O vereador Ronaldo Carvalho (Cidadania) fez uso da Tribuna na manhã desta terça-feira 12 de setembro durante a 32ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana.
Inicialmente convidou a população e todos os interessados para que participem da Audiência Pública no dia 21 de setembro, às 19h, para tratar sobre a Privatização da Sabesp.
O encontro é promovido pela Frente Parlamentar de Interesse Público para estudos e debates relacionados ao processo de privatização da Sabesp e seus impactos no saneamento básico do município em São Paulo na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP).
‘Chamo a atenção para a importância dessa audiência! A Sabesp hoje tem capital misto, ele já é 49% privada, mas o poder concedente que tem direito de resolver é o Estado. E o Estado está querendo passar todo o saneamento básico para rede privada’ disse.
Ronaldo alertou ‘fica aqui a nossa preocupação! Nós já temos problemas com empresas que foram privatizadas em relação ao saneamento básico e temos exemplos, Manaus que já foi falado e bem recente que é o Rio de Janeiro. O problema do modelo é aumentar a tarifa e diminuir o investimento’
‘Hoje a Sabesp 75% da sua receita líquida volta para investimento no saneamento básico e 25% somente que vão para dividendos. Então, a gente fica com um grande ponto de interrogação na nossa cabeça! A iniciativa vai manter a mesma forma de investimento no saneamento básico? A gente sabe que o investimento em saneamento básico não pode parar de maneira alguma!’ ressaltou.
Ronaldo enfatizou ‘faço esse convite a toda população! Todo aquele que tem interesse em continuar tendo a sua água tratada, limpa, entregue na sua torneira, o afastamento e a coleta de esgotos que também é tratado do jeito que precisa e devolvido ao meio ambiente’
O legislador confirmou a presença de três deputados, reforçou convites encaminhados aos vereadores, autoridades, lideranças políticas, Câmaras Municipais e outros.
‘Saneamento básico é saúde! E Franca e a região nós somos universalidados! Temos 100% de água tratada e 100% de esgotos coletado e tratado. Não faz sentido privatizar’ enfatizou.
Quanto a infraestrutura, o parlamentar comentou sobre as obras de duplicação da avenida Geralda Rocha Silva. ‘Além de fazer a nova pista, teve que refazer a que estava pronta! Foi feito teste de compactação na que existia e percebeu-se que não estava boa’ disse.
‘O progresso é isso! Está trazendo um pouco de transtornos, mas a melhoria vai ser contínua. E o trabalho está sendo muito bem feito, passei por lá e pelo que vi não deve demorar muito tempo’ concluiu.