A presidente da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e dos Animais vereadora Lindsay Cardoso (Cidadania) faz um apelo e pede apoio da população quanto aos cuidados com os animais de rua durante o período do frio.
Dados divulgados pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que entre sexta-feira, 16 de junho e domingo, 18 de junho, uma massa de ar frio causará queda significativa em todas as regiões.
Os boletins meteorológicos apontam que as regiões de Franca, Barretos e Ribeirão Preto podem ter mínima de 7ºC e sensação térmica de 5ºC.
Os cuidados com os animais devem ser redobrados durante o inverno, não só com os bichinhos de rua, mas os domésticos também. Especialistas do Conselho de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP) alertam que no frio, assim como ocorre com humanos, o corpo dos animais gasta mais energia para ser aquecido, reduzindo a capacidade de defesa do organismo.
Situação que pode ser agravada por uma série de fatores como ambientes fechados ou expostos demais ao vento e chuva, a falta de higiene e descuido com a ingestão de alimentos e hidratação.
Apesar de não ser tão rigoroso como em outros países, o inverno brasileiro se caracteriza por oscilações consideráveis de temperatura, fato que exige observação constante do tutor e sensibilidade para fazer as adaptações necessárias
Lindsay lembrou que os animais também precisam de acolhimento ‘os animais também sentem frio! Então, por favor aqueça um bichinho de rua, coloque uma cobertinha, uma casinha ou até mesmo deixe dormir em sua garagem’