Na manhã desta terça-feira, 29 de agosto, o vereador Ilton Ferreira (PL) fez uso da Tribuna durante a 30ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana.
O parlamentar comentou sobre os pedidos feitos por educadoras que atuam em creches conveniadas com a Prefeitura quanto a valorização da categoria.
‘Estivemos ontem com a Secretária de Educação e estamos constantemente trabalhando pelo reconhecimento do trabalho do terceiro setor e principalmente das creches de Franca’ disse.
O legislador defendeu o diálogo e a união para se buscar soluções para os problemas. ‘O que nós orientamos é que tenham cuidado! Significa zelo com as nossas energias que vamos direcionar, cuidado significa um objeto de tratamento especial para verificar onde vamos colocar as energias’ pontuou.
‘Quando se fala que as entidades não estão pagando devidamente é um erro! As entidades seguem critérios que são estabelecidos dentro do sindicato que estabelece valores e as entidades cumprem esses valores! Caso as entidades não cumpram esses valores terão que ser denunciadas!’ explicou.
Quanto a parceria dessas entidades que fazem gestão das creches, Ilton disse ‘o contrato com a Prefeitura é estabelecido e o repasse de verbas referente ao que o sindicato exige! E colocam o mínimo a ser oferecido, então, precisamos coordenar as nossas intenções. Os vereadores utilizaram a palavra, representantes da comissão de educação, estabelecemos de fazer uma Audiência Pública para conversarmos buscando uma valorização e entendimento de quem precisa mudar os tetos e valores a serem trabalhados são os sindicatos!’
O parlamentar citou o trabalho modelo que é feito na gestão de creches no munícipio ‘Franca é uma cidade completamente diferente de outras cidades do Brasil, tem 100% do trabalho de educação infantil direcionado ao terceiro setor, então, talvez é daqui que tem que sair as bases salariais e o reconhecimento’
‘Sempre estivemos ao lado disso, sempre vamos estar! Sou um pedagogo, um professor e a valorização dos profissionais do terceiro setor sempre fez e faz parte da minha pauta de trabalho. Ânimos exaltados, direcionar energias para algo errado é perder tempo! A questão é direcionar para aquilo que realmente se precisa que é valorização e melhores salários’ concluiu.