De autoria do vereador Claudinei da Rocha foi aprovado na 20ª Sessão Ordinária o Projeto de Lei Ordinária 69/2023 que denomina Arquinha de Noé - Pastor Juvenal Soares a Creche Escola construída na Rua Fábio Lourenço, no Jardim do Éden e que atende 120 crianças.
Biografia
Juvenal Soares, filho de Fábio Soares da Silva e Helena Rocha. Nascido no dia 23 de maio de 1921 em Fernando Prestes, São Paulo. Aos 27 anos de idade aceitou Jesus como seu salvador no dia 08 de agosto de 1948.
No dia 29 do mesmo mês foi batizado no Espírito Santo e no dia 3 de outubro de 1948 foi separado para o Diaconato, quando iniciou dirigindo a igreja da cidade de Quintana Paulista. No dia 11 de agosto de 1951 contraiu matrimonio, casando-se com a jovem Nair Rodrigues de Santana e o trabalho de Deus começou a prosperar.
No dia 12 de dezembro de 1951 foi consagrado a presbítero. No começo do mês de março de 1952 foi enviado pelo pastor presidente para a cidade de Getulina, onde na época existia 100 membros. Iniciou as atividades do trabalho de Deus e começou a abençoar salvando, curando e batizando no Espirito Santo. Dentro de 9 meses foram realizados 2 batismos nas águas.
No mês de dezembro daquele mesmo ano mudou-se para a cidade de Marília, deixando Getulina com 200 membros e mais de 30 novos crentes. Em Marília permaneceu por 2 anos cooperando, dirigindo cultos ao ar livre, levando Santa Ceia nas cidades vizinhas e dirigindo cultos nos pontos de pregação.
Na cidade também era professor de escola dominical na classe das irmãs. Em dezembro de 1954 mudou-se para Santo André onde cooperou por 2 meses. No dia 21 de dezembro de 1955 mudou-se para Mauá onde iniciou o trabalho na Vila Vitória, em um pequeno salão, o qual ficou repleto em menos de 2 anos. Mudou-se para a Vila Assis para um salão bem maior onde o mesmo, para a glória de Jesus, encheu de almas salvas.
Deixou Mauá com mais de 100 membros. Voltou para Santo André no dia 02 de novembro de 1958 onde iniciou o trabalho em Vila Helena, na rua das Camélias, com apenas 4 membros. 6 meses depois teve novamente que se mudar pois o espaço não suportava mais.
Ficou na Vila Helena até a inauguração do templo no dia 17 de junho de 1967, deixando muitos filhos de fé. Consagrado para ministro no dia 19 de setembro de 1969 na igreja do Belém, em São Paulo, pelo pastor Cícero Canuto de Lima, quando dirigia a congregação da Vila Sescapele, em Santo André.
Recebeu o trabalho de Franca no dia 22 de março de 1970, chegando de mudança no dia 28 de manhã para a primeira reunião. Em novembro de 1975 entregou o trabalho com 850 membros e muitos novos convertidos. Mudou para Santo André novamente no dia 06 de janeiro ode 1976 dirigindo diversas congregações. Foi convidado para cooperar no trabalho de Deus na baixada santista, em Vicente de Carvalho, Guarujá, pelo pastor Teodorico Jardim de Souza, pastor presidente do campo e assim, mudou-se para aquela cidade.
Ali chegando, foi nomeado para ser o vice presidente, dando assistência a 9 congregações. Por questões de adaptação ao clima, retornou para a região de Franca e em abril de 1984 começou a dirigir a congregação de Pedregulho, deixando muitos filhos de fé em 8 meses e 20 dias. Posteriormente, em Franca, dirigiu as congregações da Vila Santa Cruz e do Jardim Guanabara.
Pastor Juvenal Soares faleceu em 22 de agosto de 2022, aos 101 anos de idade, deixando sua mulher, filhas, genros, netos e bisnetos, uma família grande onde era querido por todos, e sempre inspirando as pessoas em sua volta pela fé.
Tribuna
O Pastor Josinei fez uso da Tribuna agradeceu aos parlamentares e destacou ‘minha gratidão pela unanimidade e que Deus possa abençoar a vida de vocês. É um trabalho lindo, belíssimo, onde a população do Jardim Palma, Éden, Brasilândia, Santa Mônica todos trabalharam incessantemente anos e anos, mas conseguimos conquistar com ajuda da comunidade e da igreja do Jardim Palma’
Ele acrescentou ‘está linda a escola e convido a todos para que possam estar lá conhecendo o projeto. Ela parece uma arca mesmo, o que dá uma simbologia de amparo, de abrigo, para receber as crianças’
E finalizou ‘meu desejo foi colocar o nome do Pastor Juvenal Soares, um homem ilibado, de uma índole linda e quando vejo as filhas homenageando o pai, um homem íntegro, então, quero louvar e agradecer’
Vereadores
O autor da homenagem vereador Claudinei da Rocha (MDB) comentou ‘primeiro quero parabenizar o Pastor Josinei por reconhecer os méritos do Pastor Juvenal Soares. Ele fez parte da minha adolescência na Assembleia de Deus na rua Antônio Bernardes Pinto, e sempre estávamos indo na sede, tinha uma banda bonita, uma galeria e o Pastor Juvenal a frente dos trabalhos. Eu congregava na Vila São Sebastião e sempre acompanhávamos o trabalho do Pastor Juvenal’
E acrescentou ‘Pastor Juvenal Soares foi um exemplo para nós principalmente na nossa igreja Assembleia de Deus. Um homem temente à Deus, um homem que sempre aconselhava minha família, e para muitas famílias, era tido como conselheiro'
O presidente da Câmara vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) parabenizou o autor, familiares e amigos do homenageado. Em seguida destacou ‘Pastor Juvenal uma pessoa que a gente admira muito, quero registrar e agradecer a presença da Dona Divina sua esposa. E lá no City Petrópolis ele teve uma excelente passagem e também em outras cidades por onde passou no nosso país’
Ele acrescentou ‘o trabalho que fez em nossa cidade foi de excelência e a gente reconhece isso e que Deus o tenha em um bom lugar’