Foi aprovado na 35ª Sessão Ordinária o Projeto de Lei Ordinária 97/2023 de autoria do vereador Claudinei da Rocha (MDB) que denomina Odirlei Carlos Pessoni a rua 16 do loteamento denominado Reserva Abaeté.
Biografia
Odirlei Carlos Pessoni nascido em Franca – SP no dia 01 de julho de 1982, filho de Reinaldo Pessoni e Varlei Euripedes Carlos, irmão de Claudia, Gislaine, Renata, Rodrigo e Hortência.
Viveu sua infância bem ativa praticando diversos esportes.
Já adolescente participava de escolinhas de futebol, porém foi no atletismo que ele se identificou, dedicando exclusivamente a este esporte na modalidade Decatlo (uma competição de atletismo composta por dez provas), representando a cidade de Franca em Jogos regionais se destacando na região, conquistando muitas medalhas.
Jovem de 18 anos se casou com Claudia Oliveira de Moraes Pessoni, com quem teve duas lindas filhas, Beatriz de Moraes Pessoni e Lídia de Moraes Pessoni.
Sempre apaixonado por esportes teve que conciliar seu sonho com seus trabalhos para sustento de sua família, pois não era valorizado como atleta e passou por muitas dificuldades financeiras. Participou de muitas competições nacionais e internacionais chegando aos jogos Pan Americanos no Rio se destacando no atletismo.
Ficou conhecido como o “Atleta”.
Logo foi chamado para compor a equipe brasileira de bobsled, se dedicando ao máximo em trazer bons resultados para equipe nunca desistiu de lutar pelos seus objetivos e sonhos.
Criativo e curioso, e contribuiu e revolucionou o bobsled no Brasil, até então esporte desconhecido pelos brasileiros.
Com muitas dificuldades de treinamento no Brasil, a equipe treinava uma parte do ano no Brasil e a outra parte nos Estados Unidos e Canadá, recebendo todo o apoio destes países, pois no Brasil não temo pista de gelo. Para melhorar o desempenho da equipe na garagem de sua casa, criou simplesmente a primeira pista de push móvel do mundo.
Além de facilitar os treinos, deu à seleção o melhor tempo do planeta, ajudando a classificar pela primeira vez uma equipe de 2-man para os Jogos Olímpicos de Inverno, na Coreia do Sul.
Representou o Brasil em duas edições de Olimpíadas de Inverno, em Sochi 2014 e PyeongChang 2018, e se preparava para a terceira, em Beijing 2022.
Um homem sonhador, apaixonado por esportes, pela vida e família, parecia saber que seu tempo na Terra seria breve.
Aproveitava cada momento com muita alegria e dedicação em tudo que fazia. Fez grandes amizades por onde passou, pois era uma pessoa admirável e amiga. Trabalhando, sendo pai cuidou muito bem de sua família, conciliando com sua grande paixão que era o esporte.
Sonhador, corajoso, otimista, criativo, inteligente conseguiu se sair muito bem. Aos finais de semana, ele gostava de pescar, andar de bicicleta com as filhas e de moto com os amigos.
Foi assim que em 27 de março de 2021, fazendo trilha de moto ele sofreu um grave acidente na região de Peixoto, em Minas Gerais, falecendo na hora. Uma morte precoce, que deixou todos em choque.
Recebeu sua última homenagem no seu cortejo, onde amigos, familiares e a impressa, fizeram uma linda carreata com buzinaço de motos e com sua bela caravan azul que ele colecionava com a bandeira do Brasil.
A passagem de Odirlei Carlos Pessoni foi breve aqui na Terra, porém intensa, apaixonado por esportes dedicou sua vida em competições para esta cidade, sendo grande protagonista de projetos do Atletismo no Poliesportivo e também para o Brasil, sendo um grande atleta brasileiro de bobsled representando com êxito nosso país.
Que orgulho temos de você, descanse em paz!
Vereadores
O autor da homenagem vereador Claudinei da Rocha (MDB) comentou ‘quero agradecer a presença da família, agradecer a Milena por acreditar em meu trabalho e para mim é uma alegria estar eternizando o nome de Odirlei Carlos Pessoni’
O presidente da Câmara vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) parabenizou o autor e agradeceu a presença dos familiares.
‘Com certeza na vida muitas pessoas tem breve passagem, mas ele marcou não só a nossa cidade, mas o nosso Brasil. Mesmo com falta de infraestrutura ele correu atrás de seu sonho, conseguiu realiza-lo e graças ao apoio de todos vocês da família. Nosso abraço eterno ao Odirlei onde estiver e com certeza está olhando por todos nós’ comentou.