E ainda aprovada a Moção de Aplausos 75/2023 ao Delegado da Polícia Civil, Doutor Wanir José da Silveira Júnior pela determinação e excelência no desempenho de suas funções para a manutenção da ordem e segurança pública no município de Franca.
Justificativa
Wanir José da Silveira Júnior, nascido em 26 de maio de 1965, em Cristais Paulista-SP. Filho de Sr. Wanir José da Silveira e Sra. Maria de Lourdes Murari da Silveira. Dr. Wanir iniciou seus estudos como Técnico de Contabilidade, a seguir, graduou-se em Direito e fez Pós-Graduação em “Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal”.
Antes de integrar-se à polícia, Wanir trabalhou na Cooperativa Nacional Agroindustrial Ltda, no Cartório de Registro de Imóveis e Anexos de Franca-SP e na empresa Calçados Rossi Ltda. Após concluir sua formação em Direito, exerceu advogacia e, a seguir, ingressou em 1989, através de concurso público, como Delegado da Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Em sua carreira de delegado, Dr. Wanir realizou diversos cursos de formação profissional, como cursos de explosivos, de armamento e tiro, inclusive de material bélico, de identificação de armas de fogo, de técnicas de abordagem policial, de escutas especializadas, atualizações legais do crime organizado, dentre outros.
Participou de vários simpósios, seminários e congressos, com os seguintes temas abordados: lavagem de dinheiro, corrupção pública, prevenção e repressão ao crimes organizados, técnicas e táticas para grupos de operações especiais, gestão de pessoas, padronização e automação das coletas estatísticas criminais, polícia judiciária e nova lei de abuso de autoridade, dentre outros relacionados a área. Detentor não só de uma vasta bagagem cultural, mas também prática, Dr. Wanir atuou como delegado titular, assistente e plantonista em distritos, delegacias e seccionais de várias cidades do Estado de São Paulo.
Em Franca, trabalhou como titular na Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes – DISE, como titular na Delegacia de Investigações Gerais – DIG, como assistente na Delegacia Seccional de Polícia de Franca e, nesta última, permaneceu como delegado titular desde setembro de 2019.
Também respondeu cumulativamente em distritos, seccionais e delegacias, nas férias de outros servidores, em diversas cidades, bem como na 21ª CIRETRAN e na cadeia pública de Franca.
Atualmente é Delegado de Polícia de Classe Especial e Delegado Seccional de Polícia de Franca-SP. Com sua notável habilidade em investigação e conduta em ocorrências, Dr. Wanir foi contemplado com 3 portarias concedendo-o elogios, DGP 3/2003, referente a Investigação de chacina ocorrida na cidade de Batatais, DGP 44/2005, referente à Resolução de caso de latrocínio de repercussão e DGP 5/2006, referente ao título de policial do mês de dezembro de 2005 na Investigação de casos de estupros de repercussão nacional.
Outros exemplos de eficiência no exercício de sua função podemos mencionar a implantação da CPJ de Franca, a elaboração eletrônica de flagrantes nas cidades abrangidas pela Seccional de Franca, e as melhorias na infraestrutura da PC.
Diante do exposto, reconhecemos e valorizamos a coragem, a determinação e a competência demonstrada pelo homenageado, parabenizando-o pela excelência no desempenho de suas funções.
Seus esforços e conquistas refletem o compromisso com a justiça e o bem estar da sociedade francana.
Sendo assim, é com grande orgulho e respeito que a Câmara Municipal de Franca apresenta esta Moção de Aplausos como uma singela demonstração de nossa gratidão e reconhecimento pelos serviços exemplares prestados pelo Delegado Dr. Wanir à nossa cidade e à sociedade como um todo.
Vereadores
Bassi comentou ‘ele é o Delegado Seccional e gerencia 17 cidades. Ele tem uma notável habilidade em compor e investigar e não é à toa que está nesse cargo. Essa moção vem para valorizar tudo o que ele vem fazendo em toda a carreira policial’
‘Dr. Wanir sem dúvida é um dos policiais mais capacitados do Estado e ainda acho que vai atingir postos mais altos, talvez uma direção de DEINTER, talvez Delegado Geral de Polícia (DGP) e isso vai agregar à história dele, a nossa Polícia Civil e as forças de segurança de toda a região’ concluiu.