O vereador Daniel Bassi (PSDB) fez uso da Tribuna na manhã desta terça-feira, 15 de agosto, durante a 28ª Sessão Ordinária.
Inicialmente lamentou sobre o caso de violência contra uma professora cometida pela mãe de um aluno em Franca.
‘O político não pode agir por impulso, tem que realmente fazer apuração dos fatos para a manifestação. E aqui nessa Tribuna repudio veementemente a agressão sofrida pela professora’ disse.
‘Tenho minha mãe foi professora, minha irmã é professora e isso causa indignação em qualquer pessoa que acompanhou o ocorrido’ acrescentou.
O parlamentar ainda comentou sobre encontro com o diretor presidente do Sebrae Marco Vinholi em cumprimento de agenda em São Paulo.
‘Falamos com ele junto com os representantes do setor calçadista sobre os incentivos para as feiras e pequenos empresários do ramo. Estão desenvolvendo uma parceria para que gere frutos e possa beneficiar os pequenos fabricantes de calçados’ enfatizou.
Na questão do transporte aéreo, Bassi que defende a retomada dos voos comerciais para desenvolvimento econômico regional e sugeriu que o voo teste ou voo inaugural seja realizado no dia 28 de novembro de 2023 quando Franca comemora 199 anos.
As Moções de Apoio também foram oficializadas à Rede Voa, empresa responsável pelo gerenciamento do Aeroporto Tenente Lund Presotto e a Gol Linhas Aéreas que confirmou as operações na cidade.
‘É o ano que antecede nossos 200 anos, então, é uma data marcante’ enfatizou.
A retomada e incentivo de voos só está sendo feita após a decisão do Estado em reduzir a cobrança de impostos que incidem sobre os combustíveis da aviação.
‘Foi a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) que fez toda essa articulação para que o ICMS do combustível da aviação fosse reduzido. Pouca gente sabe, mas o combustível representa quase 60% de uma viagem aérea e essa sensibilidade tocou o Governo do Estado’ lembrou.
Além da redução dos impostos, os aeroportos foram terceirizados pelo Estado com a contrapartida para que novas linhas fossem oferecidas pelas concessionária, entre elas, em Franca.
O Aeroporto Tenente Lund Presotto recebeu mais de R$ 4 milhões em investimentos desde a estruturação do prédio, pista e a compra de equipamentos.
‘A Gol Linhas Aéreas fez diversas exigências e agora precisa e deve operar em Franca. A interlocução com a empresa é muito boa, já estive em São Paulo com responsável pela ampliação da malha aérea que confirmou que a intenção é iniciar operação de voos ainda neste ano’ ressaltou.
‘Porque coloquei essa data? Precisamos ter um foco, a ABEAR fez sua parte, o Estado fez sua parte, a Rede Voa fez sua parte e agora a população quer que a Gol faça sua parte. Vamos continuar cobrando’ concluiu.