Foi aprovado durante a 28ª Sessão Ordinária o Projeto de Decreto Legislativo nº 11 de 2023 de autoria do vereador Della Motta (Podemos) que outorga Título de Cidadão Francano ao Ilmo. Sr. Marcus Alexandre Moraes de Araújo.
Justificativa
O Coronel Marcus Alexandre Moraes de Araujo Araujo, filho de Francisco Batista de Araujo e Jacyra Moraes de Araujo, nasceu no dia 28 de março de 1969, na cidade de Barretos, no Estado de São Paulo, casado com Viviane Bertoni Morais de Araujo, desde de outubro de 1998, cujo fruto dessa união foi vossa querida filha, Marianne Bertoni Moraes de Araujo.
O oficial ingressou na Policia Militar em 09 de janeiro de 1989, no Curso Preparatório de Formação de Oficiais (cpfo), na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, no município de São Paulo, formandose aspirante a oficial em 15 de dezembro de 1993.
Ao longo de sua carreira serviu no Vigésimo Segundo Batalhão de Polícia Militar Metropolitana; no Décimo Terceiro Batalhão de Polícia Militar Metropolitana; no Comando de Policiamento de Trânsito; no Trigésimo Terceiro Batalhão de Polícia Militar Interior; e no Décimo Quinto Batalhão de Polícia Militar Interior, onde encerrou brilhantemente sua carreira em 28 de maio de 2020.
O militar soma em seu currículo mais de 16 (dezesseis) cursos, entre eles, 15 (quinze) realizados na Instituição Policial Militar e 02 (dois) fora da Corporação, demonstrando a busca incessante pelo conhecimento durante sua trajetória.
Ainda, em reconhecimento ao cumprimento do dever com a sociedade paulista, conquistou por seus méritos as seguintes honrarias: a Medalha Ordem do Mérito Batalhão Suez em Categoria Ouro; a Medalha da Sociedade dos Veteranos da Revolução Constitucionalista de 1932; a Medalha Valor Militar em Grau Prata, a Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau; e por fim, foi homenageado com a outorga da medalha do Patrono do Comando de Policiamento do Interior Três, Coronel PM Paulo Monte Serrat Filho.
Vereadores
O vereador Della Motta (Podemos) comentou ‘na realidade conheci o pai, a mãe e o irmão, então, conheço toda a família. E sei que ele passou vários degraus na instituição Polícia Militar e terminou encerrando a carreira como sempre desejou! Com a imagem na galeria de comandantes do 15º BPMI’
‘Comandou essa unidade que abrange 23 municípios com maestria e competência, sempre agregando e tratando os seus subordinados com igualdade, respeito, humanidade e deixou sua marca no comando de companhias. Já era para termos dado essa nova certidão de nascimento, hoje ele responde pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, então, um cidadão de Barretos que se torna cidadão francano e que muito contribuiu com sua competência na área de segurança pública’