O vereador Gilson Pelizaro (PT) abordou alguns temas na manhã desta terça-feira, 1º de agosto, durante fala na Tribuna na 26ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana.
Inicialmente citou a destinação de emenda de R$ 300 mil do deputado federal Nilto Tatto (PT) para reforma da quadra em frente ao Centro Comunitário na Vila São Sebastião. ‘Já foi empenhada no Orçamento do Governo Federal e provavelmente até fim de agosto deve ser depositado o valor nos cofres da Prefeitura’ disse.
Além disso, o parlamentar falou sobre a compra de uma empilhadeira para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Cooperfran) com recursos de emenda da deputada estadual Márcia Lia (PT). ‘Essa já foi inclusive depositada na conta da Prefeitura, está processo de licitação e posteriormente tem o processo de cessão de uso pela cooperativa’ acrescentou.
Sobre a questão de saúde, Pelizaro comentou sobre a abertura de novos leitos ‘recebemos a notícia que a Santa Casa abriu mais 10 leitos passando agora para 301 leitos para tentar ajudar as pessoas que estão aguardando nas UPAs e Prontos Socorros’
O legislador recordou sobre as ação do Ministério Público Estadual cobrando a abertura imediata de 55 leitos sob pena de multa ao Estado, mas que foi negada por decisão judicial.
‘Demorou a ficha cair no Ministério Público! Porque até então todas as vezes se manifestava da mesma maneira que juiz manifestou! Apontando questão da falta de estrutura e não ter condições de atender imediatamente! E aí mudou de opinião, e o promotor inclusive está recorrendo dessa decisão! Espero que tenha sucesso!’ comentou.
‘O juiz poderia ter feito duas coisas! Primeiro levantar os locais onde teria condições de atender a necessidade da urgência solicitada pelo promotor e muito bem esplanada na manifestação do Ministério Público. E a outra coisa, pedir a um dos seus oficiais de justiça visitar as UPAs e Prontos Socorros! Para ver a situação das pessoas! Talvez a sensibilidade seria diferente!’ acrescentou.
O legislador reforçou o respeito a decisão, mas defendeu melhor aprofundamento sobre os problemas na saúde do município.
Por fim, Pelizaro enalteceu novamente o trabalho da Câmara através da Comissão Especial de Assuntos Relevantes (CEAR) criada para averiguar a escassez de leitos SUS e outros problemas na saúde.
‘A comissão fez uma representação e deixou tudo mastigadinho para o Ministério Público tomar a decisão que tomou! Espero que mais cedo ou mais tarde com esse recurso a coisa possa fluir e a urgência seja detectada pelo Poder Judiciário’ finalizou.