Aprovado na 41ª Sessão Ordinário o Projeto de Lei Ordinária nº 82 de 2023 de autoria do vereador Della Motta (Podemos) que denomina Subtenente PM Ricardo Luís Falqueto a Rua 126 do Jardim Arizona de Franca e dá outras providências.
Biografia
Subtenente PM Ricardo Luís Falqueto, bacharel em Direito, casado com Poliane Soares Falqueto e pai de uma filha, Sofia. Tomou posse em maio de 2002, trabalhou como Soldado e Cabo no 15º e 20º BPM/I, frequentou escola de Sargento em 2008.
Em 2009 foi para o Corpo de Bombeiros atuando no 16º e 9º GB, atualmente exercia suas atividades em Ribeirão Preto no Cobom. Foi promovido por merecimento em 2020 a Subtenente PM e possuía uma série de cursos aquáticos, mergulho salvamento aquático.
Era um exímio nadador e participava de todas as competições do Corpo de Bombeiros.
Recebeu láurea de mérito pessoal de 2° grau, como honraria pelo reconhecimento e destaque no cumprimento de suas missões em prol da coletividade, demonstrando, assim, destemor, profissionalismo, amor à causa pública e honradez.
Vereadores
O vereador Della Motta durante fala na Tribuna agradeceu aos parlamentares e aos familiares do homenageado ‘Dona Zilda, Poliana e Sofia! Sofia vem de sabedoria! Você conduz a sabedoria, e o que nós estamos fazendo aqui hoje Sofia, eu fui policial militar quando seu pai se apresentou na sede do 15° e eu fiz a recepção dele!’
‘Ele era totalmente focado naquilo que pretendia e nas escalas de serviço tudo aquilo que ele passou conseguiu! O ápice de ser bacharel em direito, ele tinha um posicionamento único! Às vezes a gente determinava alguma função, e ele indagava qual o motivo que deveria cumprir aquilo, obviamente nós já observamos nele um profissional totalmente diferente, tanto é que sua carreira foi um relâmpago! Logo atingiu o mais alto posto das praças, Subtenente de Polícia Militar e depois foi para o Corpo de Bombeiros. Era uma missão que ele tinha que cumprir e a gente fica feliz por que ele percorreu todas as unidades e foi um profissional exemplar, o seu pai é por si só, não tinha nada que ele não pudesse fazer, era até um pouco exagerado naquilo que fazia’ acrescentou.
O legislador ainda ressaltou ‘obviamente Sofia eu como policial já vim várias vezes aqui para tentar homenagear, talvez a gente fique um pouco tanto triste porque não queria esse momento. Ele foi executado! Fizeram a barbárie com ele, e hoje estamos na Câmara Municipal, esses 15 vereadores e a população que está nos ouvindo, nos assistindo, nós vamos eternizar o nome do seu pai na nossa cidade’
‘O seu pai por si só dentro do Corpo de Bombeiros é, foi e sempre será um herói!’ concluiu.