O vereador Gilson Pelizaro (PT) fez uso da Tribuna na manhã desta terça-feira, 17 de outubro, durante a 37ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana.
Inicialmente parabenizou os educadores e lembrou a data comemorativa 15 de outubro, Dia do Professor. ‘Quero cumprimenta-los e ao mesmo tempo ser solidário a essa categoria que tem sido um tanto quanto desvalorizada e muito ameaçada’ disse.
O parlamentar citou os ataques sofridos por professores cometidos por pais de alunos em Franca ‘muitos professores têm trabalhado com medo da violência e as vezes até de se expressarem em sala de aula com medo de represálias’
‘Infelizmente não temos visto um trabalho preventivo por parte da Secretaria Estadual de Educação, nem pela Secretaria Municipal de Educação com relação à violência que tem acontecido nas escolas’ lamentou.
Na área de saneamento, Pelizaro citou sobre a questão da privatização da Sabesp proposta pelo Estado e exibiu fotos de uma ação ocorrida em Botucatu com ato simbólico de um ‘abraço solidário’ envolvendo autoridades, população e funcionários.
‘Esse envolvimento das autoridades inclusive do prefeito é extremamente importante porque o poder concedente é do município! E infelizmente, me parece que hoje está sendo protocolado na Alesp o projeto de privatização da Sabesp ignorando o poder concedente dos municípios’ disse.
‘Já existem muitas ações judiciais feitas por deputados junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a privatização da Sabesp. E nós também, agora é hora literalmente da onça beber água! Porque se foi protocolado o projeto que faz parte do pacote de maldades do Tarcísio, é hora de agir!’ pontuou.
O parlamentar citou que o contrato da Sabesp com Franca prevê que em caso de privatização os serviços têm que ser devolvidos ao município.
‘Vamos exigir na Justiça que os nossos direitos, do nosso município sejam prevalecidos’ enfatizou.
O legislador cobrou envolvimento de autoridades como, por exemplo, os deputados estaduais e o prefeito Alexandre Ferreira.
‘Tem algumas figurinhas que estão na moita e tá na hora de aparecer! Eu não gostaria que a Sabesp fosse usada como moeda de troca para defender interesses eleitorais. É muito mais ampla a discussão, estamos colocando em jogo a qualidade de vida do povo de Franca!’ alertou.
Pelizaro citou as ações da Frente Parlamentar de Interesse Público para estudos e debates relacionados ao processo de privatização da Sabesp e seus impactos no saneamento básico do município.
‘O que está acontecendo em Franca com a segurança, serviços de limpeza, e se terceirizar a Sabesp vai acontecer a mesma coisa! Chegou a hora da gente tomar as devidas providências!’ concluiu.
Para finalizar, Pelizaro ainda citou a liberação de R$ 6,1 milhão para tratamento de câncer para Santa Casa de Franca e agradeceu ao Ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha e a Ministra da Saúde Nísia Trindade Lima.