Na manhã desta terça-feira, 3 de outubro, foi feita a entrega das Moções de Aplausos 61/2023 de autoria do vereador Daniel Bassi (PSDB) e a Moção de Aplausos 60/2023 de autoria do vereador Marcelo Tidy (União) em homenagem aos comunicadores Renato Valim e Kelven Valim de Melo.
Pai e filho são referências na atuação da comunicação francana e as moções foram aprovadas durante 30ª Sessão Ordinária.
Justificativa
Renato Valim de Melo nasceu em 12 de fevereiro de 1941, na cidade de Franca. Ele é filho de Waldemar Valim de Melo e Geralda Ferreira de Melo; irmãos de Renildo Valim de Melo, já falecido, e Renatal Valim de Melo. Renato é o filho mais velho. Em 1972, ele se casou com Adelina Costa Melo.
Desta união, ele se tornou pai de duas filhas e um filho: Glenda, Erika e Kelven. Com o crescimento da família, ele ganhou dois netos: Rafael e Vitor. Quando criança Renato ajudava o pai, o Sr. Waldemar Valim de Melo a consertar, vender sapatos e comercializar verduras.
O filho mais velho ainda trabalhou na indústria calçadista como milhares de Franca. Aos 18 anos, ele inicia seu trabalho na comunicação. São 64 anos trabalhando na mídia francana, trazendo para seu público notícias de Franca, região e do país. Neste período, ele esteve nos jornais Diário da Franca, Comércio da Franca, Rádio Hertz, Rádio Difusora e Rádio Imperador.
Curiosidades sobre Renato Valim:
• a paixão pelo rádio começa na Rádio Hertz, na antiga PRB5 que funcionava ali na Praça Barão da Franca.
Lembra onde ficava a agência bancária do Banco Bandeirantes? Lá começa a história deste Valim de Melo no rádio.
• Enquanto estava nos calçados Terra, onde trabalhou durante anos com pespontador, em 1965 foi aprovado no concurso público para servente de limpeza no Fórum de Franca. Trabalhou ali anos com profissionais do direito.
• Por volta dos anos 90, Renato Valim de Melo foi aprovado em concurso para oficial de justiça e ficou anos no Fórum de Franca como tal até a aposentadoria do Judiciário. Ali viveu várias situações do campo que o deixavam pensativo sobre a vida e o mundo em construção.
• Ao mesmo tempo, ele também fazia jornalismo impresso e com isto, ele teve a oportunidade de trabalhar nos Jornais Comércio da Franca, no Diário da Franca com Facury, no Francano com o Tuffy Jorge Renato sempre faz questão de dizer.
“Eu faço entrevistas com várias autoridades, personalidades de Franca, do Estado e do país, eu não tenho qualquer problema com o entrevistado, sempre que eu solicito eles me atendem bem”.
É desta forma respeitosa, transparente, ética que ao longo de 64 anos ele faz a diferença na mídia e na imprensa francana. Comportamento esse que o torna um ícone da nossa comunicação. Veterano mais antigos no ar no momento, Renato Valim esteve nos gramados nos tempos áureos da Francana, e, também, das inesquecíveis viagens de caminhão para as fazendas para cobrir os jogos dos times amadores de Franca.
Acompanhou várias vitórias do basquete francano, cobriu as mais diversas eleições da cidade, entrevistou todos os prefeitos de Franca na modernidade e levou ao ar múltiplas notícias nestes 64 anos, sempre com respeito e ética com seus entrevistados e suas entrevistadas. Renato Valim de Melo é bisneto de Manoel Valim, exescravizado que comprou sua liberdade no final do século XIX.
Manoel Valim, em promessa à Nossa Senhora de Aparecida por ter curado sua filha de um problema nos olhos, construiu a Capelinha de Franca, Igreja Nossa Senhora de Aparecida. Seu tataravô morava ali na região da Capelinha e realizava diversas ações para a cidade de Franca, uma delas procissões e quermesses em louvor a Nossa Senhora de Aparecida.
Renato dá continuidade à trajetória de Manoel na imprensa. Todos os dias, ele pode ser ouvido na Rádio Imperador nos brindando com pautas e furos jornalísticos importantes.
O legado da família Valim de Melo segue vivo nas ações deste filho da Alta Mogiana.
Justificativa
Kelven Valim de Melo nasceu em 04 de julho de 1980 em Franca. Ele é filho de Renato Valim de Melo e Adelina da Costa Melo, irmão de Glenda e Erika. Cursou o ensino fundamental nas Escolas Capitão José Pinheiro de Lacerda e no Caetano Petráglia.
Já o ensino médio foi finalizado na escola David Carneiro Ewbank. Aos nove anos, começou a trabalhar na banca de pesponto do Alvair. Kelven iniciou seu trabalho na área da Comunicação Social, na Rádio Difusora, com seu pai.
Na mesma época, estavam ali como aprendizes de jornalismo, Samuel Cintra e Marcelo Facury. Juntos, eles foram aprendendo a prática do jornalismo. O caçula da família Valim de Melo, em 2003, formou-se em Jornalismo pela Universidade de Franca.
Enquanto estudava, fez estágio na EPTV de Ribeirão Preto, afiliada da Rede Globo. Foi contratado naquela época e mudou-se para Ribeirão Preto.
Trabalhou na coordenação do jornalismo na Rede Record. Depois de encerrar seu trabalho na TV focou na atividade de assessor de imprensa. Nesta atividade, trabalhou no Instituto Chuí, no Clube Castelinho e na Prefeitura de Cristais Paulista, dentre outros lugares.
Atualmente trabalha como repórter da rede de televisão EPTV, fazendo matérias sobre Franca e região de Ribeirão Preto, bem como destaca as notícias do esporte francano. Kelven Valim de Melo tem 2 filhos, Rafael e Vitor Hugo.
O legado da família Valim de Melo segue vivo nas ações deste filho de Franca.
Homenageados
O jornalista Kelven Melo agradeceu aos parlamentares e comentou ‘muito importante esse momento que tenho vivido, o retorno ao jornalismo diário e tudo isso veio para motivar ainda mais e dar mais energia. Não é fácil você trabalhar numa cidade como Franca que tem jornalismo na veia e estando em um veículo tem um alcance e uma participação muito importante’
‘Com certeza esse reconhecimento motiva e quero agradecer a todos vocês. Estou com 42 anos e sempre acompanhando meu pai de perto desde criança, esse momento que vivo é muito do que aprendo em casa e do que vivo em casa. Não só como filho, mas como jornalista, a gente compartilha tudo e ele sempre me cobra, me observa, então, esse crescimento para chegar até aqui com certeza devo a ele, a minha mãe e minhas irmãs’ acrescentou.
Sobre os desafios da cobertura na conquista do Mundial de Basquete, Kelven lembrou ‘realmente não imaginam a responsabilidade que foi, um país diferente, cultura diferente, praticamente durante os cinco ou seis dias que estive em Singapura tive contato com três ou quatro negros, para vocês verem onde estamos pisando e a gente já chega com uma responsabilidade muito grande. Mas é um país totalmente respeitador, pessoas educadas, é um país de primeiro mundo, é muito diferente do que a gente vive aqui. E foi muito gostoso estar fazendo uma cobertura dessa, num lugar totalmente diferente que eu nunca imaginava, foi realmente o momento da minha vida’
‘Foi muito bacana! Em seis coberturas de finais de Franca nesse 1 ano e 4 meses que estou na EPTV também fui campeão das seis! Coroar com esse mundial foi fantástico’ concluiu.
O radialista Renato Valim agradeceu aos parlamentares pela homenagem ‘sinceramente estou muito emocionado com tudo o que está ocorrendo e praticamente com 50 anos de comunicação é um momento inesquecível sem dúvida alguma. E aproveito para agradecer a todos indistintamente por essa importante homenagem que vai ficar marcada em nossos corações para o resta da vida’
Vereadores
O vereador Marcelo Tidy (União) comentou ‘muito gratificante fazer essa homenagem e quis o destino estar pai e filho. Renato Valim todas as honrarias, todos os testemunhos do grande homem que é, pessoa querida pelos quatro cantos da nossa cidade. Um homem querido e respeitado que carrega consigo uma educação que é única’
‘O Kelven vi surgindo na profissão de jornalista quando iniciou a sua formação acadêmica na Universidade de Franca. E o Kelven tem o DNA legítimo dos pais! Herdou do Renato Valim a gentileza, o fino trato com as pessoas e quis o destino também dele estar presente em um dos maiores momentos do esporte francano com a cobertura do título mundial do Franca Basquete’ acrescentou.
‘Você é merecedor de tudo o que aconteceu em sua vida, um exemplo de persistência, acompanhando os passos do pai e faz isso com maestria. Parabéns a toda família Valim’ concluiu.
O vereador Daniel Bassi (PSDB) comentou ‘uma homenagem que estamos fazendo para referências não só de Franca e toda a região, mas referencias como pessoas seja no trabalho e ou no dia a dia. A Câmara Municipal de Franca tem muito orgulho dessa homenagem e de estar referendando esse reconhecimento para vocês’
‘Um profissional ser referência na área de atuação é revigorante, agora imagine, duas pessoas serem referências na mesma área de atuação com idêntica credibilidade e ambos da mesma família. Realmente isso é algo diferenciado’ acrescentou.
‘Quero parabenizar o Kelven e o Renato, e a toda família Melo e Valim pelas pessoas maravilhosas que acompanho, estendo aqui meus cumprimentos a dona Adelina, a Glenda e a Érica, ambas também de muito êxito em suas profissões. É uma honra para os francanos convivermos com pessoas maravilhosas, competentes, dedicadas como vocês’ concluiu.
O vereador Donizete da Farmácia (MDB) parabenizou os autores das homenagens e ressaltou ‘o Renato é o exemplo maior e uma prova que mostra que não é preciso humilhar, pisar, falar mal de alguém para crescer dentro de seu trabalho. Ele é isso! Cresceu sem ter rejeição de ninguém e não tem inimizade com ninguém. E o Kelven eu vi nascer esse menino! As vezes ainda não caiu a ficha para você, mas esse título mundial do Franca Basquete daqui a 20 ou 30 anos será lembrado, e quem cobriu? O Kelven estava lá! É uma marca muito importante que você conquistou merecidamente’
O vereador Kaká (PSDB) pontuou ‘quanto se trata de valores, a vida é isso aí! Um prêmio para sua história e de seu pai, a vida pública, as coberturas que fazem é uma coisa muito séria! Quantas coisas podem ser distorcidas, mas sabe o que chama isso? Berço! Raiz! Valores! Isso não se compra na venda! Vem da raiz cultural dos avós que passaram aos pais e que estão passando à vocês. Então, vocês só externam aquilo que vivem em casa. Isso chama-se essência, respeito, espiritualidade e por isso estão sendo homenageados’
O vereador Zezinho Cabeleireiro (PP) acrescentou ‘eu nunca vi o Renato Valim na rádio falar mal de uma pessoa! Nunca! É uma honra muito grande, saber que temos uma pessoa da imprensa que ajuda a divulgar nosso trabalho. E Kelven na hora daquela virada fui muito gostoso! O trabalho de vocês é um orgulho para nossa cidade’
A vereadora Lurdinha Granzotte (União) parabenizou os autores das homenagens e disse ‘Kelven você está de parabéns e seu pai creio que te educou muito bem e sou fã! Porque a gentileza e a humildade desse homem, a imparcialidade que ele trabalha e os cuidados que tem com ao entrevistar a gente. Estão de parabéns!’
O vereador Claudinei da Rocha (MDB) disse ‘é uma alegria estar participando desse momento de honra dessa dupla abençoada, tal pai, tal filho. E sabem porque são tão diferentes? Porque temem a Deus! E a bíblia diz que o temor à Deus é o princípio da sabedoria! Então, são sábios! Enquanto a gente vê na concorrência sensacionalismo, essa dupla presta um serviço de excelência’
O vereador Gilson Pelizaro (PT) ressaltou ‘não sei quem está mais emocionado se é o filho ou pai, mas queria cumprimentar o Renato pelo legado, pelo DNA que tem da comunicação e transferir isso para o filho. O que é extremamente importante, imagino que devem conversar nos bastidores porque a função de vocês é muito especial, muito importante, um erro, um escorregão na vida de um jornalista pode difamar a vida de uma pessoa e atrapalhar para o resto da vida. Então, quero parabeniza-lo pela maneira que vocês trabalham na comunicação’
O vereador Della Motta (Podemos) enfatizou ‘o Renato é uma lenda viva na comunicação francana! Uma referência do jornalismo francano. E o Kelven acompanho já faz um tempo porque já navegou pelo jornalismo em vários departamentos, quanto estava na ativa, um jovem começando e sempre trazendo notícia com imparcialidade e profissionalismo. E quando o Kelven foi para Singapura eu fiquei pensando na responsabilidade de representar o jornalismo francano, mas sempre falo, o exemplo que tem em casa dificilmente vai cometer um equívoco ou erro. São pessoas que dão orgulho para nossa cidade’
O presidente da Câmara vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) parabenizou autores e homenageados ‘vocês tem um carisma que nada tira isso de vocês! Para gente é uma satisfação muito grande e quanto ao título do basquete, a gente tem que estar preparado para tudo! Na vitória e na derrota, e persistir naquilo e não desistir nunca. E o basquete provou isso que em 1 segundo faz a diferença! Vocês hoje representam tudo aquilo que a gente sonha um dia e considero vocês como amigos’