O vereador Della Motta (Podemos) fez uso da Tribuna na manhã desta terça-feira, 12 de setembro, durante a 32ª Sessão Ordinária e inicialmente recordou sobre a Indicação 989/2023 apontando a necessidade de estudos visando a intensificação da segurança patrimonial e, também, da guarda municipal no complexo poliesportivo, localizado na Avenida Francisco Paulo Quintanilha Ribeiro e na Rua das Pracinhas, no Parque Francal.
No documento o parlamentar cita que o conjunto poliesportivo de Franca é uma área de lazer e um espaço para prática de atividades físicas ao ar livre, bem como, um dos locais mais procurados pelas pessoas da cidade de Franca.
Além de uma imensa área verde, o lugar conta com várias quadras, parquinhos para crianças, pista de skate e uma pista de atletismo oficial. Isso sem citar que dentro do complexo fica o ginásio Pedrocão, casa do Franca Basquete.
Considerado um dos cartões postais da cidade, o complexo é um dos espaços mais procurados pelas pessoas que buscam realizar alguma atividade a céu aberto na cidade, e a cada dia, o número de frequentadores aumenta mais.
Diante do exposto, tal medida solicitada acima tem como finalidade o aumento da segurança pessoal e patrimonial dos frequentadores do local.
Della Motta lamentou a resposta recebida do setor responsável ‘eu não sei com quem o presidente da FEAC acha que está falando quando a gente encaminha uma indicação. Senhor presidente da FEAC só de segurança pública eu tenho mais de 30 anos! E o que o senhor tem de presidente da FEAC eu tenho de minuto de silêncio na fazendinha’
‘Quando o presidente da Comissão de Assuntos de Segurança dessa Casa de Leis manda um ofício é para tentar esmiuçar! E é uma ofensa responder em quatro linhas’ criticou.
O legislador comentou sobre a falta de segurança no espaço e citou a destruição causada por vândalos. ‘Cadê a segurança 24h? Cadê as câmeras? Levaram torneiras, detonaram tudo! Gastou-se não sei quantos mil reais!’ questionou.
‘Aumentou o índice de furtos dentro do Poliesportivo! Eu fazia caminhada lá e não faço mais! (...) o vereador ouve e transmite a necessidade do usuário e ficamos chateados quando vem uma resposta dessa’ lamentou.
Ainda no aspecto segurança, Della Motta parabenizou a Prefeitura pelos esforços na reativação e modernização da Central de Monitoramento inicialmente com 56 câmeras com objetivo de contribuir na melhoria da segurança da população em conjunto da Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar.
‘Fez a instalação e já vem a fake News dizendo que as câmeras vão efetuar multas de trânsito! Meu Deus do céu, onde isso? São câmeras de segurança! Vai ter o detecta nas entradas e saídas da cidade. É um contraponto que nem adianta falar, porque viralizou! Não faz multas! Aquilo é segurança!’ ressaltou.
O legislador ainda citou que novas medidas devem ser encaminhadas para análise da Casa de Leis para implantação da Atividade Delegada em conjunto do Estado através da Polícia Militar e a Prefeitura. ‘Não tem um vereador aqui que não brigou por essa Atividade Delegada!’ enfatizou.
O parlamentar voltou a falar dos problemas registrados na cidade quanto as empresas terceirizadas que não pagam os vigilantes que atuam em prédios públicos.
‘Tem um cidadão aí falando que vai me processar! Então, me processa! Seu picareta! Vai lá, têm pessoas que estão passando necessidade e não estão recebendo. E você culpou a Prefeitura! Sabe porque a Prefeitura não fez o pagamento? Porque você não prestou conta à Prefeitura! Não tem capital de giro para pagar e as escolas estão abandonadas, sem vigilantes’ criticou.
‘É impressionante a falta de caráter e compromisso de uma empresa dessa! E o pior é que ela retornou! Tem causas trabalhistas, e mais uma vez os vigilantes estão sem receber’ concluiu.