Em fala na Tribuna, o vereador Gilson Pelizaro (PT) abordou alguns temas na manhã desta terça-feira, 5 de dezembro, na 44ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana.
Inicialmente agradeceu a participação de representantes da Cooperativa de Agricultores Familiares Orgânicos (COORGÂNICA) e parabenizou pelo trabalho desenvolvido na cidade.
Em seguida citou os encaminhamentos que fez ao Poder Executivo para ampliação e melhoria das atividades desenvolvidas.
‘Tenho certeza que nós podemos melhorar a qualidade de vida do nosso povo graças ao trabalho de vocês. Eu imagino que o prefeito depois que conhecer todo trabalho vai se sensibilizar e ajudar a resolver esse problema de um local para melhorar a logística de vocês’ comentou.
Ainda sobre as ações de combate à fome, o legislador falou sobre cumprimento de agenda na Assembleia Legislativa em Audiência Pública promovida pela deputada estadual Márcia Lia (PT) que contou com participação do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil Wellington Dias
‘Foram 400 pessoas envolvidas e para se ter ideia, tinha 7 prefeitos e vice-prefeitos, 17 vereadores e vereadoras, 83 entidades e 11 secretários municipais na área de ação social’ disse.
O legislador citou dados apresentados no encontro ‘são 94 milhões de pessoas no Cadastro Único, 33 milhões de pessoas abaixo da linha da miséria e que estão passando fome! E no maior produtor de alimentos do mundo, acredite!’
‘O programa Bolsa Família voltou a ser per capita, então, as famílias voltam a ter mais gente recebendo o valor de R$ 600. Mudou sensivelmente e vai melhorar a vida de muitas pessoas e tirar de novo, como já tinha feito nos governos Lula e Dilma, o Brasil do mapa da fome’ ressaltou.
Além dos dados, a audiência orientou sobre a qualificação de entidades para captação de recursos junto ao Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil.
‘São R$ 33 bilhões destinados ao Estado de São Paulo e quem se qualificar e ter projeto vai ser beneficiado, as entidades tem que estar atentas’ alertou.
Pelizaro ainda sugeriu a vinda da equipe técnica para capacitação das entidades no Plenário da Câmara.
‘Esse é um trabalho de representação dessa Casa! Ficar só aqui e assistindo as coisas pela TV Câmara não vai resolver problema! Nós temos que ir atrás de programas que são prioritários para nossa cidade’ pontuou.
O vereador ainda citou os investimentos disponibilizados pelo Governo Federal através do PAC III ‘quem se qualificou e apresentou projetos vai ser beneficiado’
Pelizaro finalizou ressaltando a importância da aproximação de vereadores junto ao Estado e União na busca por recursos para a cidade. ‘Quantas vezes eu puder ir e levar os colegas para capacitar eu vou fazer!’ concluiu.