Os vereadores se reuniram nesta terça-feira, 15 de agosto, para discussão e votações de projetos na 28ª Sessão Ordinária
No período da manhã aconteceu o Expediente com as leituras dos documentos e ofícios, além de uso da Tribuna tanto pelos munícipes inscritos previamente e os próprios parlamentares, a partir das 9h.
No período da tarde a partir das 14h, foram debatidos e votados os temas que passaram por análise das comissões da Casa de Leis e ou propostas que sejam incluídas em regime de urgência.
Em urgência foi aprovada a Moção de Repúdio 5/2023 de autoria do vereador Marcelo Tidy (União) às agressões ocorridas pela professora da Escola Municipal Domênico Pugliesi.
Justificativa
Uma professora da rede municipal de ensino denunciou à polícia que foi vítima de uma agressão cometida por uma mãe de aluno na tarde de quarta-feira, dia 09, nas dependências da Escola Municipal Domênico Pugliesi, na Vila Santa Maria, zona Oeste de Franca.
O caso foi registrado em boletim de ocorrência na CPJ (Central de Polícia Judiciária). Segundo o documento, a educadora relatou que a criança machucou um colega durante o horário de entrada.
Ao fim do período de aulas, a mãe foi convocada pela orientação educacional a assinar uma advertência escrita em função do ato. A vítima disse à polícia que passou ao lado da sala onde estava a mãe da criança, e esta, demonstrando alteração, passou a dizer que a professora estava perseguindo seu filho.
A profissional não teria dado atenção e seguiu em direção ao estacionamento para entrar em seu carro. A agressora, então, foi atrás dela no estacionamento da escola, e passou a dar socos na lataria do carro da professora e proferir diversos xingamentos.
Em seguida, a mulher, que seria fisiculturista, abriu a porta do veículo e puxou a vítima do interior, dando-lhe diversos socos no peito e braços, provocando lesões. Outros professores testemunharam a agressão, e por várias vezes, apartaram as duas mulheres, pois a mãe repetia os gestos agressivos.
Em certo momento, a professora conseguiu entrar no carro e trancá-lo. A mãe do aluno, então, teria pegado um tijolo e atirado contra o automóvel, mas errou o alvo.
A Polícia Militar foi acionada, mas quando uma viatura chegou ao local a agressora já havia ido embora. A professora passou por atendimento médico e no dia seguinte registrou a ocorrência na Delegacia.
Sobre o caso, a Secretaria Municipal de Educação emitiu uma nota em que afirma que “está adotando as medidas administrativas necessárias e oferecendo suporte e o acompanhamento necessários”, e “repudia, veementemente, qualquer ato de violência verbal, física ou psicológica”.
Vereadores
O vereador Ilton Ferreira (PL) comentou ‘precisamos acompanhar para que atos desse tipo sejam severamente punidos e que tenham consequências mais sérias para que isso não aconteça. É inaceitável!’
O vereador Gilson Pelizaro (PL) ressaltou ‘quero parabenizar o colega Tidy pela Moção e pela urgência! É um tema que está na pauta e que tem que tomar todas as precauções. Já fiz um requerimento para ser discutido na semana que vem cobrando quais as medidas que estão sendo tomadas pela Administração Municipal com relação tanto a professora, quanto ao aluno e quanto a agressora. Para gente entender quais os protocolos utilizados para ver se estão dentro daquilo que a Legislação determina’
O vereador Marcelo Tidy (União) reforçou ‘nenhuma agressão é tolerável! O que precisamos fazer é incentivar os professores e como eu disse, se o profissional errar, procure um ato administrativo. O que não pode de forma alguma é partir para a violência física e ou verbal’
A vereadora Lurdinha Granzotte (União) disse ‘realmente toda violência tem que ser repudiada, e inclusive, o que os professores estão chateados é que não há um diálogo entre os gestores. E olha a que ponto nós chegamos da violência! A educação vem de casa e não cabe ao professor ficar ensinando coisas básicas ao filho dos outros!’
O vereador Della Motta (Podemos) ressaltou ‘a frequência dos pais nas reuniões é de fundamental importância, mas essa moção vai muito além porque estamos cobrando os protocolos. Como a pessoa entra na escola? Será que quando convidada para participar de uma reunião ela participa? Quais são os protocolos? Quem tem acesso? Porque daqui a pouco não vai ser uma agressão, daqui a pouco vai ser uma facada, uma paulada ou outras coisas mais letais’
O vice-presidente da Câmara vereador Pastor Palamoni (PSD) comentou ‘agressão de forma alguma! Nem do professor com a criança, nem a criança com o professor. Ninguém! Muito menos entre pais e professores. Mas eu chamo um pouco da responsabilidade dos pais nos dias de hoje, porque a gente convive com isso, não sou professor, mas convivemos com isso na igreja, no dia a dia e observamos isso!
‘Hoje uma grande parte dos pais transfere a responsabilidade para os educadores. Vejo na porta das escolas e dão até um suspiro! Estou livre! Não se preocupam, porque educação moral eu acredito que é papel dos pais! Mas quando pais não contribuem com os educadores é difícil!’ acrescentou.
‘A criança é fruto do meio que ela vive! A valorização do professor cada vez mais está se perdendo, e todo profissional que existe, sejam os doutores, os advogados, os engenheiros, qualquer que seja, nós devemos a quem? Aos professores! E que na maioria das vezes são bem menos remunerados dos que foram ensinados. Então não tem como fechar os olhos, do que e como tem acontecido. Tem que ter segurança nas escolas’ concluiu Palamoni.
Vereadores prestam homenagem à memória do radialista Marcelo Carioca
Foi aprovada durante a 28ª Sessão Ordinária a Moção de Pesar 4/2023 externando os mais elevados sentimentos de pesar pelo falecimento do locutor Marcelo Carioca, aos 54 anos, ocorrido no dia 13 de agosto de 2023 e expressando nossas condolências aos familiares.
Justificativa
Foi com grande tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Marcelo Carioca, aos 54 anos, ocorrido no dia 13 de agosto de 2023.
Excelente profissional e pessoa muito estimada. Marcelo era natural do Rio de Janeiro, motivo pelo qual era conhecido por Marcelo Carioca, mas morou e trabalhou em Franca por mais de 20 anos na rádio 3 Colinas.
Marcelo, juntamente com Marcos Junior, criaram um programa que inovou o rádio francano, ao misturar notícias sempre lidas e comentadas de forma irreverente com rico conteúdo musical sertanejo, que é o foco da rádio.
Sua ausência deixa desolados seus familiares, amigos e conhecidos, nos deixando como exemplo seu modelo de vida enquanto cidadão de bem, exímio profissional, homem de caráter e sempre positivo.
A sua esposa, Sra. Fernanda Buffoni, também jornalista, com quem iria completar 27 anos de casado, suas 2 filhas, Carol e Beatriz e demais familiares, nossas sinceras condolências reiterando que esta Câmara de Vereadores não poderia deixar de expressar o seu pesar pelo falecimento do amigo Marcelo Carioca.
Manifestamos nosso profundo respeito e rogamos a Deus que traga conforto aos corações enlutados. Desejamos que a paz, o consolo e a força da fé reinem no meio de todos, primando o amor a Deus sobre todas as coisas para que Marcelo Carioca descanse em paz.
Tribuna
A jornalista Fernanda Bufoni, esposa do radialista Marcelo Carioca fez uso da Tribuna ‘quando o Marcos Junior falou que a Câmara iria fazer uma homenagem para o Marcelo eu não fiquei surpresa. E por dois motivos, primeiro porque ele era uma pessoa extraordinária e segundo porque o povo francano é muito generoso’
‘Quando a gente chegou aqui em 2004 fomos muito bem acolhidos, e todos esses anos que moramos em Franca o povo francano sempre foi muito carinhoso com a gente. Então, não foi uma surpresa, e por isso pedi para usar a Tribuna para agradecer, é uma fala de agradecimento! Aos senhores pela homenagem, ao Bassi e ao Della Motta, a Prefeitura e a Santa Casa, equipe médica e de enfermagem por tudo o que fizeram durante esses últimos dias tão sofridos’ acrescentou.
‘Queria agradecer ao pessoal da rádio e da direção, ao Dr. Sebastião Campanaro e ao Rodrigo, a todos os colegas. Foram 20 anos de trabalho na rádio, então, é uma vida! E queria agradecer principalmente os ouvintes que foram muito carinhosos! O Marcelo sempre dizia que os ouvintes dele eram uma benção, todos os dias ele falava. Minha gratidão eterna para todo mundo que conviveu com ele e fez a vida dele aqui mais alegre. Ele adorava o que fazia e fez até quando podia’ finalizou Fernanda.
O vereador Della Motta (Podemos) comentou ‘sempre fui ouvinte dele e do Marcos, ele extremamente alto astral, extremamente atualizado daquilo que falava do nosso país e da nossa cidade. Às vezes me perguntava como tem tempo de um cidadão que trabalha direto e sempre atualizado. Uma pessoa que realmente se dedicou, uma pessoa exemplar, sempre trouxe alegria aos seus ouvintes, um radialista ímpar!’
O vereador Daniel Bassi (PSDB) disse ‘a gente sabe o quanto o Marcelo era querido não só no rádio, mas também no jornalismo. E sobretudo, pelos ouvintes que se fidelizavam com ele, pelo carinho, comprometimento e como conduzia seu programa. Ele fazia isso com maestria, e essa é uma singela homenagem à memória do Marcelo que não gostaria que ninguém ficasse triste. Que realmente Deus possa confortar as filhas e os familiares’
O presidente da Câmara vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) disse ‘queria externar nossos sentimentos, a esposa Fernanda, as filhas Beatriz e a Carolina, ao irmão Fred e a Alessandra que estão presentes. A gente fica muito triste pois sabemos que o Marcelo era uma pessoa que sempre trabalhou não só pela sua família, mas por nossa cidade e com muita alegria. O que ele fez ficará marcado para sempre’
Vereadores debatem sobre providências para drenagem na Rodovia Ronan Rocha
De autoria do vereador Marcelo Tidy (União) foi aprovado o Requerimento nº 463 de 2023 solicitando a Prefeitura para que juntamente a Arteris promovam as providências necessárias para a drenagem, localizada na Rodovia Engenheiro Ronan Rocha, SP-345, na alça do dispositivo no km 033 + 235, sentido leste, no município de Franca.
De acordo com o parlamentar após questionamento feito por ofício em conjunto com o vereador Gilson Pelizaro (PT) a Arteris informou que “a autorização de serviços para implantação ou anuência de lançamento de drenagem dentro da faixa de domínio do DER, é viabilizada por meio do atendimento à Portaria SUP-DER-050, de 21/07/2009, que visa a análise da compatibilização do deságue desejado com a drenagem existente da rodovia”.
O vereador Marcelo Tidy (União) comentou ‘o melhor resultado que esperamos é quando a população é atendida! A Prefeitura tem interesse em fazer o serviço, e eles arrumam tantos impedimentos que não consigo entender. Estou pedindo uma reunião na Artesp, e em breve, vamos propor uma ação junto ao Ministério Público Estadual e Federal’
O vereador Gilson Pelizaro (PT) ressaltou ‘não podemos deixar de falar também da Rodovia Cândido Portinari e essas operadoras querem mais dinheiro do Estado. Só que quando foi entregue para colocar os pedágios, as rodovias estavam prontinhas, não mexeram em nada, só colocaram pedágio e começaram a receber. É um negócio extremamente lucrativo, só que a hora que o cidadão que paga e paga caro, vai reivindicar algum melhoramento, a obrigação é deles fazer as marginais, e aí precisa da autorização da concessionária e não sei porque dificulta’
O vereador Ilton Ferreira (PL) lembrou ‘realmente já trabalhamos em conjunto com a deputada Graciela e se depender desse pessoal aí é complicado! Querem muito dinheiro! E ao mesmo tempo a gente não consegue entender, pedimos uma via de acesso a rua Voluntário Adriano Cintra e o que falta? É questão política? Estamos brigando há um tempo e vamos ver se a gente consegue’
O vereador Ronaldo Carvalho (Cidadania) enfatizou ‘essa concessionária parece que é a dona da rodovia! Existem alguns poços de visitas da Sabesp principalmente esgotos que passam em algumas dessas alças. E quando tem que fazer manutenção, precisa ver a dor de cabeça que é! Como se fossem donos da rodovia! As vezes tem esgoto vazando na via, correndo a céu aberto e precisa pedir autorização. Esse pessoal é complicado’
Câmara aprova homenagem que eterniza nome de Luiz Lombardi
Foi aprovado na 28ª Sessão Ordinária o Projeto de Lei Ordinária nº 84 de 2023 de autoria do vereador Ilton Ferreira (PL) que denomina Luiz Lombardi, a Rua 106 do Loteamento Residencial Pouso Alegre e dá outras providencias.
Biografia
Nascido aos dois dias do mês setembro de 1942, na fazenda palestina, que hoje é o atual bairro Jardim Palestina.
Filho de Caetano Lombardi e Rosa Stefani Lombardi. Luiz Lombardi era neto de italianos que vieram tentar uma vida melhor no Brasil e escolheram a cidade de Franca para se instalarem.
Residente e domiciliado na Rua Capitão Urias Batista Avelar, nº 4410, Vila Chico Júlio, Franca- SP.
É o filho mais novo de seus 08 (oito) irmãos, sendo o único filho que não tinha vocação para a vida do campo.
Fez uma carreira brilhante, trabalhando como motorista da Aviação Cometa por 07 (sete) anos e posteriormente, ainda como motorista, na empresa São José – transporte urbano. Ficando ali por 20 (vinte) anos, até se aposentar.
Mesmo depois de aposentado, foi trabalhar como motorista particular na usina Hidroelétrica de Furnas.
Amigo, solidário e companheiro, não media esforços para ajudar quem quer que fosse. Uma de suas maiores características sempre foi a generosidade.
Luiz faleceu aos dezenove dias do mês de julho de 2012, aos 69 anos, deixando um único filho, duas netas e uma imensa saudade a todos que tiveram o prazer de conhecê-lo.
Vereadores
O vereador Ilton Ferreira (PL) comentou ‘realmente não conheci o senhor Luiz Lombardi, mas está aqui o Luiz Lombardi Filho e conheço esse cara! Pelo trabalho que exerce, pela capacidade digna e tenho certeza absoluta que o pai dele teria o merecimento de nome de rua e todas as glórias de merecimento que uma pessoa de bem tem. É o mínimo que poderíamos estar fazendo homenageando o senhor Luiz Lombardi’
Título de Cidadão Francano à Marcus Alexandre Moraes é aprovado na Câmara
Foi aprovado durante a 28ª Sessão Ordinária o Projeto de Decreto Legislativo nº 11 de 2023 de autoria do vereador Della Motta (Podemos) que outorga Título de Cidadão Francano ao Ilmo. Sr. Marcus Alexandre Moraes de Araújo.
Justificativa
O Coronel Marcus Alexandre Moraes de Araujo Araujo, filho de Francisco Batista de Araujo e Jacyra Moraes de Araujo, nasceu no dia 28 de março de 1969, na cidade de Barretos, no Estado de São Paulo, casado com Viviane Bertoni Morais de Araujo, desde de outubro de 1998, cujo fruto dessa união foi vossa querida filha, Marianne Bertoni Moraes de Araujo.
O oficial ingressou na Policia Militar em 09 de janeiro de 1989, no Curso Preparatório de Formação de Oficiais (cpfo), na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, no município de São Paulo, formandose aspirante a oficial em 15 de dezembro de 1993.
Ao longo de sua carreira serviu no Vigésimo Segundo Batalhão de Polícia Militar Metropolitana; no Décimo Terceiro Batalhão de Polícia Militar Metropolitana; no Comando de Policiamento de Trânsito; no Trigésimo Terceiro Batalhão de Polícia Militar Interior; e no Décimo Quinto Batalhão de Polícia Militar Interior, onde encerrou brilhantemente sua carreira em 28 de maio de 2020.
O militar soma em seu currículo mais de 16 (dezesseis) cursos, entre eles, 15 (quinze) realizados na Instituição Policial Militar e 02 (dois) fora da Corporação, demonstrando a busca incessante pelo conhecimento durante sua trajetória.
Ainda, em reconhecimento ao cumprimento do dever com a sociedade paulista, conquistou por seus méritos as seguintes honrarias: a Medalha Ordem do Mérito Batalhão Suez em Categoria Ouro; a Medalha da Sociedade dos Veteranos da Revolução Constitucionalista de 1932; a Medalha Valor Militar em Grau Prata, a Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau; e por fim, foi homenageado com a outorga da medalha do Patrono do Comando de Policiamento do Interior Três, Coronel PM Paulo Monte Serrat Filho.
Vereadores
O vereador Della Motta (Podemos) comentou ‘na realidade conheci o pai, a mãe e o irmão, então, conheço toda a família. E sei que ele passou vários degraus na instituição Polícia Militar e terminou encerrando a carreira como sempre desejou! Com a imagem na galeria de comandantes do 15º BPMI’
‘Comandou essa unidade que abrange 23 municípios com maestria e competência, sempre agregando e tratando os seus subordinados com igualdade, respeito, humanidade e deixou sua marca no comando de companhias. Já era para termos dado essa nova certidão de nascimento, hoje ele responde pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, então, um cidadão de Barretos que se torna cidadão francano e que muito contribuiu com sua competência na área de segurança pública’
Câmara aprova Moção de Aplausos à Elson Francisco Bonifácio
Foi aprovada na 28ª Sessão Ordinária a Moção de Congratulações ou Louvor ou Aplausos nº 52 de 2023 de autoria do vereador Pastor Palamoni (PSD) a Elson Francisco Bonifácio, pelos 32 anos do monólogo “Lamento de Israel”.
Justificativa
A peça “Lamento de Israel” foi desenvolvida pelo autor, diretor e ator Elson Boni, e busca conscientizar jovens contra o uso de substância psicoativas, bem como sobre a reinserção social dos jovens marginalizados ou em vias de serem marginalizados pela sociedade, por conta do uso de tais substâncias.
Com uma duração de uma hora e vinte minutos, conta com um elenco de cinco integrantes, e tem direção e adaptação por Carlos Kaad, Daiane Silva na assistência de direção, e produção por Boni Produções.
A iniciativa já acontece há mais de trinta anos, desde 03 de setembro de 1993, e a peça já foi encenada incontáveis vezes em escolas públicas, Igrejas, Casas de Recuperações, Cras, Empresas e Convenções.
Em 24 de novembro de 2022, recebeu a Certidão de Registro e Averbação, emitida pela Biblioteca Nacional pelo registro da obra.
Sendo assim, pela importância que a peça tem no combate ao mal causado a toda sociedade pelo abuso de drogas, e também por levar o nome da cidade de Franca para tantas regiões, a Câmara Municipal de Franca, na pessoa do Vereador Pastor Sérgio Palamoni, encaminha a presente MOÇÃO DE APLAUSOS, com intuito de parabenizar Elson Boni pelo seu excelente trabalho no monólogo Lamento de Israel.
Câmara aprova homenagem ao deputado federal David Soares
Foi aprovada na 28ª Sessão Ordinária a Moção de Congratulações ou Louvor ou Aplausos nº 53 de 2023 de autoria do vereador Marcelo Tidy (União) ao Deputado Federal, David Soares, por destinar emenda parlamentar de meio milhão de reais para o recapeamento das ruas da Vila Europa.
Justificativa
Apresento à consideração do Plenário a presente Moção de Aplausos e Congratulações ao Ex.mo Deputado Federal, David Soares, por destinar emenda parlamentar de meio milhão de reais para o recapeamento das ruas da Vila Europa.
Vereadores
O vereador Marcelo Tidy (União) destacou ‘quero agradecer ao deputado que inúmeras vezes visitei em Brasilía-DF e o recebi em suas visitas em Franca. E falei da história da Vila Europa, um bairro que tem mais de 50 anos. Foi asfaltado em 1977 ou 1978, e asfalto é antigo e a comunidade tenho carinho especial e essa é a forma de retribuir com a melhoria. Todo trâmite está sendo feito junto ao gabinete do prefeito e tenho certeza que as ruas vão ficar muito bonitas’
Câmara aprova Moção de Aplausos ao Internacional Esporte Clube
E também do vereador Marcelo Tidy (União) foi aprovada na 28ª Sessão Ordinária a Moção de Congratulações ou Louvor ou Aplausos nº 54 de 2023 ao Internacional Esporte Clube, pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade.
Justificativa
O Internacional Esporte Clube, da cidade de Franca/SP, é um tradicional clube do interior paulista, fundado em 1921, que tem, em seu histórico, a filosofia de trabalho com esporte, arte, cultura e lazer, pautados no cuidado com crianças, adolescentes, adultos e melhor idade, pessoas com necessidade de atendimento emocional e portadores de deficiência física ou intelectual, apresentando-lhes um caminho com melhores perspectivas de vida, dentro do núcleo familiar e da sociedade, através de atividades físicas, esportivas e culturais visando assim, sua formação integral e inclusiva, de modo a respeitar e entender seus limites, objetivos e necessidades e também do próximo.
Dentre as modalidades abrangidas pelo Internacional Esporte Clube, que atende aproximadamente 1.000 crianças e adolescentes da comunidade, além dos adultos e melhor idade, podem ser citadas: atividades aquáticas (natação, hidroginástica), dança (ballet, jazz, hip hop, zumba kids, zumba e axé), academia, ginástica (melhor idade, alongamento, funcional), esportes coletivos com grande destaque e história no futebol masculino e também feminino.
A entidade oferece também a comunidade palestras, eventos culturais temáticos ou não e colônia de férias. O Internacional Esporte Clube, em sua história centenária, possui várias conquistas no âmbito municipal, regional e estadual.
Ainda hoje, mantém a tradição de equipe competitiva nesta modalidade, porém, a prioridade do desenvolvimento do trabalho está voltada para a construção da cidadania, junto aos atletas, famílias beneficiadas e toda sociedade.
O clube está localizado à Rua Cavalheiro Petráglia n.º 99, no bairro Estação, que, por sinal, é um bairro tradicional e histórico na cidade devido à existência das ferrovias do século XIX, o que tornou o bairro popular, numeroso e com todos os tipos de classes sociais, sem contar o fácil acesso aos outros bairros e até cidades da região.
Possui uma área em torno de 20.000 m², contendo um campo de futebol com 8000 m², um espaço com piscina semiolímpica, quadra esportiva, chalé, playground infantil, salão para festas e eventos com capacidade de até 1300 pessoas.
Hoje, com 102 anos de história, o Internacional vive uma nova era, em busca de melhorias na estrutura física e na qualidade dos serviços apresentados.
O time participou da Nona Copinha em Itirapuã, sendo campeão na categoria que participou. Professor envolvido na Copinha de Itirapuã: Arthur Augusto Silva Carvalho. Alunos destaques: Wadria Ferreira de Souza; Davi Pareira Castro; Pedro Henrique Andrade Santana.
Sendo assim, o legislativo francano concede justa homenagem apresentando essa Moção de Aplausos e Congratulações.
Propostas para voo inaugural ou voo teste no aniversário de Franca voltam a ser debatida na próxima semana
O vereador Daniel Bassi solicitou a retiradas da Moção de Apoio nº 5 de 2023 à concessionária Rede VOA para que o voo inaugural ou voo teste, no Aeroporto Tenente Lund Presotto, seja realizado, preferencialmente, no dia 28 de novembro de 2023.
E a Moção de Apoio nº 6 de 2023 à empresa aérea GOL – Linhas Aéreas Inteligentes para que o voo inaugural ou voo teste, no Aeroporto Tenente Lund Presotto, seja realizado, preferencialmente, no dia 28 de novembro de 2023.
‘Foi um erro de grafia, já fiz as correções, foi lido hoje no expediente as duas novas moções e na semana que vem vamos votar’ disse o parlamentar