A Câmara de Franca recebeu na tarde desta segunda-feira, 30 de outubro, o Assessor Parlamentar do Secretaria de Desenvolvimento social do Estado de São Paulo Dr. Joás Garcia Moreno Sanches, representante do Secretário Estadual de Desenvolvimento Gilberto Nascimento Júnior.
Dr. Joás ministrou palestra com o tema ‘Parcerias Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e Poder Público'. O objetivo orientar gestores, representantes, diretores e voluntários que atuam no terceiro setor.
Participaram do evento o presidente da Câmara de Franca vereador Carlinhos Petrópolis Farmácia (PL), o vice-presidente da Câmara vereador Pastor Palamoni (PSB), o prefeito de Igarapava e presidente do Consórcio de Municípios da Alta Mogiana (COMAM), o presidente do Conselho de Pastores de Franca Pastor Cláudio Roberto Martins da Silva, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Franca Donício Cruz Antunes, assessores parlamentares, convidados e representantes de entidades.
Dr. Joás parabenizou a Câmara de Franca pela iniciativa e destacou ‘no terceiro setor a gente encontra pessoas maravilhosas, são operadores dentro da Política de Assistência Social que fazem com amor, com dedicação, mas muitas vezes lhes falta uma capacitação para atuar na parceria pública onde exige cumprimento de legislação, regras que não tem como fugir delas, porque o gestor público ao fazer a parceria, se o parceiro não cumpre a regra, ele (gestor) é prejudicado’
‘Ganhamos todos quanto o Poder Público se dispõe a capacitar, a entender qual é a dificuldade que o terceiro setor se encontra e ao mesmo tempo ser capacitado, excelente essa parceria. Vai ser um ganha ganha’ acrescentou.
‘No final é a população que ganha! E quando falo de assistência social é voltada principalmente aqueles que mais dela necessita’ concluiu.
O prefeito de Igarapava e presidente do Consórcio de Municípios da Alta Mogiana (COMAM) enalteceu o trabalho feito pelo Legislativo francano e enfatizou ‘é um assunto muito importante porque qualquer equívoco compromete toda a gestão, toda a prestação de contas anual e leva a rejeição de contas’
‘Essa orientação foi fundamental e importante para nós gestores que promovemos a política pública assim como as entidades’ acrescentou.
‘Temos que ter esse olhar, esse cuidado no dia a dia e sempre se atualizar! Porque automaticamente as vezes vai comprometer todo atuação de uma gestão’ concluiu.
A ação ocorrida no Plenário da Casa de Leis integra a programação de eventos da Escola do Legislativo de Franca que tem por finalidade promover diversos tipos de capacitação com realização de oficinas, encontros, ciclos de debates, palestras, congressos e workshops abrindo-se espaço para que a sociedade civil interaja com o Poder Legislativo.
O presidente da Câmara vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) destacou ‘a gente sabe que é o terceiro setor que faz a gestão das instituições na nossa cidade e na região, com isso todo aprendizado das normas para se fazer projetos é muito importante’
‘Várias entidades da nossa cidade têm dificuldades e buscam orientações de como buscar a transferência de recursos. Hoje temos o Tribunal de Contas (TCESP), o Ministério Público que fazem bem seu trabalho e as normas têm que ser cumpridas perante às leis’ alertou.
‘Estamos contribuindo com as instituições! Como Poder Legislativo hoje reunimos o Estado e o representante das Prefeituras e das entidades para as devidas orientações’ concluiu o presidente.