Os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei Ordinária 215/2022 de autoria coletiva que altera as denominações do trecho da Avenida Euclides Vieira Coelho localizado entre a Avenida Carlos Roberto Haddad, no Jardim Aeroporto e o trecho da Rua Paulo Bernal Moreira, localizado entre as ruas Geraldo Bassoteli e Belmira Gonçalves da Silva, até Avenida Cesar Martins Pirajá, no bairro Jardim Aviação, para o nome Durval da Rocha Cordeiro e dá outras providências.
Biografia
Durval da Rocha Cordeiro, nascido em 10 de janeiro de 1939 na cidade de Ituaçu, na Bahia. Ficou órfão muito cedo. Homem integro, trabalhador e evangélico. Criou todos os seus filhos na Igreja Evangélica Assembleia de Deus.
Residiu no Estado do Paraná antes de se mudar para Franca, na Vila São Sebastião.
Foi casado com Carma Pereira Rocha Cordeiro, também já falecida, com quem teve 4 filhos; Maria de Fátima Cordeiro Cardoso, casada com Davi Alves Cardoso, José Roberto Cordeiro, casado com Eliane Siqueira Gomes Cordeiro, Claudinei da Rocha Cordeiro, casado com Ângela Maria Coutinho e Silva Helena Batista Cordeiro, casada com Luís Antônio Batista. Também era pai adotivo de Claudio da Silva, que até então foi criado por sua sogra até o falecimento dela.
Trabalhou por muitos anos na indústria Amazonas. Trabalhou também em fazendas de café, foi servente de pedreiro e outros serviços braçais. Nunca deixou nada faltar em casa.
Sempre morou de aluguel até o surgimento do loteamento Jardim Aeroporto 3, quando seu filho Claudinei da Rocha comprou um terreno e construiu uma casa para ele no bairro.
Durval sempre acompanhou a luta de seu filho, Claudinei da Rocha, eleito vereador no ano de 2012, para a construção da nova avenida de entrada do complexo do Jardim Aeroporto 3, pois ele acompanhava o sofrimento da população da região e viu os inúmeros acidentes que tiraram muitas vidas naquela avenida estreita e sem iluminação.
Foi morador do Jardim Aeroporto 3 por mais de 30 anos. Munícipe atuante na região, sempre teve o sonho de ver esta obra concluída, porém, em razão de obstáculos técnicos que levaram a um considerável atraso em sua execução, o Sr. Durval acabou falecendo sem antes poder ver este sonho, a nova entrada do complexo do Jardim Aeroporto, pronta.
Durval faleceu em 28 de abril de 2017, aos 78 anos, após complicações de saúde, deixando 13 netos e 11 bisnetos, além de muita saudade. Foi um exemplo de homem de família, bondade, fé e humildade.
Vereadores
O vereador Marcelo Tidy (União) disse ‘primeiro eu quero dizer ao Claudinei que eu fico muito feliz em estar fazendo essa homenagem ao senhor Durval da Rocha. Ele acompanhou a tua luta e podemos dizer que você é vitorioso, a sua história de menino começando a trabalhar desde cedo ajudando para seus familiares adquirissem a casa conforme muitas vezes você relatou. E quando passarmos na rua Durval da Rocha saberemos que é fruto do comprometimento de um vereador atuante, preocupado sempre em levar melhorias para aquela comunidade do jardim aeroporto III e IV, Santa Bárbara e Jardim Aviação’
O vereador Donizete da Farmácia (MDB) comentou ‘eu não tive contato com o senhor Durval, mas o Claudinei é uma das pessoas mais corretas, justas e éticas dentro da política. Como um presidente eu vou te falar um negócio que as pessoas podem até duvidar, mas para mim ele foi um dos melhores presidentes que passou aqui nessa casa. Você conseguiu atender a todo mundo, com sua simplicidade, igualdade, então, e se você tem essas características, essa humildade, esse caráter com certeza veio do seu pai, parabéns Claudinei”
O vereador Claudinei da Rocha (MDB) agradeceu aos vereadores ‘a gente fica um pouco emocionado ao ver a foto do meu pai e com o seu bonezinho. Ele foi um companheiro, eu lembro que todos dias as seis da manhã eu chegava ali e o cafezinho dele estava pronto’
‘Ele acompanhou meus sonhos e meus sofrimentos, então, falar de Durval da Rocha Cordeiro é fácil, um trabalhador que chegou do Paraná, a minha mãe estava grávida de mim, veio em um caminhão de mudança para Franca, uma situação crítica, situação difícil e a minha mãe sempre falava; Meu filho o seu resguardo eu passei com manga verde! Então, vocês imaginam o quanto Durval da Rocha trabalhou pesado no trabalho braçal para nos dar dignidade e nos dar educação’ lembrou.
‘Quando fui eleito, a primeira conquista do meu mandato foi a calçada e o alambrado. Hoje estamos duplicando a avenida! E não estamos mudando o nome da Euclides Vieira Coelho. Esse pedaço era uma área clandestina, o projeto veio pra essa Câmara para ser legalizado, então, esse pedaço de avenida do alambrado não tem nome’ ressaltou.
Claudinei finalizou ‘nesse momento eu quero agradecer os vereadores que acompanharam meu sonho, minha luta e nessa tarde eternizando o nome do meu pai aqui nessa Câmara. Esse pedaço de avenida que foi clandestino, foi legalizado por essa casa e a partir de hoje através do empenho e através do entendimento dos 15 vereadores estaremos dando o nome de Durval da Rocha Cordeiro’ concluiu.
O vereador Pastor Palamoni (PSDB) enfatizou ‘meu amigo, meu irmão em Cristo Claudinei da Rocha, hoje vou estar no projeto que leva o nome do seu pai e retribuir o que você fez por mim’
‘Há uns 2 anos antes de ser vereador você nomeou uma praça no Jardim Aeroporto que eternizou o nome do meu pai, e é uma forma de agradecimento, fico honrado de fazer parte do projeto, e estar votando nesse dia. Não tive contato com seu pai, mas desde que a gente botou os pés aqui em 2017 em meu primeiro mandato, a gente sempre viu sua batalha por essa região’ concluiu.