Na manhã desta terça-feira, 21 de novembro, a médica pediatra Kelly Luisa Cintra fez uso da Tribuna Livre para falar sobre Ambulatório de Criança de Alto Risco (ACAR) durante a 42ª Sessão Ordinária na Casa de Leis francana.
O ACAR (Ambulatório da Criança de Alto Risco) unidade vinculada à Secretaria de Saúde que está em funcionamento desde setembro de 1.998 e cuja missão tem sido a de garantir um atendimento de excelência à criança de alto risco, bem como, acolher e acompanhar as crianças nascidas, prematuramente.
A unidade recebe, em média, 7 casos por mês, onde a maioria são prematuros extremos e são atendidos até os 3 anos de idade, contando, atualmente, com uma média de 260 crianças em acompanhamento.
A equipe hoje é composta por pediatras, recepcionistas, fonoaudióloga, psicólogo, equipe de enfermagem, dentista, assistente social e atendimento de cárdio infantil, este em parceria com a Universidade de Franca e o Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF).
Inicialmente Kelly agradeceu aos parlamentares e disse ‘estou com a difícil missão de substituir as doutoras Rita Bertelli Fontes e Carmem Salloum que por 25 anos exerceram brilhantemente a condução e a estruturação do ACAR. Foram as fundadoras do ambulatório’
‘O ambulatório é composto por uma equipe multiprofissional para atendimento as crianças desospitalizadas que chegam até nós. O nosso público é composto das crianças prematuras extremas que ficaram por muito tempo hospitalizadas na unidade intensiva a intermediária neonatal. E de pacientes com risco de vulnerabilidade social, encéfalopatascrônicos e cardiopatas’ acrescentou.
Na semana passada a Câmara aprovou o Substitutivo nº 7/2023 ao Projeto de Lei Ordinária nº 126/2023 - Substitutivo ao Projeto de Lei nº 126/2023 que institui o dia municipal da Prematuridade e a campanha Novembro Roxo - Mês da Sensibilização para a Prematuridade, e dá outras providências.
De autoria dos vereadores Kaká (PSDB) e Della Motta (Podemos) a proposta além das ações de alerta, cobra a ampliação da estrutura com mais profissionais para atendimento de 300 crianças prematuras.
Ela parabenizou os autores pela proposta e enfatizou ‘mais uma vez eu pontuo a importância desse ambulatório na vida das crianças para diminuição da morbidade das sequelas, que essas crianças vão ter na vida futura, então essas crianças vivem com qualidade’
‘A atenção adequada do prematuro vai diminuir o impacto na sua morbidade dando qualidade de vida à essa criança e gostaria de convida-los todos para conhecerem esse trabalho’ concluiu.
Os vereadores Della Motta (Podemos), Kaká (PSDB) enalteceram o trabalho feito pelas profissionais da ACAR, defenderam mais investimentos na unidade.
O presidente da Câmara vereador Carlinho Petrópolis (PL) agradeceu a presença das profissionais e colocou a Casa de Leis à disposição para encaminhamentos necessários ao Poder Executivo.