O vereador Gilson Pelizaro (PT) abordou alguns temas durante uso da Tribuna na manhã desta terça-feira, 27 de junho, durante a 21ª Sessão Ordinária.
Inicialmente falou sobre a questão da saúde e o sofrimento da população devido à falta de leitos para internação.
‘Foi cometido há um tempo atrás, uma grande irresponsabilidade na gestão do ex-prefeito Sidnei Rocha em transferir a gestão da saúde ao Estado. Antigamente tínhamos a gestão plena, onde o próprio município recebia os recursos estaduais e federais, tinha complemento de recursos municipais, do Fundo Municipal de Saúde e quem contratava os serviços da Santa Casa, Hospital Allan Kardec, laboratórios, era tudo o município’ lembrou.
Ele ressaltou ‘o município era dono do próprio nariz, e o que acontece agora é que a gestão está nas mãos do Estado. Nós sapateamos, esperneamos, ouvimos todos que tem direito, entramos no Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal pedindo credenciamento, mas quem tem que solicitar junto ao Governo Federal o credenciamento de novos leitos é o gestor! É o Estado que tem se demonstrado incompetente na gestão da saúde!’
Foram citadas as ações através da Comissão Especial de Assuntos Relevantes (CEAR) criada para averiguar a escassez de leitos SUS e outros problemas enfrentados por munícipes que dependem da rede pública.
Pelizaro lamentou ‘virou uma briga entre o Estado, Prefeitura e Santa Casa. E quem está ganhando com isso? Ninguém! Está faltando habilidade política para os gestores tratarem a situação. O que adianta o prefeito publicamente reclamar da Santa Casa? Essa briga entre Santa Casa e Prefeitura, há muito tempo não interessa ninguém!’
O legislador relembrou visita feita por integrantes da comissão quando foi verificada estrutura na Santa Casa para ampliação de leitos e a situação foi encaminhada ao Ministério Público.
Nesta quinta-feira, 29 de junho, novas Audiências Públicas foram agendadas com representantes da Diretoria Regional de Saúde (DRS VIII) e da diretoria do Hospital da Caridade-IMA. Os encontros acontecem as 14h e 15h no Plenário da Casa de Leis francana.
‘Nós estamos dando caminhos e sugestões! Agora quem faz a gestão é que está fingindo de surdo e não faz questão de ouvir!’ enfatizou.
Pelizaro finalizou ‘o Estado tem que cobrar o credenciamento de novos leitos e a gente tem cobrado para que as coisas evoluam’