O Tenente Coronel PM Márcio Alves Cardoso comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar do Interior (15º BPMI) recebeu homenagem na Câmara de Franca.
A Moção de Aplausos 2/2023 dos vereadores Della Motta (Podemos) e Daniel Bassi (PSDB) foi aprovada na 2ª Sessão Ordinária na Casa de Leis francana.
Justificativa
Nascido em 10 de janeiro de 1974, em Franca, o Ten. Coronel PM Márcio Alves Cardoso faz parte da Polícia Militar de São Paulo desde 1993, quando ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo, frequentando por quatro anos a Academia Militar do Barro Branco.
Formou-se na academia em 13 de dezembro de 1996, como Aspirante a Oficial ao concluir o Bacharelado de Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública. Como Aspirante a Oficial, exerceu suas funções na zona oeste da cidade de São Paulo.
Promovido a 2ª Tenente em 15 dezembro de 1997, Márcio Alves Cardoso foi classificado posteriormente no 15º Batalhão de Polícia Militar do interior, na cidade de Franca, onde desenvolveu diversas atividades operacionais e administrativas.
Em 24 de maio 2003, foi promovido a 1º Tenente e assumiu o 1º Pelotão da 3ª Companhia de Ituverava, onde permaneceu na função de comandante até a sua promoção a capitão, em 15 de dezembro de 2010.
Após a promoção, assumiu o Comando da 3ª Cia, cuja sede é em Ituverava, porém com a responsabilidade administrativa e operacional de outros sete municípios. Nos anos de 2015 e 2016, cursou Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, no Centro de Altos Estudos da Polícia Militar, conquistando o título de Mestre.
Em maio de 2016, foi transferido para a cidade de Franca, voltando a atuar na sede do batalhão, na função de Chefe da Seção de Operacional e do Gabinete de Treinamento. Permaneceu no cargo até ser promovido a Major, em 15 de dezembro de 2018. Após sua promoção, o homenageado foi designado à Coordenador Operacional do 3º Batalhão de Polícia Rodoviária, localizado no município de Araraquara, até 24 de maio de 2019.
Após essa data, retornou para o seu batalhão de origem, na cidade de Franca, onde exerceu a função de subcomandante e comandante interino do 15º BPMI, atuando operacionalmente e administrativamente numa área que abrange 23 municípios. A seguir foi para São Paulo, promovido a Tenente-Coronel, assumindo o comando do Policiamento Ambiental de São Paulo.
Agora retorna a Franca, sua cidade Natal, para assumir o comando do Batalhão de Franca que engloba outras 23 cidades da região. Durante a sua carreira, também fez inúmeros cursos fora e dentro da PM, além de ser condecorado com várias medalhas militares e ser detentor da Láurea do Mérito Pessoal em 1º Grau. Márcio Alves Cardoso é casado com a funcionária pública Janaína Baptista Cardoso e têm os filhos Vitória Baptista Cardoso e João Pedro Baptista Cardoso.
Filho do saudoso Policial Militar Mozair Campos Cardoso e da comerciante aposentada, Adenice Alves Cintra Cardoso e irmão do médico Fernando Alves Cardoso. Diante desse importante curriculum fica claro o amplo conhecimento em gestão de segurança pública, além da diferencial experiência adquirida na atuação de grandes operações, bem como nas diversas áreas em que atuou.
Trata-se um profissional de extrema competência, demonstrando em toda sua brilhante carreira muita dedicação e amor no que faz, sendo justa e merecida essa singela homenagem.
Homenageado
O Tenente Coronel PM Márcio Alves Cardoso destacou na Tribuna ‘nós somos uma construção das nossas experiências e dos outros (...) tivemos pessoas importantes que nos orientaram na vida profissional e a gente se espelhava, temos que ser humildes e aprender com essas pessoas’
Ele acrescentou ‘um comandante não faz nada sozinho! Vai ter minha foto na galeria dos ex-comandantes, mas todos os militares que passaram por Franca e pelo 15º Batalhão construíram a história da Polícia Militar aqui! E são esses militares que estão na ponta da lança que estão fazendo a diferença!’
Ele ainda ressaltou ‘é normal recebermos críticas pelo nosso serviço, aceito muito tranquilamente, mas todo momento que tenho, falo da dureza do trabalho policial. O que é a rotina de um militar durante seu turno de serviço! Militar acorda sempre muito cedo para assumir o serviço, não vê filho acordar, passa um dia extenuante, uma missão árdua, o dia a dia policial é duro!’
Tenente Coronel PM Márcio Alves Cardoso finalizou ‘obrigado a todos que estão fazendo para que eu possa estar aqui! Ficar atrás de uma mesa no batalhão é fácil! Trabalho só mental, mas o militar que está na ponta tem que respeitar todos os códigos de conduta, resolver uma ocorrência gravíssima em segundos. E a minha homenagem e o meu agradecimento é para os militares que estão na ponta da linha e aqueles que viveram o seu tempo de Polícia Militar’
Vereadores
O vereador Daniel Bassi (PSDB) em sua fala na Tribuna destacou ‘uma pessoa séria, comprometida e eficiente na condução do que faz, e tenho certeza que a nossa região está muito bem servida com esse comando do 15º Batalhão de Polícia Militar'
‘Estamos conversando sobre o monitoramento e posso citar essa insistência, conhecimento passado ao Poder Público que agora está resultando na licitação das câmeras de segurança que serão instaladas e tenho certeza que vão auxiliar e muito as forças de segurança da cidade’ acrescentou.
O vereador Della Motta (Podemos) enfatizou ‘trabalhei com ele desde quando era 2º Tenente, é o primeiro comandante nascido em Franca e que vai fazer parte da galeria de comandantes! Ele está responsável por 23 municípios, então, Franca é o centro administrativo, e ele é o gestor da segurança pública’
‘Ele conhece como poucos aquilo que aflige cada município. Ele atingiu tudo isso através de seus esforços e méritos, teve que sair de Franca, sacrificou a família e fez tudo que é atinente à Polícia Militar. Se queremos crescer, temos que nos dedicarmos!’ acrescentou.
Dela Motta finalizou ‘Parabéns! Leve essa lembrança da Casa de Leis pelo seu caminho percorrido na instituição que é fantástico!’