Pular para o conteúdo principal
Câmara Municipal de Franca

Navegação principal

  • Início
  • Institucional
    • Agenda
    • Horários e Localização
    • Concursos
    • Transparência
    • Acesso à Informação
    • Ouvidoria
    • Carta de serviços
  • Notícias
  • Legislação
  • Vereadores
  • Ajuda
    • Politica de Cookies
    • Política de Dados Pessoais

Trilha de navegação

  1. Início
  2. Notícias
  3. Lurdinha defende aplicação de leis que protegem vítimas de violência  

Lurdinha defende aplicação de leis que protegem vítimas de violência  

Por samuel.hc, 5 Dezembro, 2023
Lurdinha na Tribuna

A vereadora Lurdinha Granzotte (União) abordou alguns temas na manhã desta terça-feira, 5 de dezembro, durante fala na Tribuna na 44ª Sessão Ordinária.

Inicialmente falou sobre proteção às vítimas de violência e citou os questionamentos feitos ao Poder Executivo através do  Requerimento nº 721 de 2023 solicitando informações da Prefeitura sobre a aplicação da Lei 14.737/2023 que altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 (Lei Orgânica da Saúde), ampliando o direito da mulher de ter acompanhante nos atendimentos realizados em serviços de saúde públicos e privados.

E o Requerimento nº 723 de 2023 solicitando informações sobre a aplicação da Lei Federal nº 11.340/2006, artigo 9º, § 4º que diz:

‘Art. 9º A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar será prestada de forma articulada e conforme os princípios e as diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Segurança Pública, entre outras normas e políticas públicas de proteção, e emergencialmente quando for o caso.

§ 4º Aquele que, por ação ou omissão, causar lesão, violência física, sexual ou psicológica e dano moral ou patrimonial a mulher fica obrigado a ressarcir todos os danos causados, inclusive ressarcir ao Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a tabela SUS, os custos relativos aos serviços de saúde prestados para o total tratamento das vítimas em situação de violência doméstica e familiar, recolhidos os recursos assim arrecadados ao Fundo de Saúde do ente federado responsável pelas unidades de saúde que prestarem os serviços’

‘Estou pendido ao Poder Executivo que regulamente essa lei e para que entre em vigor em Franca. Precisa de um decreto do município para que seja feito, então, a mulher faz o boletim de ocorrência, vai ser tratada e o agressor vai ter que arcar com as despesas de consultas, remédios, tratamento psicológico e tudo o que gastar no SUS vai ser obrigado a ressarcir’ comentou.

‘Espero que seja favorável, quem sabe se mexer no bolso do agressor, ele pensa antes de cometer violência’ enfatizou.

Outro tema abordado pela vereadora sobre os questionamentos encaminhados à deputada Graciela (PL) para melhorias nos serviços do Iamspe. ‘Fui procurada pelos usuários, servidores estaduais e solicitei ajuda quanto ao péssimo atendimento em Franca’ disse.

‘Não tem otorrino, não tem ginecologista e ortopedista acho que tem apenas um! O atendimento que falo não é do funcionário do Iamspe, é sobre a falta de atendimento médico e os servidores públicos estaduais estão sendo muito prejudicados’ enfatizou.

A parlamentar citou o retorno que recebeu da deputada Graciela (PL) que fez os apontamentos em reunião na semana passada com a superintendente do Iamspe Maria das Graças Abigail Barbosa.

‘Ela (Maria das Graças) prometeu providências e informou que os valores referentes aos convênios com a Santa Casa e honorários médicos serão reajustados em breve, então, aguardo boas notícias’ pontuou.

Ainda na área de saúde, foram apresentadas imagens em telão e a legisladora falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos pacientes e servidores devido a falta de climatizadores em unidades de saúde.  

Lurdinha ainda enalteceu a atuação de enfermeiras da UBS Santa Clara durante atendimento a uma paciente autista, citou a repercussão de homenagem feita por familiares da criança e destacou ‘fizeram além do profissionalismo, achei muito bacana! E quero deixar as minhas homenagens aos servidores públicos’

Quanto as reclamações recebidas devido ao aumento de moradores de ruas, Lurdinha disse ‘as vezes são até um pouco injustos e falam que não estamos fazendo nada’

Ela recordou os apontamentos feitos pela Câmara através dos ofícios, documentos e realização de Audiência Pública com os representantes de vários segmentos, entre eles, o Ministério Público, Defensoria Pública e outros.

A vereadora também enalteceu o trabalho da Casa de Leis quanto as cobranças feitas para ampliação de leitos para internação ‘fizemos visitas nas UBSs, UPAS, Pronto Socorros, Audiências Públicas! E muitas melhorias que tiveram foram graças a nossa comissão!’ concluiu.

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais Facebook, Youtube, Flickr, Twitter e Instagram.

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.

Notícias

  • TV Câmara
  • Vereadores na Tribuna
  • Tribuna Livre
  • Sessões da Câmara
  • Notas Oficiais
  • Comunicados
Copied to clipboard
Facebook
Flickr
Instagram
Twitter
YouTube

Câmara Municipal de Franca - Estado de São Paulo

Endereço: Rua da Câmara, nº 1, Parque das Águas, CEP: 14401-306.

E-mail: camara@franca.sp.leg.br.

Telefone: (16) 3713 1555. WhatsApp: (16) 99321-2646.