Em urgência foi aprovado na 44ª Sessão Ordinária o Projeto de Lei Ordinária nº 157 de 2023 que denomina Livia Cristina Hernandes, a Rua 116 do Jardim Arizona e dá outras providencias.
Biografia
Nascida em 30 de março de 1987 na cidade de Franca - SP, Livia Cristina Hernandes teve seu nome escolhido baseado no romance espirita "HA dois mil Anos" psicografado por Chico Xavier.
Filha de Paulo Hernandes e Maria Augusta Hernandes, Livia se mostrou desde criança muito bela, com os cabelos loiros e olhos verdes que cativavam profundamente. Ainda pequena, provou ser uma menina muito ativa! Livia tinha pressa! E, portanto, preenchia sua agenda com as mais variadas atividades.
Ainda pequena fez aulas de natação, ginástica olímpica, ballet, Jazz e frequentava as aulas de evangelização espirita com muito afinco. Além das atividades extraescolares, também se destacava na sala de aula pelo raciocínio rápido eexpertiseem todas as matérias.
Conforme o tempo foi passando, desenvolveu desde pequena um profundo amor e carinho pelos irmãos Breno e Marina. E futuramente pela sobrinha Bianca que tinha um grande afeto e admiração. Graças a sua dedicação, tornou-se membro importante no movimento jovem espirita de Franca, assumindo cargos importantes, como dirigente do DM-USE além de fundar a Mocidade Espirita Maria de Nazaré.
Em 2006, iniciou sua carreira profissional quando foi admitida na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP. Conciliava a aulas da faculdade com as atividades no movimento espirita em diversos centros e estava envolvida em diversas campanhas de ajuda ao próximo como arrecadação de alimentos e roupas, visitas aos asilos, dava aulas de evangelização espirita, fazia palestras e cativava cada vez mais jovens a ingressar nessa jornada da Caridade.
Mas algo despertava no coração da Livia que dizia que enfrentaria algum desafio quando completasse 27 anos. Tinha uma facilidade de desdobramento espiritual bastante acentuada e no ano de 2014, quando completaria 27 anos, Livia, que seguia no Mestrado em Toxicologia na Faculdade de Ciências Farmacêuticas em Ribeirão, descobrira um nódulo na mama.
Após alguns exames, infelizmente constatou um câncer de Mama maligno que acometera seu corpo. A partir daquele ano, iniciou-se uma série de tratamentos para tratar seu corpo físico e livrá-lo da doença. Foram diversas sessões de quimioterapia, radioterapia, mastectomia, esvaziamento de linfonodos, congelamento de óvulos e muitas lagrimas derramadas.
Durante o tratamento, apesar das dificuldades que vinha enfrentando, Livia se mostrava muito otimista e confiante do tratamento. Fez um blog, "Ecancerde Mama. E agora?", que compartilhava com milhares de pessoas sua trajetória e apresentava de forma bem-humorada, por exemplo, "As vantagens de serem careca e muitas mulheres que enfrentavam a mesma situação se identificavam com suas postagens". Viajou para a Europa e participou de congressos para apresentar seu trabalho de doutorado em toxicologia. Foi pedida em casamento na Torre Eiffel em Paris.
Tornou-se madrinha do Projeto Lencinho com Carinho de Ribeirão Preto. Foi membro ativa do Grupo Iansa - Franca. Fez diversas campanhas para arrecadar lenços para mulheres em tratamento conta o câncer.
Juntou uma multidão de pessoas que torciam pela sua recuperação. Apesar dos esforços realizados pela equipe médica do HC- Ribeirão Preto, Barretos, são Paulo e Franca, e as orações de muitos corações, o câncer se tornou metastatic° e as células cancerosas foram se espalhando pelo seu corpo, agora bastante debilitado.
Em seu ultimo dia de vida, apesar das dificuldades de locomoção e respiratória reuniu a família e deixou a seguinte mensagem: "De fato é isso, Deus é grandioso, Deus é Pai, Deus é Harmonia, Deus é vida, Deus é alegria, Deus é prosperidade".
E Ele traz paz na nossa alma no momento que a gente mais precisa. E olha se não é esse o momento que gente tanto precisa de nosso Pai. Mas eu estou aqui pra te dizer pai que eu estou aqui. Calma, vai ficar tudo bem! Vai ficar tranquilo. Olha, quantas vezes a gente coloca Deus em nosso dia: Se Deus quiser. Se Deus desejar. Se Deus permitir. Se Deus nos amparar. Vai com Deus Fica com Deus meu filho. Deus te abençoa. Olha, tantos momentos a gente coloca Deus em nossas vidas ne. Então vamos confiar! Eu não estou sofrendo. Juro por Deus.
Não estou sofrendo. (E abre um sorriso espetacular) Eu vejo vocês angustiados, mas ate então eu não sabia onde eu estava. Mas agora eu sei. Eu nunca me esqueço das coisas. Ta tudo bem viu pai.
A gente vai ajudar muita gente. "Eu te amo muito Pai". Naquele dia, 26 de outubro de 2017 se despede dos seus amados e parte deste plano físico para o plano espiritual agora livre das dores que acometiam seu corpo.
Até hoje os projetos que Livia iniciara em vida perpetuam e continuam a juntar diversas pessoas com o propósito de ajudar muita gente, assim como ela desejou em seu último momento de vida.
Vereadores
O autor da homenagem comentou ‘eu não a conheci pessoalmente, mas tenho muita ligação com a família, o pai e a mãe estão aqui, e é desnecessário se falar muita coisa. Ela tem até uma música que os amigos fizeram e todos nós espíritas conhecemos e cantamos’
‘Ela foi um exemplo de vida, um exemplo para todos nós e que onde estiver com certeza vai estar olhando por nós e trabalhando muito! Porque a nossa convicção espírita, o descarne é apenas uma continuação de trabalho, e trabalha muito mais lá do que aqui no corpo físico’ concluiu.