O vereador Della Motta (Podemos) durante uso da Tribuna na manhã desta terça-feira, 5 de setembro, na 31ª Sessão Ordinária parabenizou os diretores do Sindicato dos Bancários pela promoção de evento realizado no final de semana e agradeceu a recepção dos parlamentares.
Em seguida o legislador comentou sobre a reforma do prédio do Legislativo que teve a vencedora da licitação na sexta-feira, 1º setembro, com proposta de R$ 2,5 milhões para realização das obras.
Della Motta enalteceu o empenho dos vereadores e funcionários do Legislativo ‘as vezes nós não falamos das pessoas que estão ao nosso lado, da competência do Jurídico da Câmara e dos membros da Comissão de Licitações (COPEL)’
Ele citou ainda os trabalhos iniciados em gestões anteriores dos colegas Donizete da Farmácia (MDB), Pastor Palamoni (PSD), Claudinei da Rocha (MDB) e atualmente com o presidente da Câmara vereador Carlinho Petrópolis (PL).
A reforma prevê a construção de mureta para barrar a entrada da água das chuvas evitando os alagamentos, revitalização da entrada do prédio, construção de sala anexa, revitalização e adequações de acessibilidade do Plenário, nova recepção com banheiros para munícipes, estacionamento com guarita, novo arquivo com biblioteca, a implantação de detectores de metal com equipes de segurança em pontos estratégicos e outras melhorias.
O processo para realização das obras foram iniciados há alguns anos, passando as etapas por várias gestões do Legislativo devido a complexidade da obra. Todos os processos necessários estão aprovados e seguem recomendações de órgãos técnicos e fiscalizadores.
Foram apresentadas imagens no telão mostrando os alagamentos causados na estrutura do Legislativo.
‘Ainda tem fissuras e um monte de problemas que estão ocorrendo prédio da Câmara. E quando vem um ofício externo eles pedem para ler e quando tem ofício que a Câmara fez uma contestação de alto nível junto ao Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP) não lemos essa matéria’ ressaltou.
‘Não há nada de obscuro! Teve três licitações, duas desertas e uma com vencedor acima do valor. E na sexta-feira passada teve outra na qual houve o vencedor e tomara que inicie essa obra que é de extrema e fundamental importância’ enfatizou Della Motta.
O parlamentar citou os questionamentos feitos pela União de Defesa da Cidadania (UDECIF) junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP), entre eles, a utilização de laudo defasado, aglutinação de obras de engenharia com outros tipos de serviços como sistemas de segurança, climatização e vedação de empresas reunidas em consórcio.
O pedido de liminar para a paralisação do procedimento foi indeferido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCESP).
Veja a decisão na íntegra – clique aqui
‘Eu acho que chamar os responsáveis ou o presidente para saber resolveria um monte de problemas. É bom consultar isso no Tribunal porque as vezes prejudica o andamento da Casa’ ressaltou Della Motta.
O legislador disse ‘estou falando sobre isso, uma relação mais doméstica porque aqui trabalham profissionais estritamente competentes e que respondem pelos seus atos’
‘Então, quero parabenizar mais uma vez o departamento Jurídico que fez uma contestação ímpar, e a Comissão de Licitações, trabalharam e fizeram um serviço maravilhoso. Espero que realmente que iniciem essas obras que a Casa precisa. O zelo com dinheiro público essa Casa tem! A economia, a publicidade, nada aqui é obscuro! Tudo é transparente!’ finalizou.