Na manhã desta terça-feira, 14 de novembro, durante a 41ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis munícipes fizeram uso da Tribuna para falar sobre a 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
Inicialmente, a nutricionista e conselheira Tuani Morilla agradeceu aos parlamentares e comentou sobre a participação na 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional realizada em setembro em Barretos.
Durante o encontro foi deliberado sobre as ações, projetos e propostas de políticas públicas de combate à fome.
A carta foi lida na íntegra e entre alguns pontos, Tuani destacou ‘nos comprometemos em trazer essas cartas políticas para os nossos devidos municípios, então é isso que estou pra fazer aqui hoje’
Foram pontudos diversos tópicos entre eles, Tuani destacou “defendemos a soberania alimentar e a efetivação do acesso ao direito humano, alimentação adequada e saudável para todos, honrando nossa história de combate à fome’
‘Após sete anos sem conferências com enfraquecimento das políticas públicas, a extinção de programa e a destituição do COMSEA nacional em 2019. A conferência chamada em 2023 tem como tema erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade. E traz a perspectiva de retomada de políticas públicas voltadas para segurança alimentar nutricional e suas dimensões socioculturais no fortalecimento da produção, acesso a alimentação adequada e de qualidade’ ressaltou.
Em seguida a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (CONSEA) Úrsula de Oliveira também fez abordagens sobre o tema e ressaltou “o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Franca (COMSEA) foi constituído em 2021 e seu mandato terminou agora em 2023. Já foram eleitos os próximos representantes que vão agora até 2025’
‘Nesses últimos 2 anos, o conselho se dedicou a estudar e fazer o mapeamento das necessidades alimentares do nosso o município. É um conselho intersetorial e nele precisam estar todos os seguimentos como, a Secretaria de Assistência Social, Saúde, Desenvolvimento e outras secretarias’ acrescentou.
Entre algumas ações foram citadas os programas Banco Alimentos e Cozinha Alimentos e outros. ‘Eu gostaria de agradecer a gestão atual pela iniciativa de permitir no município as políticas de segurança alimentar. Essas políticas não podem acontecer sem o consentimento da gestão’ enfatizou.
‘Nessa conferência foram dadas as diretrizes para a construção do nosso plano de segurança alimentar e nutricional. Esse plano deve ser finalizado até junho do ano que vem, porque o prazo entre a conferência e o término do plano é um ano, então vamos começar a partir do ano que vem. Nós participamos, tivemos nossa conferência no município e Franca terá três delegados que irão representar a região na conferência nacional em Brasília de 11 a 14 de dezembro’ enfatizou.
‘Nós não podemos nos manter apenas nas questões de arrecadações de alimentos, precisamos de uma estrutura para que esse sistema funcione, para que tenhamos alimentação adequada, segura e em quantidade necessária no nosso município’ finalizou.
Os parlamentares Daniel Bassi (PSDB), Ilton Ferreira (PL), Gilson Pelizaro (PT) e o presidente da Câmara vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) parabenizaram as atividades desenvolvidas pelas representantes do CONSEA de Franca, esclareceram algumas dúvidas, apresentaram sugestões já desenvolvidas em outras cidades e se prontificaram a auxiliar nas cobranças e encaminhamentos necessários para o desenvolvimento das políticas públicas de combate à fome.