Na manhã desta terça-feira, 29 de agosto, o vereador Gilson Pelizaro (PT) fez uso da Tribuna na 30ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana.
Inicialmente falou sobre importante agenda cumprida em Brasília-DF ao lado dos colegas Della Motta (Podemos) e Marcelo Tidy (União) em vários ministérios com demandas em várias aéreas, entre elas, segurança, educação, infraestrutura e outras.
‘O cargo que ocupamos é representativo e nós estávamos levando o nome de Franca de forma oficial com a representação que nos foi dada através das urnas na Capital Federal’ destacou.
Pelizaro lembrou ‘isso é um trabalho extra plenário, a gente tem uma série de atividades como vereador que não necessariamente seja restrita as sessões ordinárias’
Sobre os encaminhamentos de demandas dos munícipes, o parlamentar relembrou que a Câmara de Franca é uma das poucas do Estado que implementou o espaço ao público com a Tribuna Livre.
‘Um dos autores foi o ex-prefeito Gilmar Dominicci! E a Casa de leis é caixa de ressonância da povo, as pessoas que têm alguma indignação, têm direito e devem quando puderem utilizarem essa Tribuna’ relembrou.
Na área de educação, o tema repercutido durante fala de educadoras das creches também foi destacado pelo vereador ‘isso serve de alerta para a Administração, muitas áreas existe insatisfação muito grande e a educação agora é a pauta. Acabaram os problemas na saúde? Não! A falta de vagas para internação? Não! Eles continuam, mas nós fizemos um belo trabalho aqui com a CEAR e escancaramos os problemas na saúde de Franca, apesar de não ter reconhecimento do trabalho desenvolvido’
Ainda sobre as agendas cumpridas em Brasília-PF, Pelizaro citou o encontro na Caixa Econômica Federal tratando sobre a obra de urbanização da região da Bacia do Engenho Queimado.
‘É sobre a última etapa da obra do pontilhão a ser feito que liga o Jardim Pulicano ao Jardim Palmeiras. O que acontece é que em duas licitações deram desertas e o prazo do convênio está chegando ao fim e se terminar antes do processo licitatório o risco de perder o recurso é grande’ explicou.
‘Pegamos todos os procedimentos que a Caixa orientou e que devem ser feitos, encaminhamos à Secretaria de Planejamento que deu início em nova licitação e precisa fazer ofício justificando à Caixa os problemas que tivemos’ acrescentou.
Outro tema abordado foi sobre o acompanhamento das tratativas para implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Franca. Os parlamentares se reuniram com o Secretário Executivo Adjunto do MEC Leonardo Barchini em Brasília-DF.
‘Ele nos deu o caminho das pedras! Viu as condições que a cidade tem e a demanda para uma instituição tão importante. Seria a primeira unidade de educação federal em Franca com atendimento presencial e nos 200 anos de comemoração da cidade’ enfatizou.
Pelizaro reforçou ‘uma obra fundamental para qualificação dos estudantes que nós temos! Muitos deles terminam ensino médio e não sabem o que fazer! E o Instituto Federal é ensino profissionalizante e graduação universitária!’
Na questão de infraestrutura foram oficializados pedidos também quanto a necessidade de obras de prevenção às enchentes. ‘Esta Casa de Leis tem uma Frente Parlamentar que trata esse assunto, protocolamos fisicamente o projeto no Ministério das Relações Institucionais e toda a orientação foi dada’ disse.
‘O PAC terá os chamamentos agora em setembro, vou ter uma reunião com o gabinete que cuida dessa parte mais técnica de projetos para dar toda orientação para não perder o recurso’ acrescentou
Pelizaro finalizou ‘o Governo Lula é republicano e municipalista! A relação com as cidades é extremamente democrática e a gente tem que usar os aparelhos que nos oferece para ir atrás das obras públicas’
Encerrando a fala, o legislador comentou sobre a decisão que inocentou a ex-presidente Dilma Roussef sobre as alegações de pedaladas fiscais e com a decisão receberá de volta de forma simbólica a faixa de presidente da República.