O vereador Ilton Ferreira (PL) fez uso da Tribuna na manhã desta terça-feira, 1º de agosto, durante a 26ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana.
Inicialmente comentou sobre a destinação de recursos que fez através de emenda impositiva para aquisição de nova unidade do Odontomóvel.
‘Em 2021 liberamos verba da impositiva para comprar um novo Odontomóvel visto que há dezenas de anos temos só um para atender as creches. Passou 2022 e agora 2023, e o Odontomóvel chegou no mês passado ou retrasado e está sendo utilizado’ disse.
‘O problema é que ele começou a ser utilizado e o antigo parou! Parou por falta de dentistas! E segundo as informações que recebi, quando for abrir as novas unidades básicas vão chamar os novos dentistas’ acrescentou.
‘É uma pena! Nós precisávamos de um, dois, três, quatro odontomóveis! Estamos com dois e um está abandonado aguardando a Prefeitura colocar em funcionamento! Vamos acompanhar!’ criticou.
Ilton ainda lamentou que o Poder Executivo não tem respondido os questionamentos feitos pelos parlamentares e citou o Requerimento 315/2023 solicitando as informações sobre os gastos com publicidade orçados para 2023.
De acordo com documento, o volume de gastos com publicidade orçados para 2023 é de cerca de R$ 5,5 milhões.
O legislador questiona qual é o cronograma anual das campanhas publicitárias de cunhos informativos, educativos ou de orientação social e seus respectivos custos que, por sua vez, compõem os montantes previstos na LOA para 2023? Quanto se previu gastar, separadamente, com os diversos canais de comunicação a serem usados pela Prefeitura Municipal para veicular sua publicidade como Rádios, Televisões, Jornais e Revistas, Redes Sociais, Carros Volantes, Panfletagens e outros mais? Quais as justificativas para o aumento tão expressivo nesses gastos com publicidade em relação ao exercício anterior, notadamente nas verbas destinadas ao Gabinete do Prefeito onde o orçamento passou de R$ 600.000,00 em 2022 para R$ 4.300.000,00 em 2023? Quem elaborou o plano diretor que estruturou todos esses gastos com publicidades identificando as necessidades reais, os conteúdos necessários e definindo as prioridades e as escolhas dos canais de comunicação para veiculação das campanhas publicitárias da Prefeitura para 2023? Dados os expressivos valores a serem gastos e com tantas outras carências do município, quais os mecanismos efetivos, da própria Prefeitura, para avaliação da eficácia dessas campanhas? Quais as avaliações ao final do primeiro quadrimestre sobre os resultados das campanhas já realizadas?
‘A gente quer saber quais são as campanhas! Sabemos que tem algumas placas, mas por que não mandam para nós! Estamos falando de 29 de maio, passou junho, julho, e estamos em agosto. Então, a gente solicita respostas, caso algum vereador recebeu que me repasse para gente estar discutindo isso!’ finalizou.