O vereador Gilson Pelizaro (PT) em fala na Tribuna na manhã desta terça-feira, 21 de novembro, abordou alguns temas durante a 42ª Sessão Ordinária.
Inicialmente apresentou fotos em telão do Plenário e comentou sobre a situação de fiação na EMEB Professora Olívia Corrêa Costa no Jardim Paineiras.
‘Quando cheguei lá a energia estava parcialmente restabelecida, mas nas salas de aula ainda não! Então, estava com luz natural, um pouco escuro na sala e sem ventilador num calor de mais ou menos 37º graus’ disse.
‘A reivindicação principal era que os trabalhadores mesmo recebendo horas extras, trabalhassem ontem, 20 de novembro, no feriado. Para que hoje, as crianças não ficassem no escuro e sem ventilador! A gente pede atenção da Prefeitura que tenha um plano B e um sistema de proteção das escolas’ acrescentou.
Ainda de acordo com parlamentar o prejuízo com ação dos criminosos foi de aproximadamente R$ 10 mil afetando as atividades de 400 alunos distribuídos nos períodos da manhã e tarde.
Ainda na área de educação, o legislador enalteceu o empenho, dedicação dos profissionais que atuam na cidade se referindo ao prêmio recebido pela cidade quanto a questão da alfabetização na idade certa, e lamentou, a falta de reconhecimento da gestão.
‘Temos que estender aqui os parabéns a todos os funcionários da comunidade escolar que fazem com que a nossa educação seja premiada. E um pouco de caldo de galinha e sensibilidade política não fazem mal a ninguém! A educação só é do tamanho que é pelos seus funcionários!’
‘Se colocar um cone ou um poste na Secretaria de Educação, ela anda do mesmo jeito, seria premiada do mesmo jeito! Isso pelas equipes de gestores que tem, são excelentes profissionais!’ acrescentou.
‘Quero deixar aqui meu repúdio pela falta de reconhecimento aos principais atores, aqueles que estão no dia a dia, enfrentando as situações adversas para dar educação de qualidade’ criticou.
Outro tema foi sobre, a representação da Câmara no “IV Encontro Nacional de Municípios”, pelos vereadores Gilson Pelizaro (PT), Donizete da Farmácia (MDB) e Zezinho Cabeleireiro (PP) em comissão composta após a aprovação do Projeto de Resolução nº 18/2023.
‘É uma pena que só nós três vereadores representamos Franca! Lá tinha prefeitos de Ribeirão Corrente, Cristais Paulista, Ibiraci-MG, Morro Agudo, estou citando algumas cidades da região que estavam com seus legítimos representantes que são os seus prefeitos! E sequer alguém da gestão mandou algum secretário!’ lamentou.
Entre várias ações desenvolvidas no encontro, foram prestadas orientações às prefeituras de pelos menos 15 ministérios para captação de recursos.
Pelizarou citou exemplo ‘já que tivemos o Dia da Consciência Negra! Foi instituído um dia de adesão ao Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial (SINAPI). E nesse guia tem todas as normas de como o município captar recursos para políticas públicas de combate ao racismo! Mas para que isso aconteça tem que ter interesse!’
‘A Prefeitura tem que criar um órgão administrativo e pode ser uma coordenadoria de combate ao racismo para que essas políticas públicas sejam implementadas e com financiamento do ministério’ cobrou.
Na área de saneamento básico, o legislador comentou sobre o acompanhamento das Audiências Públicas realizadas na Alesp. ‘O mamãozinho com açúcar que achavam que ir ter, que ia ser fácil e que resolvia com uma canetada lá em cima! Não vai ser assim! A sociedade civil está organizada, preparada, com movimentações jurídicas no sentido de não efetivar a privatização da Sabesp’ disse.
‘Eu acho que tem muitas coisas por trás disso e acho que as máscaras vão cair antes da hora. Agora não adianta fazer papel de árvore! Fazer de conta que comigo não está acontecendo nada! Franca é referência internacional em saneamento, modelo para vários países do mundo, única cidade do Brasil onde sai combustível para automóveis do esgoto!’ ressaltou.
‘Todo prefeito que finge de árvore agora! Vai ter consequências graves principalmente em ano eleitoral’ concluiu.