Em regime de urgência, foi aprovada a Moção de Repúdio nº 7 de 2023 de autoria coletiva ao ex-atleta Oscar Schmidt, pelas falas inaceitáveis proferidas contra o município de Franca, feita de forma desrespeitosa, raivosa e jocosa, atingindo toda a comunidade francana.
Justificativa
O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt atacou Franca, durante participação em um podcast, no último dia 02/11/2023 em um podcast, veiculado em um canal do youtube.
Ao narrar uma suposta proposta feita a ele para assumir o Franca Basquete, ele atacou a cidade: “puta lugar de merda”. A afirmação foi feita durante participação de Oscar, ao lado do também ex-jogador Marcel, no “Ticaracaticast”, apresentado pelos radialistas e humoristas Bola e Carioca.
“Chegou ao ponto de Franca pedir pra mim (sic) tomar conta do time, porque eles queriam patrocínio, é lógico. A gente tinha patrocínio, fizemos um timaço, era o banco Bandeirantes. Eu conseguia patrocínio. Aí eles chegaram ao ponto de me entregar o time. Eu disse: ‘Não, porra, não vou fazer isso. Fica com o (time) de vocês aí, que eu fico com o meu lá em São Paulo’. Imagina, eu vou pra Franca? Puta lugar de merda. Começa por aí...”, disse Oscar.
Carioca interrompeu: “Não, pô. Lá é bom, pô”. Os humoristas, então, começaram a gargalhar. “Lá é bom, pô. Só um pouco longe de São Paulo, mas é bom”, continuou Carioca.
“Dá pra fazer sapato, cara”, emendou Bola. É inadmissível que, nos dias atuais, um esportista nacionalmente conhecido se pronuncie, ainda mais de forma pública, de forma totalmente deselegante, desrespeitosa, raivosa, tudo isto com teor jocoso com o município de Franca, ainda mais um município que é reconhecido mundialmente pelo basquete.
Craque dentro de quadra, Oscar Schmidt não demonstra agora a mesma habilidade com as palavras, ofendendo uma cidade em constante progresso e formada por uma população digna e trabalhadora.
Franca possui aproximadamente 400.000 mil habitantes e é uma ótima cidade para se morar. Vejamos alguns exemplos: 100% da população total de FRANCA tem acesso aos serviços de abastecimento de água.
A média do estado de São Paulo é 96,6% e, do país, 84,2%. (https://www.aguaesaneamento.org.br/municipios-saneamento/sp/franca). 100% da população total de FRANCA tem acesso aos serviços de esgotamento sanitário.
A média do estado de São Paulo é 92,18% e, do país, 66,95%. (https://www.aguaesaneamento.org.br/municipios-saneamento/sp/franca).
Portanto, o Poder Legislativo apresenta esta MOÇÃO DE REPÚDIO ao ex-atleta Oscar Schmidt, a qual também se estende aos demais participantes do podcast, ou seja, os radialistas e humoristas Bola e Carioca que após a fala do Oscar, mormente ao menosprezo por Franca, em tom de deboche deram altas gargalhadas, não repudiando ou repreendendo, em nenhum momento o entrevistado Oscar.
Vereadores
O vereador Marcelo Tidy (União) citou os inúmeros títulos conquistados por Hélio Rubens Garcia e comentou ‘é um exemplo de homem do esporte, um cara bravo e que sempre defendeu o esporte dentro das quatro linhas, mas sempre foi uma pessoa que inovou. Ontem fiz um ofício aos órgãos competentes como, a FIBA, e o NBB, para que façamos uma campanha para inclui-lo no Hall da Fama. Ele sim merece estar no Hall da Fama! É um dos maiores expoentes do basquete brasileiro e que deve ser seguido’
O vereador Daniel Bassi (PSDB) disse ‘não se trata apenas de jogar basquete com maestria, ganhar títulos, fazer pontos, mas ser referência dentro e fora de quadra. Somos um celeiro de atletas e quando citamos Hélio Rubens e Helinho Garcia, estamos falando de exemplos dentro e fora de quadra, companheirismo, ética e caráter’
Pelizaro (PT) comentou sobre os apresentadores do podcast e do ex-jogador Marcel que também participaram da entrevista durante as ofensas feitas por Oscar ‘jamais poderia ter tratado a Franca como tratou! E muito menos os dois apresentadores Carioca e Bola, debochar da maneira que debocharam! As risadinhas que fizeram! Eles tem mania de fazer um humor meio complicado e não é assim que deve tratar uma cidade onde muitos inclusive os acompanham. Só queria reforçar o repúdio’
O vereador Zezinho Cabeleireiro (PP) disse ‘sou de Minas e fui muito bem acolhido em Franca! É uma cidade mãe! Porque quem mora em Restinga, Pedregulho, Ibiraci-MG, trabalha em Franca. É uma cidade regional que atende 22 cidades e tem que ser respeitada’
O vereador Della Motta (Podemos) pontuou ‘fiquei feliz primeiro pela união e segundo pelas forças vivas da cidade que se manifestaram das melhores maneiras possíveis demonstrando que essa cidade é diferente’
O vice-presidente da Câmara vereador Pastor Palamoni (PSD) fez referência ao Hino de Franca, proclamou trechos e ressaltou ‘não é a palavra de um grande homem um dia e que se tornou pequeno que vai destruir nossa cidade! Pelo contrário, criou forças, união e nós vamos para frente! É para frente que Franca caminha!’
O presidente da Câmara vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) destacou as referências da cidade no Estado e Brasil como Polo Calçadista, Capital do Basquete e ressaltou ‘as desculpas são bem vindas sim! Mas as palavras depois de lançadas são difíceis de esquecer! Quem mora aqui sabe o que Franca significa para cada um de nós e estamos aqui para representar nossa cidade’