A vereadora Lurdinha Granzotte (União) fez uso da Tribuna na manhã desta terça-feira, 29 de agosto, na 30ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana.
Inicialmente comentou sobre os graves casos registrados de violência contra servidores públicos. Entre eles, citou as agressões contra funcionários e depredação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Aeroporto.
‘Em nome de meus colegas servidores da saúde venho aqui interceder, porque o que aconteceu é inconcebível! A gente sabe que infelizmente a violência está em alta, ninguém respeita ninguém mais! As pessoas estão frias, não estão pensando muito para fazer as coisas’ lamentou.
A parlamentar ressaltou ‘que volte a Guarda Municipal no serviço de segurança das UPAs, nos Prontos Socorros, queremos pedir também segurança para escolas porque são fatos que estão acontecendo e deixando as pessoas assustadas’
Lurdinha questionou ‘como o servidor vai sair para trabalhar com medo? Eles estão com medo! Muita gente se acha no direito de ameaçar o servidor!’
Além de providências quanto a melhoria na segurança, a legisladora se mostrou preocupada com outros aspectos e citou ‘esses servidores agredidos estão afastados, teve uma servidora que arrancaram os cabelos dela. E ela estava trabalhando, cumprindo o seu dever! No Poder Público existem regras e leis que devem ser cumpridas! O servidor está lá para cumprir essas ordens, e simplesmente porque cumpriram uma ordem teve aquela quebradeira dentro de uma UPA’
‘Cadê os defensores das mulheres? A servidora foi agredida por homens! Eles estão soltos e cadê a Lei Maria da Penha? É uma covardia! Um médico foi socorrer e levou um soco na boca! Que mundo nós estamos vivendo?’ questionou.
A parlamentar ainda falou sobre a necessidade de manutenção dos direitos e benefícios dos servidores afastados.
‘Quero também solicitar ao prefeito que não desconte o vale alimentação desses que estão afastados porque foi um acidente de trabalho, mas não foi provocado por eles! Foi um ato de violência! É injusto que percam o vale alimentação e nem que sejam prejudicados na contagem de quinquênio’ disse a vereadora.
Ainda na área de saúde, Lurdinha comentou sobre o recente anúncio feito pelo governador do Estado Tarcísio de Freitas da nova Tabela SUS Paulista, com o objetivo de aumentar o atendimento na rede pública de saúde e reduzir as filas.
O Governo de São Paulo vai complementar o valor que os hospitais recebem atualmente do Ministério da Saúde pelos procedimentos hospitalares, e as unidades vão receber até cinco vezes a tabela nacional do SUS.
‘Acredito que terá uma acelerada no atendimento e redução das filas e creio que vai ter mais interesse dos profissionais de saúde em trabalhar para o Poder Público devido a essa melhora de salário’ concluiu.