Em urgência foi aprovada a Moção de Apoio nº 9 de 2023 de autoria da vereadora Lurdinha Granzotte (União) à Deputada Dra. Graciela que irá lançar no próximo dia 19 de setembro, uma frente parlamentar em prol das Delegacias de Defesa da Mulher.
Justificativa
A Deputada Delegada Graciela irá lançar no dia 19 de setembro, na Assembleia Legislativa, uma frente parlamentar em prol das Delegacias de Defesa da Mulher. A iniciativa conta com o apoio de outros 31 deputados.
O secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite apoia a iniciativa e estará presente no lançamento. Uma Frente Parlamentar é uma associação de deputados, de partidos diversos, destinada a promover, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos afins, debates e propostas de políticas públicas referentes a um determinado setor.
A Frente Parlamentar a ser lançada pela deputada Graciela visa o Fortalecimento, Valorização e Aprimoramento da Legislação em Prol das DDMS.
Atualmente, há 140 DDMs no Estado de São Paulo, sendo 28 na Capital e Região Metropolitana e outras 112 no interior.
Apesar da eficácia e dos índices de produtividade de seu trabalho, as delegacias carecem de melhor estrutura. É preciso investir em recursos materiais e humanos, valorizar essas unidades especializadas e os policiais que nelas atuam, além de aprimorar a legislação.
Policiais que trabalham nas DDMs serão ouvidos pelos deputados em busca sugestões e demandas atuais. As informações terão encaminhamento por parte da frente parlamentar, podendo se converter em ações e políticas públicas no âmbito da Assembleia Legislativa e/ou levadas ao Poder Executivo na forma de reivindicações.
Coordenadora da Frente Parlamentar, a deputada Delegada Graciela tem uma vida dedicada às DDMs. Foi escrivã, iniciou a carreira de delegada em Barretos e foi, por 30 anos, titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Franca.
Deputada pelo segundo mandato consecutivo, tem o combate contra a violência doméstica e familiar como um pilar de sua atuação. Presidiu a Comissão de Defesa e Dos Direitos das Mulheres na Assembleia Legislativa e tem leis temáticas em vigor.
Sendo assim, apresentamos a presente MOÇÃO DE APOIO, a esta relevante iniciativa que certamente abrirá novos caminhos ao combate da violência contra a mulher e em prol das Delegacias de Defesa da Mulher em todo o Estado.
Vereadores
O vereador Ilton Ferreira (PL) enalteceu o empenho e dedicação da deputada Delegada Graciela durante toda a carreira nas atividades voltadas a área de segurança.
‘Um trabalho grandioso como sempre ela tem feito, em nome do PL o nosso agradecimento, ela sempre fez e vai continuar fazendo o melhor que pode não só para as DDMs, mas vários setores do nosso Estado’ disse.
A vereadora Lurdinha Granzotte (União) que preside a Procuradoria da Mulher da Câmara de Franca comentou ‘a deputada Delegada Graciela tem feito trabalho excelente e tem assistido todos os segmentos. E quando recebi esse convite fiquei muito feliz! Temos uma defensora!’
‘A DDM de Franca faz um trabalho fantástico, a delegada Juliana e toda a sua equipe estão trabalhando muito bem e estamos vendo na mídia vários casos sendo resolvidos. A DDM atende uma região e infelizmente é classificada em terceira classe, e o que se pretende com essa Frente Parlamentar é que sejam reclassificadas, porque aí vem mais recursos, equipamentos, funcionários para atender a população’ acrescentou.
‘Infelizmente a violência contra a mulher, a violência doméstica tem crescido muito e o que a gente espera é que com essa Frente Parlamentar as DDMs sejam melhor equipadas para atender melhor as mulheres, idosos, todas as pessoas que precisam dos serviços’ concluiu.
O presidente da Câmara de Franca vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) parabenizou a autora pela moção e destacou ‘a gente reconhece o trabalho que ela faz como deputada, já fez como vereadora, como delegada, como pessoa e ser humano’
‘Sabemos que não é fácil, mas tudo aquilo que depende da vontade dela, ela faz de coração. Ela trabalha dia e noite com toda a sua equipe, porque ninguém faz nada sozinho, e estão defendendo os interesses de Franca e região’ concluiu.