O vereador Gilson Pelizaro (PT) em sua fala na Tribuna na manhã desta terça-feira, 8 de agosto, destacou sobre a proposta do Estado de privatização da Sabesp durante a 27ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana.
‘Na verdade é tirar o controle estatal de uma das maiores empresas de saneamento básico do mundo. E na nossa cidade tem um trabalho de excelência e por mais de 40 anos temos a universalização do saneamento básico com 100% de água e 100% de coleta e tratamento de esgotos’ disse.
‘Fico indignado com a proposta que o Governo Tarcísio vai encaminhar para a Assembleia Legislativa que é jogar nas mãos de terceiros o controle acionista da Sabesp. Com isso o preço da tarifa vai ser afetado! Aumento tarifário! Não tem milagre, não tem outro jeito’ alertou.
A Câmara tem feito ações para orientar a população sobre as consequências que a privatização pode trazer aos serviços de saneamento. Os vereadores integram a Frente Parlamentar contra a privatização inclusive tem agenda nesta quinta-feira, 9 de agosto, com o deputado estadual Emídio Souza (PT) que é o presidente da Frente Parlamentar Estadual, e outros parlamentares para alinhamento das ações.
‘Fizemos um podcast com o engenheiro José Everaldo Vanzo que é uma das pessoas que mais entende de saneamento no Brasil, foi um dos mais visualizados e isso mostra interesse que a sociedade tem com o tema’ ressaltou.
‘O Estado de São Paulo não pode fazer uma privatização da Sabesp e empurrar goela abaixo dos municípios. Franca tem contrato por 30 anos e que já foi executado quase a metade, e não está sendo consultada sequer que o controle acionário saia do Estado’ criticou.
‘O poder concedente é o município! Vamos perder qualidade em serviços, uma das coisas ao tirar o controle acionário do Estado é que não precisará de licitações e funcionários não precisarão passar por concurso público. E isso vai precarizar os serviços’ lamentou.
‘Não podemos deixar que isso aconteça!’ concluiu.