Na manhã desta terça-feira, 21 de novembro, a munícipe Eliane Matheus Bonfante fez uso da Tribuna para falar sobre Saúde Mental durante a 42ª Sessão Ordinária na Casa de Leis francana.
A psicóloga e administradora atua há mais de 20 anos na área de saúde mental e como coordenadora do CAPS Florescer, agradeceu aos parlamentares e comentou sobre as ações desenvolvidas.
‘É um departamento da Prefeitura e temos convênio com a Fundação Allan Kardec e a gente trabalha oferecendo saúde mental, mas na verdade só trabalhamos com transtorno mental grave’ explicou.
Eliane ressaltou ‘a nossa intenção é levar saúde às pessoas e tentamos levar qualidade de vida para essas pessoas’
Foram feitas apresentações em telão do Plenário sobre a experiência durante a trajetória na área e as necessidades para avanço através de políticas públicas
A profissional fez reflexões e citou filósofos ‘Tem tudo a ver! Como fazer uma deliberação racional que tenha o impacto para um povo, para o cidadão francano e que isso fique na história?’ questionou.
Eliane enfatizou ‘para que exista saúde mental e discernimento nas deliberações precisamos da psicologia e de como olhar para esses processos importantes. E são os processos que vocês deliberam para uma cidade’
‘Pensando em tudo isso que disse Viktor Frankl após tanto sofrimento, ele consegue refazer, renascer e fala ainda do sentido da vida’ acrescentou.
‘A gente precisa de saúde mental para olhar para os nossos problemas, olhar de fora, sem sombras e sem nenhuma intervenção que talvez venha nos prejudicar’ concluiu.
Os parlamentares Donizete da Farmácia (MDB), Ronaldo Carvalho (Cidadania) e o presidente da Câmara vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) parabenizaram a munícipe pela apresentação, o trabalho desenvolvido na cidade e reforçaram sobre a importância de investimentos em projetos que ampliem a estrutura na saúde mental para atendimento dos pacientes.
Os legisladores se colocaram à disposição para os devidos encaminhamentos junto ao Poder Executivo.