Vários temas foram abordados pela vereadora Lurdinha Granzotte (União) na manhã desta terça-feira, 31 de outubro, durante uso da Tribuna na 39ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana.
Inicialmente pontuou sobre as ações do Estado e parabenizou o governador Tarcísio de Freitas pela inauguração do primeiro Ambulatório Médico de Especialidades (AME) para atenção exclusiva à saúde feminina.
O AME Mulher vai funcionar no Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, no Belenzinho, zona leste de São Paulo, e atender pacientes de todas as idades, desde a fase pré-puberdade até a menopausa. A unidade tem capacidade para 1,1 mil consultas e mais de cem cirurgias de pequeno e médio porte por mês.
‘Temos a esperança que seja inaugurado em várias outras cidades e que venha um AME Mulher para Franca’ comentou.
Outro tema abordado pela vereadora foi sobre a manutenção dos cemitérios da cidade. Foram apresentadas fotos em telão, Lurdinha comentou sobre obra inacabada no cemitério Santo Agostinho.
‘Não sei se foi a Justiça que mandou parar, se teve algum outro problema, mas olha só o mato alto! Temos que ver o porquê isso está acontecendo’ ressaltou.
Além disso, a parlamentar questiona a Prefeitura sobre medidas que vem dificultando o trabalho dos servidores. ‘Não podem fazer horas extras, não podem fazer banco de horas, então, isso está dificultando o trabalho dos coveiros e os ajudantes gerais, tanto no Cemitério Santo Agostinho quanto no Cemitério da Saudade’ disse.
A vereadora citou ‘eles tem que fechar os cemitérios às 17h e as vezes passa desse horário, e não tem banco de horas. Outra coisa é que o serviço é insalubre e a vigilância determinou que as roupas que usam fiquem no local. Eles têm que tomar banho, mas como não podem passar do horário estão indo como estão mesmo, então, vamos tentar uma audiência para resolver essa situação’
Na área de meio ambiente, a vereadora citou mais uma vez as constantes queixas de munícipes quanto a sujeira em várias áreas da cidade. ‘Gostaria de pedir também a consciência da população, as vezes a Prefeitura não dá conta de tanto lixo que é jogado’ alertou.
‘Vamos ter a responsabilidade de jogar lixo no lugar que deve ser jogado. Isso prejudica todo mundo’ reforçou.
Na saúde, Lurdinha comentou sobre o acompanhamento feito na Carreta da Mamografia e ressaltou ‘as senhas estão se esgotando todos os dias, e a gente viu a satisfação das mulheres. Falaram que não havia demanda reprimida, mas o que vimos é que facilita, resolve tudo em um dia só’
A vereadora finalizou ‘infelizmente estamos vendo muitos cortes do Governo Federal na área de saúde e educação. Algumas notícias que nos deixam muito tristes e chateados, mas a gente corre atrás e persiste’