Vários temas foram abordados pelo vereador Gilson Pelizaro (PT) na manhã desta quinta-feira, 15 de fevereiro, de 2024 durante fala na Tribuna na 2ª Sessão Ordinária no auditório do Uni-Facef.
Inicialmente comentou sobre a saúde e questionou sobre a falta de alguns serviços e procedimentos em Franca. ‘Em Ituverava tem um equipamento para fazer a cirurgia vitrectomia, descolamento de retina e tratamento na questão oftalmológica’ pontuou.
‘Franca é uma cidade referência regional e atende mais de 500 mil pessoas pelo SUS, tem a Santa Casa de Franca e não tem esse equipamento? Como se explica? Qual é a interferência política que Ituverava tem e que uma cidade com porte de Franca não tem?’ questionou.
Pelizaro criticou ‘as pessoas estão sofrendo! Tem que entrar num veículo de manhã e ficar até a tarde para fazer um procedimento oftalmológico na cidade vizinha por falta de equipamento’
‘Não é um equipamento extremamente caro! O Governo do Estado poderia alugar esse equipamento para ficar aqui em Franca, e se analisar, o número de pacientes que vai para Ituverava, a maioria é de Franca’ ressaltou.
Pelizaro cobrou ‘nós temos que solicitar junto a Diretoria Regional de Saúde (DRS VIII) a possibilidade de ter esse equipamento para procedimento oftalmológico. Vamos tomar as providencias durante a semana’
O legislador ainda destacou a visita nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, da deputada estadual Márcia Lia (PT). ‘É uma deputada presente! E vai fazer anúncio de uma emenda que protocolou junto ao Governo do Estado de R$ 300 mil para comprar um polígrafo. Esse equipamento é para apoio de procedimento cardíaco nas cirurgias de cateterismo’ disse.
‘Quero agradecer publicamente a deputada por disponibilizar recursos para a cidade de Franca. Parece pouco! Mas não é! O número de pessoas que vai ser atendida é grande, é pouco, mas até agora ninguém fez!’ disse.
Outro tema abordado pelo vereador foi sobre a repercussão de reportagem sobre destinação de verbas do Governo Federal para Franca na área de educação.
‘Deu a impressão que o Governo Federal está deixando de cumprir com a sua obrigação com relação aos recursos do Fundeb para Franca. E não é! É o contrário! É o município que não está cumprindo com as suas obrigações e perdendo uma verba complementar do Fundeb por não cumprir as exigências do Ministério da Educação’ comentou.
‘A Secretaria de Educação ao invés de questionar os critérios do Governo Federal e que valem para o Brasil inteiro! Para os mais de 5 mil municípios! Diferente é quem enquadra e recebe os recursos por verba complementar!’ alertou.
Pelizaro ainda citou ‘são R$ 2,5 mil por aluno e 44 mil alunos vão deixar de receber recurso complementar. E por que é complementar? Conforme a melhora da qualificação e dos indicadores do município na questão da educação, o município é premiado com esse recurso’
‘Não é que Franca está perdendo recurso do Fundeb! Está perdendo recurso extra e é muita grana! Precisa saber de quem foi o erro, se aconteceu algum erro e porque Franca está sendo penalizada’ concluiu.