O presidente da Câmara de Franca vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), o presidente da Comissão de Assuntos de Segurança Pública vereador Della Motta (Podemos) e os vereadores Kaká (PSDB), Ronaldo Carvalho (Cidadania) e Marcelo Tidy (União) participaram na tarde desta quinta-feira, 14 de setembro, do encontro na Associação do Comércio Indústria de Franca (ACIF) que marcou a assinatura do Projeto de Lei para implantação da Atividade Delegada em Franca.
Ainda participaram o prefeito Alexandre Ferreira (MDB), o presidente da ACIF Fernando Jorge, o comandante do 15º BPMI Tenente Coronel Márcio Alves Cardoso, representantes da Guarda Municipal, comerciantes, empresários, convidados e outras lideranças.
O que é Atividade Delegada?
A Atividade Delegada permite que os policiais trabalhem na segurança pública da cidade nos dias de folga da escala de trabalho. A iniciativa desta ação que envolve a Polícia Militar e a Polícia Civil é celebrada por meio de um convênio entre o município e o governo do Estado.
Projeto de Lei
Após a assinatura, o Projeto de Lei será encaminhado para análise e votação na Câmara de Franca. Inicialmente cerca de R$ 170 mil devem ser utilizados para reforçar o patrulhamento na cidade.
Vereadores
A Câmara de Franca tem sido protagonista na indicação de projetos e parcerias para solução dos problemas nas mais diversas áreas, entre elas, a segurança pública.
O presidente da Comissão de Segurança Pública vereador Della Motta (Podemos) lembrou que a implantação da Atividade Delegada em Franca vem sendo solicitada pelos parlamentares desde 2017.
‘Na realidade nós temos que ver o que é melhor para nossa comunidade, e se há falta de efetivo da Polícia Militar e Polícia Civil temos que buscar uma compensação. E ela vem através da Atividade Delegada, com isso vai aumentar a sensação de segurança principalmente nas áreas comerciais onde teremos uma constância maior de viaturas’ destacou.
Além da Atividade Delegada, o Legislativo também teve papel importância na conquista por mais viaturas para o Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e outras forças de segurança.
O presidente da Câmara de Franca vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) enalteceu ‘é um grande ganho para nossa cidade, a Atividade Delegada é um trabalho que já vem acontecendo há muitos anos e que estamos lutando por isso! E agora o projeto vai ser encaminhado à Câmara para que seja votado o mais rápido possível’
O comandante do 15ª BPMI Tenente Coronel Márcio Alves Cardoso comentou sobre a importância da Atividade Delegada que proporciona aumento de policiais e viaturas em áreas estratégicas da cidade.
Ele também enfatizou ‘os vereadores fizeram várias indicações solicitando a Atividade Delegada e não só isso, mas também outras situações para melhorar a segurança pública. O vereador é representante do povo, a Câmara Municipal é fundamental nesse processo e está fazendo seu papel’
O prefeito Alexandre Ferreira (MDB) destacou a importância da união dos poderes na busca por soluções em conjunto para benefício da população.
‘Todo mundo quer o mesmo objetivo, mas se cada um puxar a sua maneira, o objetivo de ninguém vai ser alcançado. Agora se estamos no mesmo objetivo e começa convergir, todos juntos para o mesmo caminho, meta a meta, degrau a degrau, isso fica muito mais fácil. E a Câmara entendeu isso! Nós precisamos trabalhar juntos, então, não é a Câmara que trabalha para o Prefeito, e nem o Prefeito que trabalha para a Câmara. É os dois trabalhando juntos para a população’ disse o prefeito.