De autoria do vereador Daniel Bassi (PSDB) foi aprovada a Moção de Aplausos 74/2023 ao Delegado da Polícia Civil, Doutor Jorge Amaro Cury Neto, pelo notório e admirável profissionalismo e desempenho crucial para a manutenção da ordem e segurança pública no município de Franca.
Justificativa
É com grande satisfação que esta Casa Legislativa se une para congratular e homenagear o Delegado da Polícia Civil, Dr. Jorge Amaro Cury Neto, pelos serviços excepcionais prestados à comunidade francana.
Dr. Jorge Amaro Cury Neto é, seguramente, um dos delegados de polícia mais qualificados do Estado de São Paulo, seja por sua vocação para a carreira pública, o conhecimento consolidado em segurança pública e no constante aprimoramento de seus conhecimentos.
Dr. Jorge é graduado em Direito, Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania, pós-graduando em Direito Penal e Processo Penal e especializou-se em Polícia Judiciária e o Sistema de Justiça Criminal.
Participou de vários seminários, fóruns, jornadas, cursos de especialização, programas, nacionais e internacionais, em diversos assuntos como identificação e mitigação de ameaças, combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, combate ao crime organizado, técnicas de entrevista e interrogatório, cursos de polícia e aperfeiçoamento para delegado, investigação de crimes por meio eletrônico tecnologia da informação, inteligência policial, negociações e ações antissequestro, dentre outros.
A qualificação e o histórico do Dr. Jorge são expostos ao longo de sua exitosa carreira. Quanto a sua diversificada atuação profissional, podemos mencionar: professor no Centro Universitário Barão de Mauá e Centro Universitário Moura Lacerda.
Na Polícia Civil de São Paulo atuou como coordenador da unidade de Inteligência DEINTER 3, coordenador do Núcleo de Ensino de Ribeirão Preto, coordenador de assuntos prisionais, coordenador do grupo antissequestro.
Advogou e atuou também como delegado na Seccional de Ribeirão Preto – NECRIM, como coordenador na Unidade de Inteligência UIP e na direção e administração do Distrito Policial da Delegacia Seccional de Polícia de RP e como Delegado Titular do Município de Sud Menucci. Dr. Jorge possui um livro publicado, textos em jornais e revistas e outras produções.
Participou em diversas bancas de trabalhos de conclusão de aperfeiçoamento, especialização, pósgraduação, e também em bancas de comissões julgadoras.
Orientou e supervisionou trabalhos de conclusão de curso de graduação e monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização.
Atualmente, trabalha como Delegado de Polícia na coordenação do Curso Superior de Polícia, ACADEPOL, como professor visitante na FACAMP – Campinas e na PUC – Poços de Caldas/MG e como Diretor do DEINTER – 3.
Em reconhecimento à dedicação em tudo que faz, merecidamente, Dr. Jorge recebeu prêmios e títulos de Honra ao Mérito, no município de Tietê-SP, Certificado do Conselho Comunitário de Segurança, Ribeirão Preto-SP e Medalha do Cinquentenário do Policiamento Rodoviário do Estado de São Paulo.
Ao longo de sua carreira, o Dr. Cury Neto se tornou conhecido por sua postura ética exemplar e sua habilidade em estabelecer relações positivas, tanto internamente como no trato com a comunidade, promovendo a confiança e o respeito mútuo entre a polícia e os cidadãos.
Por tudo isso, está Moção de Aplausos representa uma singela expressão de nossa gratidão e reconhecimento pelo trabalho excepcional do Delegado Jorge Amaro Cury Neto.
Seu compromisso inabalável com a segurança e a justiça justificam esta homenagem nossa cidade é um exemplo a ser seguido. Que esta moção sirva como um símbolo do apreço e da admiração de todos os cidadãos de Franca pelo trabalho dedicado e exemplar do Delegado Cury Neto, contribuindo para tornar nossa comunidade um lugar mais seguro e harmonioso.
Vereadores
Bassi comentou ‘ele é diretor do DEINTER e para quem não sabe é o território que abrange Araraquara, Bebedouro, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, São Carlos, São Joaquim da Barra e Sertãozinho, então, ele comanda uma população de aproximadamente 3,5 milhões de habitantes e milhares de policiais’
‘Tive o prazer de conhecer o Jorginho em Ribeirão Preto quando estive com o prefeito Duarte Nogueira em uma visita do governador Tarcísio de Freitas na entrega de algumas viaturas. E ainda junto com Dr. Piccinatto que é delegado seccional de Ribeirão Preto a gente pode conhecer o trabalho que ele vem fazendo e da luta por maior efetivo policial junto ao Estado e para que se abra cada vez mais concursos, além da valorização policial’ concluiu.