Na manhã desta terça-feira, 26 de setembro, durante a 34ª Sessão Ordinária a psicóloga Fabiana Danese Montez fez uso da Tribuna Livre para falar sobre ‘Saúde vem do Amor’
Inicialmente destacou sua atuação na área profissional e a necessidade de mais apoio e investimentos em programas voltados aos atendimentos em saúde mental. Ela citou a importância de campanhas como, por exemplo, Setembro Amarelo.
‘Eu nunca vi nesses 20 anos como o suicídio está acontecendo de maneira que ninguém imagina. Hoje vários acidentes são provocados justamente porque as pessoas querem morrer! Brigas em bares são provocadas porque a pessoa não está nem aí!’ alertou.
Segundo a especialista, após a pandemia de Covid-19 os problemas aumentaram e os impactos são ainda mais graves.
‘Nós não somos feitos para o fim! Ninguém aqui pensa como vai ser meu velório, ou em que dia que vou morrer? Será que amanhã estou morto? Deus é tão bom! E a nossa saúde mental tem vários bloqueios para que a gente não fique pensando nisso! Senão teríamos crises enormes de pânico’
‘Foi o que a gente viu na pandemia! Eu também senti isso na pele e comecei a fazer lives por isso porque as pessoas me procuravam e não eu podia estar perto e não tinha outro jeito a não ser pela internet. Realmente foi uma guerra! Uma guerra de pressão e hoje nós temos muito estresse pós-traumático’ acrescentou.
A psicóloga citou iniciativas que podem auxiliar no atendimento das pessoas e falou sobre o projeto ‘Mulheres que voam’ que incluem os animais domésticos no tratamento dos pacientes.
‘Eu aprendi com mulheres da França, da Itália e estou humildemente começando em Franca esse projeto para que as pessoas possam levar tanto os animais delas. Eu vim atrás de gente grande! E juntos ficamos grandes! E vocês são grandes e podem me ajudar a pensar nisso’ pontuou.
‘Fico pensando o quanto a gente precisa se unir mesmo!’ concluiu.
O presidente da Câmara vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) parabenizou a munícipe pela iniciativa, comentou sobre as constantes cobranças feitas pela melhoria nos serviços de saúde mental e colocou a Casa de Leis à disposição.
Ilton Ferreira reforçou sobre a necessidade de ampliação de serviços e atendimentos nos mais diversos segmentos para auxiliar as pessoas que sofrem e muitas vezes não tem ajuda.
O vice-presidente da Câmara Pastor Palamoni ressaltou sobre a importância do tema abordado, parabenizou a psicóloga Fabiana Montez, enfatizou sobre os cuidados nos mais diversos aspectos para que as pessoas valorizem a vida e reforçou sobre a necessidade de cuidados com a população.