O munícipe Enes Pereira Barbosa fez uso da Tribuna Livre na manhã desta terça-feira, 5 de dezembro, para falar sobre a COORGÂNICA - Cooperativa de Agricultores Familiares Orgânicos durante a 44ª Sessão Ordinária.
Inicialmente destacou ‘é uma cooperativa de agricultores e agricultoras orgânicos familiares de Claraval-MG e região que surgiu com a iniciativa de 12 mulheres com o intuito de melhorar a renda das famílias. Essa cooperativa fornece alimento orgânico para merenda escolar de Franca já há 7 anos’
‘Ficamos 5 anos seguidos fornecendo esse alimento de qualidade orgânico para merenda escolar de Franca e com a pandemia essas chamadas públicas foram interrompidas, e agora, queremos voltar a fornecer esses alimentos” acrescentou.
Ele destacou abrangência regional em municípios dos estados de Minas Gerais e São Paulo ‘hoje temos uma filial em Franca no bairro Santa Cruz e viemos aqui hoje em busca de um espaço para que a gente melhore essa logística de fornecimento em Franca. A cooperativa hoje agrega em torno de 14 municípios, sendo 8 municípios de Minas Gerais e 6 municípios do estado de São Paulo, começou em Claraval, expandiu, atravessou o Rio Canoas e hoje a gente está em Franca.”
‘A nossa logística é feita praticamente do voluntariado, dos cooperados e temos uma logística para entregar em São Sebastião do Paraíso-MG, entregamos em Passos-MG, e estamos iniciando um trabalho pra enviar para Ribeirão preto, mas o que a gente precisa é esse espaço para melhorar essa logística, por que dentro desse espaço quando estamos selecionando algumas hortaliças a gente tem sempre um excedente, e esse excedente pode abastecer o Banco de Alimentos, então, temos condição de colaborar’ ressaltou.
Ele ainda reforçou que a cooperativa conta com credenciamento do Ministério da Agricultura com certificado e respeito a Lei 10.831.
‘Em Minas Gerais tem uma certificadora pública do Estado, ela faz uma certificação gratuita e em São Paulo não temos isso! E como temos muitos cooperados de São Paulo fomos atrás do Ministério da Agricultura e nos tornamos um Organismo Participativo da Certificação Orgânica (OPCO), então, a gente certifica agricultores de Minas Gerais, e também agricultores de São Paulo’ concluiu.
Os vereadores Gilson Pelizaro (PT) e o presidente da Câmara vereador Carlinho Petrópolis (PL) parabenizaram pelo trabalho desenvolvido e se colocaram à disposição para os encaminhamentos junto ao Poder Executivo.