador Gilson Pelizaro (PT) pontuou ‘tem muita gente ainda sem emprego e necessitando de ajuda do Governo, e espero que esse processo de desburocratização seja feito mais breve possível, se tem gente passando fome e o governante que está hoje, seja Lula, Tarcísio e Alexandre, todos tem que ter esforços para amenizar essa situação das pessoas em dificuldade. O Estado existe para estender a mão para quem mais precisa, independente de ideologia’
E foi aprovado o Requerimento nº 124 de 2024 para obter informações por qual motivo não foi instalado um contêiner no conjunto Habitacional Dom Pedro, predinhos do City Petrópolis, predinhos do Jardim Alvorada e Jardim Parati, para que o lixo e reciclados sejam armazenados de forma adequada.
O legislador disse ‘fiz algumas indicações desde 2021 e não foi feita instalação. E os moradores cobram porque não tem onde deixar o lixo. E como é dever nosso dar resposta aos munícipes fica o questionamento’
O vereador Carlinho Petrópolis (PL) lembrou ‘estamos conversando desde 2016 com a empresa e o Poder Executivo, infelizmente por incrível que pareça esses locais são considerados condomínios particulares, então, o dever é do munícipe colocar suas lixeiras. Essa infelizmente é a resposta que tive por três vezes’
‘E não é só isso, tem a rede de esgotos as pessoas sofrem muito e já teve até ação no Ministério Público para fazer essa reforma, enfim, não só no City Petrópolis, mas no Paraty e outros locais. E acho que para ser considerado condomínio particular tinha que ter uma ação melhor instruída’ concluiu.
Câmara aplaude ACIF pelos 80 anos de atividades
Os legisladores aprovaram a Moção de Congratulações ou Louvor ou Aplausos nº 6 de 2024 de autoria dos vereadores Claudinei da Rocha (MDB), Daniel Bassi (PSDB), Della Motta (Podemos), Gilson Pelizaro (PT), Luiz Amaral (Republicanos) e Lurdinha Granzotte (União) à Associação do Comércio e Indústria de Franca - ACIF, pelos 80 anos a serem completados no dia 18 de setembro de 2024, exercendo um trabalho de excelência e imprescindível ao desenvolvimento do empreendedorismo regional.
Justificativa
Fundada em 18 de setembro de 1944, na Casa Bancária Hygino Caleiro, a ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) surgiu em um momento histórico, quando o desenvolvimento industrial, iniciado no fim do século XIX, foi intensificado na cidade pelo surgimento, em 1921, da fábrica de calçados Jaguar, precursora na fabricação em escala industrial.
A Ata da primeira reunião, ocorrida na sede provisória junto da AEC (Associação dos Empregados no Comércio da Franca), datada de 30 de novembro desse mesmo ano, contou com a participação dos homens mais respeitados e conhecidos de Franca e região. Na ocasião, foi eleito o primeiro presidente da ACIF, o empresário Nazir José Miguel Nehemy, quem permaneceu no cargo até 1945.
Com o crescimento econômico da cidade, a união da livre iniciativa tornou-se essencial para a busca do atendimento de demandas coletivas. A mais urgente, na ocasião, dizia respeito à manutenção regular de trens que a Companhia Mogiana de Estrada de Ferro retirou de circulação.
Desde que foi fundada, a entidade esteve envolvida em grandes conquistas para a cidade, como a implementação do Núcleo de Tecnologia e Design do Couro e do Calçado do Senai; o Teatro Municipal “José Cyrino Goulart”; a criação da primeira cooperativa de crédito de empresários e comerciantes do Brasil, por meio do Sicoob Cred-ACIF; desenvolvimento da campanha Voto Nosso, responsável por conscientizar o eleitor sobre a importância do voto distrital dentre tantas ações que permearam o desenvolvimento da cidade.
Destacamos, em especial, as iniciativas inovadoras promovidas pela ACIF Franca, que têm contribuído para o crescimento sustentável dos negócios locais. Seja por meio de programas de capacitação, eventos de networking ou ações de responsabilidade social, a ACIF Franca demonstra um compromisso admirável com o desenvolvimento integral da comunidade.
Além disso, ressaltamos a capacidade da ACIF Franca em fomentar parcerias estratégicas, criando um ambiente propício para o surgimento de oportunidades de negócios e colaborações benéficas para todos os envolvidos.
A ACIF Franca tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento econômico e na promoção do empreendedorismo em nossa comunidade. Ao longo dos anos, esta instituição tem se destacado por sua dedicação incansável em apoiar e fortalecer o setor comercial e industrial em nossa região.
Justo mencionarmos os grandes nomes, dos 21 presidentes, responsáveis pela gestão da ACIF, desde a sua fundação até os dias de hoje:
1944 – Nazir José Miguel Nehemy.
1945 – Higyno Caleiro Filho na gestão 1945/1946.
1947 – Hercílio Baptista Avelar na gestão 1947/1948.
1949 – José Rodrigues da Costa Sobrinho na gestão 1949/1950.
1951 – Antônio Lopes de Mello na gestão 1951/1952.
1953 – Abílio de Andrade Nogueira, na gestão 1953 a 1956.
1957 – Américo Palermo, presidente com maior tempo de gestão, 1957 a 1970 (13 anos). Em maio de 1957, surgiu dentro da ACIF os primeiros estímulos para a criação da Associação Profissional da Indústria de Calçados, a qual, posteriormente, se transformou no Sindifranca.
1971 – Nélio Zanardi Pêra, na gestão de 1971 a 1974.
1975 – Walter Antônio de Oliveira na gestão de 1975/1976.
1977 – Helil Ferreira Palermo na gestão de 1977 a 1980. Em 1979, após a diretoria da ACIF solicitar e conseguir recursos junto ao Governo Estadual para a construção do prédio, foi inaugurado o Teatro Municipal de Franca “José Ciryno Goulart”.
1981 – Luciano Cláudio Dantas Bôtto, em sua primeira gestão de 1981/ 1982.
1983 – Clóvis Avelar Meneguetti, na gestão de 1983 a 1985.
1985 – Primeira gestão de Onofre de Paula Trajano, de 1985 a 1989. Neste período houve o início da construção do prédio da ACIF na Rua Monsenhor Rosa. Em 1986, foi inaugurada a Central de Cópias, bem como a utilização do prédio da Rua Monsenhor Rosa.
1989 – Paulo Rubens de Almeida, na gestão de 1989 a 1993.
1993 – José de Anchieta e Silva, na gestão entre 1993 a 1997.
· Em 1994, a ACIF comemora seus 50 anos, com eventos, palestras e a construção de um obelisco no calçadão próximo ao Correio. O memorial guarda até hoje documentos da época e só será aberto quando a ACIF completar 100 anos em 2044.
· No ano de 1995, a ACIF, juntamente com o Sindifranca e a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), cria o PróCriança – Instituto Empresarial de Apoio à Formação da Criança e do Adolescente para fiscalizar e proibir o trabalho infantil nas fábricas de calçados da cidade. Ainda neste ano, a associação inaugura o setor de convênios oferecem planos de saúde a preços mais acessíveis para os associados.
· Em 1996, a ACIF começa a fazer campanha promocional nas principais datas comemorativas, tornando-se tradição.
1997 – Segunda gestão de Luciano Cláudio Dantas Bôtto, de 1997 a 1999.
· Em 1998, a ACIF cria o Mérito Empresarial para premiar empresas do ramo do comércio, indústria e serviços que se destacaram no cenário de negócios em Franca. No primeiro ano foram homenageados o Magazine Luiza, Poppi Máquinas, Agabê e Unifran.
1999 – Segunda gestão de Onofre de Paula Trajano, de 1999 a 2003.
· Em 2000, houve a criação da cooperativa de crédito Sicoob CredACIF.
· No ano de 2002, foi idealizada a campanha Voto Nosso, a qual incentivava o eleitorado de Franca a votar em candidatos com base eleitoral na cidade para as cadeiras de deputado estadual e federal.
2003 – Terceira gestão de Luciano Cláudio Dantas Bôtto, de 2003 a 2005.
· Em 2005, foi criado o Conselho da Mulher Empreendedora dentro da ACIF, com o objetivo de projetar a mulher empresária.
2006 – Jayme Luiz Barbosa do Carmo na gestão de 2006/2007.
· A ACIF inaugura a distrital Oeste, na Rua Francisco Marques, na Vila Nova, com a presença de autoridades.
· Após três anos da implantação do Projeto Guri em Franca, a ACIF se torna parceira do projeto na cidade.
· A ACIF passa a contar com o Programa Empreender com o objetivo de fortalecer as micro e pequenas empresas nos chamados núcleos setoriais.
2007 – João Carlos Cheade
· Em 2008, a ACIF ganha uma vice presidência na Facesp (Federação das Associações do Estado de São Paulo) e passa a ser sede de uma região administrativa, a RA 19. Antes Franca era parte da região de Ribeirão Preto, junto com outras cidades.
2009 – João Carlos Cheade na segunda gestão de 2009/2010.
· Em 2009, o Sicoob Cred-ACIF muda para o prédio da Rua Voluntários da Franca, adquirido pela ACIF e que foi totalmente reformado e remodelado para receber a cooperativa. Nesse mesmo ano, a ACIF inaugura a Câmara de Mediação e Arbitragem.
2011 – José Alexandre Carmo Jorge, na gestão de 2011 a 2015.
· ACIF conquista pela primeira vez a certificação ISO 9001, certificado que atesta o comprometimento da associação com a melhoria constante dos serviços oferecidos.
· Abertura da distrital Leste da ACIF, na Avenida Brasil.
· Promove evento inovador, com a chegada do Papai no Noel de tirolesa, reunindo 3 mil pessoas.
· Em 2013, promove a campanha Natal Iluminado aos associados, sorteando vários prêmios e iluminando a Praça Nossa Senhora da Conceição. Ainda neste ano, é realizado o 1º Congresso da ACIF em comemoração aos seus 69 anos, no auditório Cenacon.
· No ano de 2014, a ACIF reúne-se às entidades locais pela liberação das vagas de estacionamento na região central, proibidas pela Prefeitura desde agosto do ano anterior.
· Ainda em 2014, a ACIF inaugura em abril, a reforma do prédio da Rua Monsenhor Rosa, denominado de Clóvis Avelar Meneghetti, contando com a presença de conselheiros e diretores da associação.
2015 - Dorival Mourão Filho, na gestão de 2015 a 2019.
· Em 2017, a ACIF realiza a 1ª edição do Franca Mais Moda com objetivo de incentivar o setor de confecção da cidade. Evento reuniu 13 marcas locais e contou com a presença da digital influencer Rafa Kalimann.
· ACIF inicia a primeira turma da Escola Prática de Negócios, um curso de extensão e pós-graduação voltado para a gestão empresarial dos associados.
2019 – Tarciso Bôtto, na gestão de 2019 a 2021.
· Em 2020, a ACIF cria ações de combate à pandemia do novo coronavírus.
2023 – Fernando Rached Jorge na gestão atual.
A ACIF foi fundada com a cooperação de 130 comerciantes e, hoje, assessora mais de 3 mil empresários ligados ao Comércio, Indústria, Serviços, Agronegócio e demais setores produtivos. A ACIF é mais do que uma entidade comercial; é a Casa do Empresariado Francano, uma entidade que se compromete a conectar e desenvolver pessoas, negócios, ideias, projetos e parcerias.
A ACIF é regida por valores intrínsecos que refletem seu compromisso com a comunidade empresarial. O respeito, a excelência no atendimento, a cooperação e o trabalho em equipe são princípios que norteiam todas as ações da associação.
A presente moção é dedicada à ACIF - Associação do Comércio e Indústria de Franca, uma instituição que, desde a sua fundação, tem desempenhado um papel crucial na representação e promoção dos interesses do empreendedorismo regional.
Solicitamos autorização do Plenário para a confecção das medalhas aos ex-presidentes e presidente atual de honra ao mérito. A insígnia da medalha consistirá de uma medalha dourada e prateada, tendo na face principal, ao centro, em relevo, o brasão da Câmara Municipal de Franca, circundado pela legenda "Honra ao Mérito da Representação Comercial – 80 anos". A medalha será acompanhada de estojo azul marinho e conterá uma fita com fecho em imã.
Portanto, expressamos nossa mais sincera gratidão e reconhecimento à ACIF por sua dedicação incansável ao desenvolvimento do empreendedorismo regional. Que esta moção de aplausos sirva como um testemunho do nosso respeito e apreço pela contribuição valiosa da ACIF para a comunidade empresarial de Franca. Parabéns por seus 80 anos de compromisso e sucesso contínuo.
Vereadores
O vereador Daniel Bassi (PSDB) comentou ‘é inegável que a ACIF tem uma participação importantíssima na formação do parque industrial, serviços e das riquezas francanas’
O presidente da Câmara vereador Della Motta (Podemos) lembrou do encontro feito recentemente com a diretoria da ACIF em busca de parceria para apoiar os jovens atiradores ‘ajudar na questão do currículo, oferta de cursos e tudo isso fornecido pela ACIF’
Câmara aprova Moção de Aplausos ao Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de Franca.
E aprovada a Moção de Congratulações ou Louvor ou Aplausos nº 7 de 2024 de autoria do vereador Gilson Pelizaro (PT) ao Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de Franca.
Justificativa
O referido Sindicato, no último dia 27, realizou a doação de treze mil reais ao Hospital do Câncer, doação que ajudará sobremaneira as atividades desta benemérita instituição.
Desta feita, o Legislativo Francano apresenta a presente Moção de Congratulações, parabenizando o Sindicato pela boa ação realizada em prol do Hospital do Câncer.
Vereadores
O vereador Gilson Pelizaro (PT) comentou ‘quero parabenizar na pessoa do Chicão que é o presidente do Sindicato dos Hoteleiros e toda a diretoria por este ato! E não é a primeira vez, o sindicato sempre esteve vinculado as causas sociais’
‘E se toda entidade tivesse esse tipo de ação talvez as condições de vida das pessoas que precisam da saúde estaria melhor ainda e o Hospital do Câncer tem trabalho sério, é uma instituição que merece esse tipo de doação’ ressaltou.
Claudinei da Rocha pede ações de combate à dengue no Jardim Dermínio
Em suas explicações pessoais ao final da 6ª Sessão Ordinária o vereador Claudinei da Rocha (MDB) reforçou a necessidade do trabalho de combate e prevenção a dengue.
‘Em relação ao projeto que nós votamos na questão de liberação de verbas para o fumacê, o pessoal do Jardim Dermínio conversou comigo enfatizando que naquela região o índice de dengue está muito forte’ alertou.
O parlamentar pontuou ‘expliquei que o prefeito tinha protocolado na Câmara a liberação de mais de R$ 500 mil para fazer esse investimento nesse trabalho de prevenção e os moradores do Dermínio pedem socorro’
‘Que a vigilância sanitária analise os bairros mais críticos, inclusive o Dermínio, e inicie esse processo do fumacê e que faça a divulgação dois dias antes para que a população possa ficar ciente’ concluiu.
Bassi destaca geração de negócios da Alta Café e luta para retomada de voos comerciais
Ao final da 6ª Sessão Ordinária durante as explicações pessoais o vereador Daniel Bassi (PSDB) destacou a participação na 4ª Alta Café como representante do Legislativo ao lado do colega Pastor Palamoni e enfatizou ‘minha admiração pelo presidente do Sindicato rural José Henrique Mendonça que lá atrás acreditou mesmo com pandemia que a Alta Café poderia ser uma das maiores feiras do interior de São Paulo’
‘E nós vimos hoje que a estimativa é de quase R$ 200 milhões em negócios dentro da feira que vai durar até quinta-feira. Deu certo o projeto, o sonho e a esperança de fazer o agro cada vez melhor aqui na nossa região’ acrescentou.
Na questão do transporte aéreo e a retomada de voos comerciais, Bassi que vem acompanhando todo trâmite destacou ‘quero deixar registrado o carinho que o vice-governador Felício Ramuth teve conosco, nós estivemos com ele despachando sobre o aeroporto de Franca que é um tema delicado, nós sabemos que temos várias partes envolvidas’
‘Ontem saiu uma divulgação que a ARTESP estaria pensando no retorno dos voos para Franca ainda em junho deste ano. A estimativa era até 30 de maio deste ano, mas nós acreditamos que isso vai ficar para novembro’ acrescentou.
O parlamentar explicou ‘a Gol que deveria cumprir com a sua parte e inserir os voos entre Franca e Guarulhos não está muito tendente a fazer esses voos, então, a gente está necessitando da posição da ARTESP nesse jogo em favor de Franca’
‘Contamos com apoio do vice–governador Felício Ramuth, do governador Tarcísio de Freitas e do secretário de turismo Roberto Lucena. São várias forças nessa movimentação’ concluiu.
Zezinho Cabeleireiro reforça pedido para ações contra a dengue no Paulistano
O vereador Zezinho Cabeleireiro (PP) em suas explicações pessoais ao final da 6ª Sessão Ordinária reforçou ‘fui muito cobrado pelo caminhão do fumacê para que passe lá no Jardim Paulistano, principalmente porque lá tem uma creche, e próximo está em um matagal, é perigoso’
‘Então o Jardim Panorama, São Francisco, Brasilândia tem uma área de preservação muito grande e muito lixo, pneu, colchão, sofá jogado nesses locais, a gente pede que esse caminhão do fumacê passe nesses bairros’ concluiu.
Lurdinha defende valorização e diálogo com servidores públicos municipais
A vereadora Lurdinha Granzotte (União) fez uso da Tribuna durante o encerramento da 6ª Sessão Ordinária e incialmente solicitou apresentação de vídeo em telão feitos por um munícipe mostrando as condições de abandono e acúmulo de lixo de um galpão particular.
‘Ele está muito bravo com o Poder Público, porque ali tem de tudo! É um horror! Tem colchão, o pessoal se aloja, tem roubos e furtos na vizinhança e os moradores têm toda razão de ficarem com medo e nervosos’ disse a vereadora.
Lurdinha ressaltou ‘passei esse pedido para a Vigilância Sanitária e fui informada que o dono desse imóvel já foi intimado três vezes, e a multa dele está quase em R$ 16 mil’
‘Como que a Prefeitura vai dar conta? Se o particular não cuida do terreno, do galpão?’ questionou.
A legisladora citou os temas debatidos durante a sessão como, por exemplo, questões de saúde, segurança, esportes, ação social e outros.
Em seguida, a parlamentar falou sobre valorização e defendeu os servidores públicos ‘tudo isso que foi falado hoje envolve o setor público e lógico os servidores públicos municipais! Eles têm se desdobrado e usado as ferramentas que tem!’
‘Então, são poucos servidores! Por exemplo, as merendeiras estão gritando por socorro devido a falta de equipamentos adequados. Antes, era escola normal, virou período integral, mas não foi adequada! Isso tudo prejudica o servidor público municipal’ acrescentou.
Lurdinha pontuou ‘vocês estão vendo o tumulto nas UPAS e Prontos Socorros, já pensou se os servidores pararem de trabalhar? Como vai ser? Há muito tempo venho pedindo ao prefeito, eu sei que tem limite, que ele não pode fazer o que ele quer com as contas públicas, que não pode dar o aumento que o servidor precisa. Mas quero de verdade e coração, vendo o que foi reclamado hoje, tudo envolve servidor público, desde o ajudante geral até o prefeito! Quero pedir a ele, pense com carinho, pense nesse reajuste e tenha diálogo com sindicato’.
‘Na outra administração do Alexandre, ele tinha diálogo com servidores. Eu me lembro bem porque eu estava no RH e ele chamava servidores de cada setor e perguntava das necessidades, pegava ideias! Porque ninguém melhor que o servidor para saber o que o setor precisa!’ enfatizou.
‘Eu sei que foi eleito para ser prefeito, mas também é um gestor de uma empresa. A maior empresa de Franca! Então, quero pedir esse carinho, para ver se pode melhorar um pouco esse reajuste e que dê essa chance de diálogo com o servidor’ disse.
Lurdinha finalizou confirmando sua filiação ao Republicanos ‘nós participamos de um evento e quero parabenizar pela acolhida a todos, foi muito bacana’
Ronaldo Carvalho e Lindsay Cardoso confirmam filiação ao PP
O vereador Ronaldo Carvalho (Cidadania) ao final da 6ª Sessão Ordinária durante as explicações pessoais comentou sobre sua filiação e de sua colega Lindsay Cardoso ao Partido Progressista (PP).
‘Quero agradecer ao deputado Maurício Neves que nos recebeu ontem em São Paulo, fomos convidados, foi nos oferecida uma estrutura e nos filiamos ao PP’ disse.
O legislador enfatizou ‘é importante as mudanças que vão acontecendo, a gente vai aprendendo e a política é dinâmica, não para! Modifica toda hora, todos os dias e a gente enxergou que o PP vem numa ascendência em todo Estado e se Deus quiser vamos fazer um ótimo trabalho’