O vereador Gilson Pelizaro (PT) abordou sobre saúde na manhã desta terça-feira, 25 de julho, durante uso da Tribuna na 25ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana.
Inicialmente falou sobre os esforços dos parlamentares e as cobranças feitas para ampliação de leitos para atendimento de pacientes de Franca e região. ‘Temos que fazer o trabalho com a consciência tranquila de quem está fazendo a coisa certa e no caminho certo’ destacou.
Pelizaro recordou ‘a primeira vez que foi levantada a possibilidade de 50 novos leitos imediatos para Franca foi em uma Audiência Pública da Comissão Especial de Assuntos Relevantes (CEAR)’
O vereador lembrou ainda dos pedidos em nome da comissão oficializados para ampliação de leitos SUS em Franca junto ao Ministério da Saúde e ao Governo do Estado nos encontros com Secretário Nacional de Assuntos Federativos André Ceciliano e com o Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo Gilberto Kassab.
Além disso, foram feitas representações ao Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual
‘Tudo o que o promotor pede aqui onde cita a CEAR nós fizemos! Então, temos que agradecer a participação de todos e o Ministério Público só tomou uma providência depois que a água bateu no queixo! Aí que o promotor foi ver a situação que estava e até citou o termo ‘pesadelo’! Demorou para a ficha cair! Mas graças a Deus que caiu e ele pediu providência’ enfatizou.
O legislador ainda citou que o documento do MP prevê além dos 55 leitos imediatos, no prazo de dois anos que mais 115 leitos sejam disponibilizados na região. ‘As pressões que têm ocorrido de todos os lados tem surtido efeito! Inclusive da nossa comissão!’
‘O Ministério Público determinou 20 dias ao Estado porque senão vai multar ou vai bloquear recursos do Estado para implementar os 50 leitos caso o Estado não o fizer! Mas devia ter feito isso da primeira vez que cobramos o Ministério Público!’ finalizou.