A vereadora Lurdinha Granzotte (União) reforçou nesta terça-feira, 5 de julho, durante uso da Tribuna na 22ª Sessão Ordinária o pedido para que a Prefeitura inclua atendimento com profissional na área de psiquiatria no ambulatório dos servidores públicos municipais.
O tema também foi destacado pela parlamentar na 21ª Sessão Ordinária realizada em 25 de junho na Casa de Leis francana. ‘Já existe esse projeto e que está sendo analisado pelo departamento de Recursos Humanos (RH), então, solicito à Prefeitura que acelere essa análise e que seja aprovado pelo Prefeito porque o servidor principalmente após a pandemia está precisando’ enfatizou.
O questionamento foi feito através do Requerimento 334/2023 solicitando informações da Prefeitura sobre o "Programa de Recuperação de Servidor" que consiste na liberação de um médico psiquiatra para prestar atendimento e acompanhamento ao servidor, através do SIAS.
O SIAS atende as demandas dos servidores por meio de integração entre os profissionais de medicina de Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho, Serviço Social e Psicologia.
Segundo a parlamentar ‘importante pontuar que a prestação deste atendimento pelo SIAS é de extrema importância e é realizado de forma eficiente e eficaz, porém, a ausência de atendimento de médico psiquiatra acaba por atrasar o diagnóstico e o tratamento, situação que pode colocar a perder todo o trabalho realizado’
A legisladora alertou ‘atualmente, os servidores que necessitam de atendimento psiquiátrico são encaminhados ao Ambulatório de Saúde Mental, que a partir daí irá realizar o agendamento do servidor’
Lurdinha acrescentou ‘no ambulatório do servidor tem enfermeiro, tem médico do trabalho, tem psicólogo e também precisamos de psiquiatra’.
Ela finalizou ‘o servidor precisa estar bem, para atender bem’