O vereador Ilton Ferreira (PL) fez uso da Tribuna na manhã desta terça-feira, 19 de setembro, durante a 33ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana.
Inicialmente comentou sobre uma notícia citando o lançamento de grupo de lideranças para desenvolvimento de Franca após encontro no Ciesp com empresários e o prefeito Alexandre Ferreira (MDB).
‘Lógico que nós parabenizamos iniciativas como essa, e inclusive, nós em conjunto com toda a assessoria do PL estamos sempre buscando recursos’ ressaltou.
Em seguida, o parlamentar apresentou em telão do Plenário dados da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) com previsão de investimentos em vários setores, entre, eles indústria, agricultura, serviços e outros.
‘Na agricultura, Franca é um polo na cafeicultura! Em 2021 foi Orçado para se gastar R$ 3,9 milhões e quando gastou? R$ 343 mil! Sabe quanto se gastou? 8,76%. Depois em 2022 gastou 18,5% e agora nesse ano no primeiro quadrimestre 6,72%’ disse Ilton.
O parlamentar ainda comentou sobre outros setores ‘na indústria, Franca a capital do calçado! O que tem feito pelas nossas indústrias? Em 2021 gastou 12% do valor da LDO, em 2022 gastou 14,89% e agora nesse quadrimestre 27%’
Ilton ainda fez comparativo ‘no setor de comércio e serviços, quantas pessoas vem de outras cidades para fazer compras e adquirir serviços aqui! Em 2021 gastou 0,6%, em 2022 gastou 2,42% e agora no primeiro quadrimestre 1,75%’
O legislador lamentou o baixo investimento feito pela Prefeitura em setores importantes que geram recursos e empregos.
‘Nós estamos buscando recursos junto ao Estado, mas como buscar recursos no Governo Estadual, se o recurso que o próprio município tem está deixando a desejar?’ disse.
‘Quantos empregos poderíamos ter gerado com esse desenvolvimento? Uma nova Francal ou uma nova Feira do Café! Acho que é para isso que tem secretário de desenvolvimento! E secretários de tantos outros setores!’ lamentou.
‘Deixo uma reflexão para que se comece dentro da cidade! Dinheiro tem! Está aqui e nós aprovamos na LDO, mas não foram gastos!’ concluiu.