Foi aprovada na 28ª Sessão Ordinária a Moção de Congratulações ou Louvor ou Aplausos nº 52 de 2023 de autoria do vereador Pastor Palamoni (PSD) a Elson Francisco Bonifácio, pelos 32 anos do monólogo “Lamento de Israel”.
Justificativa
A peça “Lamento de Israel” foi desenvolvida pelo autor, diretor e ator Elson Boni, e busca conscientizar jovens contra o uso de substância psicoativas, bem como sobre a reinserção social dos jovens marginalizados ou em vias de serem marginalizados pela sociedade, por conta do uso de tais substâncias.
Com uma duração de uma hora e vinte minutos, conta com um elenco de cinco integrantes, e tem direção e adaptação por Carlos Kaad, Daiane Silva na assistência de direção, e produção por Boni Produções.
A iniciativa já acontece há mais de trinta anos, desde 03 de setembro de 1993, e a peça já foi encenada incontáveis vezes em escolas públicas, Igrejas, Casas de Recuperações, Cras, Empresas e Convenções.
Em 24 de novembro de 2022, recebeu a Certidão de Registro e Averbação, emitida pela Biblioteca Nacional pelo registro da obra.
Sendo assim, pela importância que a peça tem no combate ao mal causado a toda sociedade pelo abuso de drogas, e também por levar o nome da cidade de Franca para tantas regiões, a Câmara Municipal de Franca, na pessoa do Vereador Pastor Sérgio Palamoni, encaminha a presente MOÇÃO DE APLAUSOS, com intuito de parabenizar Elson Boni pelo seu excelente trabalho no monólogo Lamento de Israel.